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Reflexos para além da Montanha: Expressão em Tela do Quotidiano e do Território da Covilhã

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Arquitetura
dc.contributor.advisorBeato, Cláudia Sofia São Marcos Miranda
dc.contributor.authorPacheco, Daniel Carvalho Duarte
dc.date.accessioned2025-11-20T16:42:40Z
dc.date.available2025-11-20T16:42:40Z
dc.date.issued2025-07-15
dc.description.abstractEste trabalho procura investigar a relação entre expressão artística, quotidiano e território, com o foco na arte urbana como catalisadora da transformação espacial e social. Fundamentada em teóricos como Bachelard, Lefebvre e Milton Santos, a pesquisa explora como o território se constitui como reflexo do tempo social, enquanto o quotidiano se revela um palco de práticas criativas. Neste contexto, a arte urbana surge como meio de re-significação de espaços urbanos, integrando memória, crítica e inovação. O estudo aborda ainda os processos criativos em arquitetura, destacando o desenho à mãol, maquetes e colagens como ferramentas essenciais para materializar ideias. Como estudo de caso, analisa-se a Covilhã, onde o Festival WOOL revitaliza o patrimônio industrial têxtil através de intervenções artísticas temporárias, alinhadas a preocupações ambientais e identitárias. A proposta demonstra como a arte urbana pode preservar memórias coletivas, fomentar o turismo cultural e projetar futuros sustentáveis. Da aplicação prática, conclui-se que a arte urbana e a arquitetura, ao unirem técnica e poética, têm o poder de re-encantar o espaço urbano, transformando rotinas em narrativas visuais e territórios em lugares de pertença.por
dc.description.abstractThis work seeks to investigate the relationship between artistic expression, everyday life and territory, focusing on urban art as a catalyst for spatial and social transformation. Based on theorists such as Bachelard, Lefebvre and Milton Santos, the research explores how territory is constituted as a reflection of social time, while everyday life reveals itself as a stage for creative practices. In this context, urban art emerges as a means of resignifying urban spaces, integrating memory, criticism and innovation. The study also looks at creative processes in architecture, highlighting hand-drawing, models and collages as essential tools for materializing ideas. As a case study, Covilhã is analyzed, where the WOOL Festival revitalizes the textile industrial heritage through temporary artistic interventions, aligned with environmental and identity concerns. The proposal demonstrates how urban art can preserve collective memories, promote cultural tourism and project sustainable futures. From the practical application, it is concluded that urban art and architecture, by uniting technique and poetics, have the power to re-enchant urban space, transforming routines into visual narratives and territories into places of belonging.eng
dc.identifier.tid204045479
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19334
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectArte Urbana
dc.subjectQuotidiano
dc.subjectTerritório
dc.subjectProcesso Criativo
dc.subjectCovilhã
dc.subjectUrban Art
dc.subjectEveryday Life
dc.subjectTerritory
dc.subjectCreative Process
dc.titleReflexos para além da Montanha: Expressão em Tela do Quotidiano e do Território da Covilhãpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura

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