Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Língua e Cultura: sinergias indissociáveis no ensino-aprendizagem das línguas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4436_8653.pdf3.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio apresenta um conjunto de reflexões acerca de todas as atividades, letivas e não-letivas, desenvolvidas ao longo do ano de estágio, que medeia entre setembro de 2014 e julho de 2015, na Escola Secundária de Afonso de Albuquerque, Guarda. Fazendo uso da vasta experiência profissional, quer no ensino secundário quer no âmbito do ensino politécnico, sabe-se, à partida, que, apesar da aula de língua estrangeira apresentar como objetivo a proficiência linguística, oral e escrita, não se pode de todo esquecer ou secundarizar a relevância do contexto sociocultural neste processo de ensino-aprendizagem. De facto, somente por via desta complementaridade se pode chegar a um ensino de línguas mais fecundo. É com espírito imbuído desta certeza que se revisitam algumas obras de referência do ponto de vista teórico, inteirando-se das dificuldades e das soluções propostas, beneficiando, portanto, de todos estes novos conhecimentos adquiridos, que se estabelece um elo com a prática pedagógica na atividade docente. Desta forma, a componente teórica tem uma clara conexão com a componente letiva expressa não só no que diz respeito à reflexão sobre as aulas lecionadas, mas também no que concerne à análise de documentos oficiais, programas e manuais. E porque uma investigação desta natureza deve estar ao serviço da pedagogia, apresentando o desiderato de ajudar a responder com maior eficácia aos desafios proporcionados por esta profissão, sugerem-se, além dos efetivamente colocados em prática, mais alguns tipos de atividades, que, entre outros aspetos, comprovam que língua e cultura são, efetivamente, sinergias indissociáveis no processo de ensino-aprendizagem das línguas.
La actual memoria de prácticas presenta un conjunto de reflexiones sobre todas las actividades, lectivas y no lectivas, desarrolladas durante el año 2014/2015, en la escuela Escola Secundária de Afonso de Albuquerque - Guarda. Por tener una vasta experiencia profesional, tanto en la enseñanza secundaria como en la enseñanza superior, uno sabe que a pesar del aula de lengua presentar como objetivo la competencia lingüística, oral y escrita, no se puede olvidar la relevancia del contexto sociocultural en este proceso de la enseñanza de las lenguas. De hecho, solamente por vía de esta complementariedad se puede llegar a una enseñanza más fecunda. Es con el espíritu impregnado de esta certeza que se revisitan algunas obras de referencia desde el punto de vista teórico, conociendo las dificultades y las soluciones propuestas, beneficiando, así, de todos estos nuevos conocimientos, que se establece un puente con la práctica pedagógica en la actividad docente. Así, el componente teórico tiene una clara conexión con el componente lectivo expreso no sólo con respecto a la reflexión sobre las clases, sino también en el análisis de documentos oficiales, programas y manuales. Y, porque una investigación de esta naturaleza debe estar al servicio de la pedagogía para ayudar a enfrentar a los desafíos proporcionados por esta profesión, se sugieren ejemplos de actividades, para comprobar que lengua y cultura son sinergias indisociables en la enseñanza de las lenguas.

Description

Keywords

Competência Sociocultural/Intercultural Cultura Ele Língua

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue