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Rotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorAlves, Marta Sofia Lopes Pereira
dc.contributor.advisorMajor, Sofia de Oliveira
dc.contributor.authorMarques, Jéssica Carina Silva
dc.date.accessioned2023-02-20T17:02:37Z
dc.date.available2023-02-20T17:02:37Z
dc.date.issued2022-07-26
dc.date.submitted2022-06-29
dc.description.abstractO sono tem um papel essencial no desenvolvimento e crescimento saudável das crianças, assumindo as rotinas da hora de dormir um papel de destaque no quotidiano das mesmas. Embora as rotinas tenham vindo a ser alvo de maior atenção por parte da comunidade científica, são poucos os estudos que se focam exclusivamente nas rotinas da hora de dormir. Este estudo tem como objetivo analisar em que medida as rotinas da hora de dormir de crianças em idade escolar estão relacionadas com as suas dificuldades ao nível comportamental e com as suas competências sociais. Participaram neste estudo 126 mães/pais de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, que responderam às versões portuguesas do Bedtime Routines Questionnaire (BRQ) e do Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). Os resultados das regressões múltiplas realizadas indicaram, por um lado, que quanto mais consistentes eram as rotinas da hora de dormir das crianças, menor era a frequência de Sintomas Emocionais, Problemas de Comportamento e Hiperatividade. Por outro lado, a maior reatividade da criança face a possíveis mudanças na rotina mostrou estar associada a mais dificuldades comportamentais. Acresce ainda que quanto mais consistentes e adaptativas forem as rotinas da hora de dormir, maior a frequência de comportamentos pró-sociais. São discutidas as implicações práticas para o desenvolvimento saudável das crianças do estabelecimento de rotinas adaptativas em contexto familiar, em particular as rotinas relacionadas com o sono.por
dc.description.abstractSleep plays an essential role in the healthy development and growth of children, and bedtime routines play an important role in their daily lives. Although routines have come under considerable scientific scrutiny, there are few studies that focus exclusively on bedtime routines. This study aims to analyze to what extent bedtime routines of schoolaged children are related to their behavioral difficulties and to their social competence. In this study, 126 mothers/fathers of children aged 6 to 8 years old participated and completed the Portuguese versions of the Bedtime Routines Questionnaire (BRQ) and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ). The results of the multiple regressions performed indicated, on the one hand, that the more consistent the children's bedtime routines were, the lower the frequency of Emotional Symptoms, Behavior Problems, and Hyperactivity. On the other hand, the child's greater reactivity towards possible changes in routine has been shown to be associated with more behavioral difficulties. In addition, the more consistent and adaptive bedtime routines are, the greater the frequency of pro-social behavior. The practical implications for children's healthy development of establishing adaptive routines in the family context, particularly sleep-related routines, are discussed.eng
dc.identifier.tid203227034
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13175
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectComportamento Pró-Socialpor
dc.subjectHora de Dormirpor
dc.subjectIdade Escolarpor
dc.subjectProblemas de Comportamentopor
dc.subjectRotinas da Criançapor
dc.titleRotinas da hora de dormir em idade escolar: Relação com problemas de comportamento e competências sociaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

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