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Authors
Abstract(s)
This master's thesis explores the use of games in education. The aim of this research is
to identify ways in which games and technology can be leveraged to improve the quality
of education. Recognizing the need for educational renewal and considering the
widespread availability of computers for students, the project aims to explore new
pathways for teaching and learning.
Developing an intuitive educational game in an amateur and autonomous manner,
without proper technical validation, poses a significant challenge. The absence of
grounded references and the lack of mandatory technical validation introduce
substantial risks in creating an Addition Game. This intuitive approach can lead to
serious pedagogical errors, compromising the game's effectiveness in fulfilling its
educational objectives. The importance of using reliable references and subjecting the
game to rigorous technical validation cannot be underestimated, as it contributes to the
quality and effectiveness of the final product, ensuring it meets pedagogical standards
and provides a solid educational experience for users.
The research process involved a comprehensive exploration of existing educational
games, books, and articles, providing insights into the current landscape. This
exploration, coupled with an investigation of heuristics and gamification principles,
served as the foundation for structuring the envisioned game.
The game exhibits multiple issues that became evident through the application of
heuristics and expert reviews. These problems, ranging from pedagogical errors to
usability concerns, highlight the need for immediate attention and rectification.
Addressing these issues promptly is crucial to ensure the game's validity and
effectiveness as an educational support tool. Swift repairs and enhancements are
necessary to align the game with pedagogical standards, providing students with a
reliable and beneficial tool for their studies.
This project embodies a holistic approach to educational game development, blending
research, pedagogical considerations, and practical testing. It aims to contribute to the
ongoing conversation about technology in education, emphasizing the vital role of
informed design. The project stands as a testament to the principle that educational
games should not be crafted haphazardly but should be meticulously informed by
research, validated pedagogical practices, and thorough testing. This perspective
underscores the commitment to creating educational tools that effectively cater to the
learning needs of digitally immersed students in today's educational landscape.
Esta dissertação de mestrado explora o uso de jogos na educação. O objetivo desta pesquisa é identificar maneiras pelas quais jogos e tecnologia podem ser aproveitados para melhorar a qualidade da educação. Reconhecendo a necessidade de renovação educacional e considerando a ampla disponibilidade de computadores para os alunos, o projeto visa explorar novos caminhos para o ensino e a aprendizagem. Desenvolver um jogo educativo intuitivo de forma amadora e autônoma, sem validação técnica adequada, representa um desafio significativo. A ausência de referências fundamentadas e a falta de validação técnica obrigatória introduzem riscos substanciais na criação de um Jogo de Adição. Esta abordagem intuitiva pode levar a erros pedagógicos graves, comprometendo a eficácia do jogo em cumprir seus objetivos educacionais. A importância de usar referências confiáveis e submeter o jogo a uma validação técnica rigorosa não pode ser subestimada, pois contribui para a qualidade e eficácia do produto final, garantindo que este atenda aos padrões pedagógicos e ofereça uma experiência educativa sólida aos utilizadores. O processo de pesquisa envolveu uma exploração abrangente de jogos educativos existentes, livros e artigos, fornecendo insights sobre o panorama atual. Esta exploração, juntamente com uma investigação sobre heurísticas e princípios de gamificação, serviu de base para estruturar o jogo idealizado. O jogo apresenta múltiplos problemas que se tornaram evidentes através da aplicação de heurísticas e revisões de especialistas. Estes problemas, que vão desde erros pedagógicos a preocupações de usabilidade, destacam a necessidade de atenção imediata e retificação. Abordar esses problemas prontamente é crucial para garantir a validade e eficácia do jogo como uma ferramenta de apoio educacional. Reparações e melhorias rápidas são necessárias para alinhar o jogo com os padrões pedagógicos, proporcionando aos alunos uma ferramenta confiável e benéfica para os seus estudos. Este projeto incorpora uma abordagem holística no desenvolvimento de jogos educativos, combinando pesquisa, considerações pedagógicas e testes práticos. Visa contribuir para a conversa contínua sobre tecnologia na educação, enfatizando o papel vital de um design informado. O projeto é um testemunho do princípio de que jogos educativos não devem ser criados de forma autónoma, mas sim meticulosamente informados por pesquisas, práticas pedagógicas validadas e testes rigorosos. Esta perspetiva sublinha o compromisso de criar ferramentas educativas que atendam efetivamente às necessidades de aprendizagem dos alunos imersos digitalmente no panorama educacional atual.
Esta dissertação de mestrado explora o uso de jogos na educação. O objetivo desta pesquisa é identificar maneiras pelas quais jogos e tecnologia podem ser aproveitados para melhorar a qualidade da educação. Reconhecendo a necessidade de renovação educacional e considerando a ampla disponibilidade de computadores para os alunos, o projeto visa explorar novos caminhos para o ensino e a aprendizagem. Desenvolver um jogo educativo intuitivo de forma amadora e autônoma, sem validação técnica adequada, representa um desafio significativo. A ausência de referências fundamentadas e a falta de validação técnica obrigatória introduzem riscos substanciais na criação de um Jogo de Adição. Esta abordagem intuitiva pode levar a erros pedagógicos graves, comprometendo a eficácia do jogo em cumprir seus objetivos educacionais. A importância de usar referências confiáveis e submeter o jogo a uma validação técnica rigorosa não pode ser subestimada, pois contribui para a qualidade e eficácia do produto final, garantindo que este atenda aos padrões pedagógicos e ofereça uma experiência educativa sólida aos utilizadores. O processo de pesquisa envolveu uma exploração abrangente de jogos educativos existentes, livros e artigos, fornecendo insights sobre o panorama atual. Esta exploração, juntamente com uma investigação sobre heurísticas e princípios de gamificação, serviu de base para estruturar o jogo idealizado. O jogo apresenta múltiplos problemas que se tornaram evidentes através da aplicação de heurísticas e revisões de especialistas. Estes problemas, que vão desde erros pedagógicos a preocupações de usabilidade, destacam a necessidade de atenção imediata e retificação. Abordar esses problemas prontamente é crucial para garantir a validade e eficácia do jogo como uma ferramenta de apoio educacional. Reparações e melhorias rápidas são necessárias para alinhar o jogo com os padrões pedagógicos, proporcionando aos alunos uma ferramenta confiável e benéfica para os seus estudos. Este projeto incorpora uma abordagem holística no desenvolvimento de jogos educativos, combinando pesquisa, considerações pedagógicas e testes práticos. Visa contribuir para a conversa contínua sobre tecnologia na educação, enfatizando o papel vital de um design informado. O projeto é um testemunho do princípio de que jogos educativos não devem ser criados de forma autónoma, mas sim meticulosamente informados por pesquisas, práticas pedagógicas validadas e testes rigorosos. Esta perspetiva sublinha o compromisso de criar ferramentas educativas que atendam efetivamente às necessidades de aprendizagem dos alunos imersos digitalmente no panorama educacional atual.
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Keywords
Education Educational Games Elementary School Expert Review Heuristics