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- Addition Games: Challenges, lessons and reflections on the development of a effective educational video gamePublication . Ferreira, João Luís Alves Pires; Filgueiras, Ernesto Vilar; Guimarães, Sandra CarinaThis master's thesis explores the use of games in education. The aim of this research is to identify ways in which games and technology can be leveraged to improve the quality of education. Recognizing the need for educational renewal and considering the widespread availability of computers for students, the project aims to explore new pathways for teaching and learning. Developing an intuitive educational game in an amateur and autonomous manner, without proper technical validation, poses a significant challenge. The absence of grounded references and the lack of mandatory technical validation introduce substantial risks in creating an Addition Game. This intuitive approach can lead to serious pedagogical errors, compromising the game's effectiveness in fulfilling its educational objectives. The importance of using reliable references and subjecting the game to rigorous technical validation cannot be underestimated, as it contributes to the quality and effectiveness of the final product, ensuring it meets pedagogical standards and provides a solid educational experience for users. The research process involved a comprehensive exploration of existing educational games, books, and articles, providing insights into the current landscape. This exploration, coupled with an investigation of heuristics and gamification principles, served as the foundation for structuring the envisioned game. The game exhibits multiple issues that became evident through the application of heuristics and expert reviews. These problems, ranging from pedagogical errors to usability concerns, highlight the need for immediate attention and rectification. Addressing these issues promptly is crucial to ensure the game's validity and effectiveness as an educational support tool. Swift repairs and enhancements are necessary to align the game with pedagogical standards, providing students with a reliable and beneficial tool for their studies. This project embodies a holistic approach to educational game development, blending research, pedagogical considerations, and practical testing. It aims to contribute to the ongoing conversation about technology in education, emphasizing the vital role of informed design. The project stands as a testament to the principle that educational games should not be crafted haphazardly but should be meticulously informed by research, validated pedagogical practices, and thorough testing. This perspective underscores the commitment to creating educational tools that effectively cater to the learning needs of digitally immersed students in today's educational landscape.
- O bem-estar em indivíduos com perturbações do neurodesenvolvimento: Uma revisão sistemática da literaturaPublication . Pereira, Maria Inês de Matos; Costa, Vítor; Oliveira, Ema Patricia de LimaA investigação aqui apresentada teve como principal objetivo rever a literatura recente sobre o bem-estar em pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento. Esta revisão focou-se inicialmente em todas as perturbações do neurodesenvolvimento, no entanto, face ao volume de estudos existentes, optou-se por selecionar apenas as mais frequentes na literatura sobre o tema: a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e a Dislexia. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) tendo como base o modelo PRISMA. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados SCOPUS e PubMed, circunscrevendo-se a artigos científicos publicados entre 2018 e 2014 e relativos a estudos com recolha de dados primários. Foram analisados globalmente 535 artigos, dos quais 53 submetidos para leitura integral. Por fim, com base na aplicação dos critérios de inclusão definidos, foram selecionados 33 artigos científicos. Os resultados obtidos apontam para um conjunto diversificado de preditores e de mediadores do bem-estar em pessoas neurodivergentes, nomeadamente características associadas às perturbações do neurodesenvolvimento. No geral, conclui-se que os níveis de bem-estar na população neurodivergente são inferiores, comparativamente com a população neurotípica, justificando a relevância e a necessidade de um maior investimento em intervenções eficazes junto desta população, no sentido de melhorar a sua saúde mental e satisfação com a vida.
- Tradução e Adaptação do Emotion Beliefs Questionnaire (EBQ) para o Contexto PortuguêsPublication . Rosa, Celeste Gil; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaAvaliar as crenças sobre as emoções é um aspeto fundamental para compreender de que forma estas influenciam as estratégias de regulação emocional, assim como o desenvolvimento de psicopatologia. O presente estudo tem como objetivo verificar a estrutura fatorial do Emotion Beliefs Questionnaire (EBQ), contribuindo para o processo da sua validação no contexto português. Este instrumento avalia as crenças das emoções em duas dimensões principais, a controlabilidade e a utilidade. Foi utilizada uma amostra constituída por 125 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos (M = 13.35, DP = .99). Os resultados demostraram uma consistência interna revelando valores de confiabilidade bons a excelentes. Foram, ainda, analisadas a validade concorrente e a invariância entre géneros e idade. Relativamente ao primeiro os resultados indicaram uma correspondência significativa no que se refere ao tema abordado. Relativamente à invariância, o género revelou-se invariável, ao contrário da idade, que mostrou interferência nos resultados. A análise à estrutura, revelou que os dados suportam dois modelos distintos, um de quatro fatores e outro de três, sendo que o primeiro se revelou melhor ajustado, resultando numa estrutura de dois fatores de utilidade divididos por valência e dois fatores de controlabilidade também eles divididos por valência. Os dados também parecem suportar um modelo de segunda ordem, apoiando a existência de um construto de crenças sobre as emoções multidimensional e coerente. Em termos gerais, o presente estudo suporta o EBQ como uma medida adequada e válida para a avaliação das crenças sobre as emoções.
- Perceção dos efeitos do trabalho na comunidade, necessidades psicológicas no trabalho e bem-estar psicológico dos profissionais em contextos de intervenção social e comunitáriaPublication . Marques, Vera Lúcia da Silva; Alves, Marta Sofia Lopes PereiraAtualmente, tem-se verificado uma crescente preocupação com o funcionamento ideal dos funcionários e pelas experiências positivas no trabalho. O presente estudo procura analisar a associação entre a perceção dos efeitos do trabalho na comunidade (impacto social percebido, valor social percebido e compromisso afetivo) e a satisfação de necessidades psicológicas básicas (de autonomia, competência e relacionamento) dos profissionais em contextos de intervenção social e comunitária. Participaram neste estudo 200 profissionais que exercem as suas tarefas em contextos sociais e comunitários, em contacto direto com populações vulneráveis. Os instrumentos selecionados para a recolha de dados incluem o Questionário Sociodemográfico e Profissional; o instrumento de medida dos Efeitos Psicológicos das Características Relacionais do Trabalho (PERJCS); e a Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Trabalho (BPNWS). A criação da base de dados e posterior análise estatística de dados foi efetuada com recurso ao programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 29. Os resultados obtidos no estudo permitiram aferir que existe uma relação positiva entre as variáveis em estudo, sendo que os efeitos psicológicos das características relacionais do trabalho exercem um efeito preditor positivo nos níveis de satisfação das necessidades psicológicas básicas dos participantes. A evidencia encontrada suporta que as variáveis em estudo, nomeadamente, as características relacionais do trabalho e a satisfação das necessidades psicológicas básicas, estão positivamente relacionadas. No entanto, é importante salientar que há uma necessidade de realizar mais estudos nesta área que analisem quais características relacionais do trabalho estão associadas à satisfação de cada uma das necessidades psicológicas básicas.
