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Reflexos para além da Montanha: Expressão em Tela do Quotidiano e do Território da Covilhã

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11302_28143.pdfDocumento em Acesso Embargado até dia 11-06-2026. Tente solicitar cópia ao autor carregando no ficheiro23.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho procura investigar a relação entre expressão artística, quotidiano e território, com o foco na arte urbana como catalisadora da transformação espacial e social. Fundamentada em teóricos como Bachelard, Lefebvre e Milton Santos, a pesquisa explora como o território se constitui como reflexo do tempo social, enquanto o quotidiano se revela um palco de práticas criativas. Neste contexto, a arte urbana surge como meio de re-significação de espaços urbanos, integrando memória, crítica e inovação. O estudo aborda ainda os processos criativos em arquitetura, destacando o desenho à mãol, maquetes e colagens como ferramentas essenciais para materializar ideias. Como estudo de caso, analisa-se a Covilhã, onde o Festival WOOL revitaliza o patrimônio industrial têxtil através de intervenções artísticas temporárias, alinhadas a preocupações ambientais e identitárias. A proposta demonstra como a arte urbana pode preservar memórias coletivas, fomentar o turismo cultural e projetar futuros sustentáveis. Da aplicação prática, conclui-se que a arte urbana e a arquitetura, ao unirem técnica e poética, têm o poder de re-encantar o espaço urbano, transformando rotinas em narrativas visuais e territórios em lugares de pertença.
This work seeks to investigate the relationship between artistic expression, everyday life and territory, focusing on urban art as a catalyst for spatial and social transformation. Based on theorists such as Bachelard, Lefebvre and Milton Santos, the research explores how territory is constituted as a reflection of social time, while everyday life reveals itself as a stage for creative practices. In this context, urban art emerges as a means of resignifying urban spaces, integrating memory, criticism and innovation. The study also looks at creative processes in architecture, highlighting hand-drawing, models and collages as essential tools for materializing ideas. As a case study, Covilhã is analyzed, where the WOOL Festival revitalizes the textile industrial heritage through temporary artistic interventions, aligned with environmental and identity concerns. The proposal demonstrates how urban art can preserve collective memories, promote cultural tourism and project sustainable futures. From the practical application, it is concluded that urban art and architecture, by uniting technique and poetics, have the power to re-enchant urban space, transforming routines into visual narratives and territories into places of belonging.

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Keywords

Arte Urbana Quotidiano Território Processo Criativo Covilhã Urban Art Everyday Life Territory Creative Process

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