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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Hoje, parece existir uma grande unanimidade sobre a importância de uma gestão eficiente
da comunicação, entre as organizações prestadoras de serviços de saúde e os seus públicos.
As constantes alterações estruturais e restrições financeiras que envolvem a sociedade e,
consequentemente as instituições de saúde, tornam a sua actuação mais complexa. Deste
modo, a sua integração neste novo contexto dependerá fortemente do seu espírito de
inovação e de adopção de políticas de relações públicas e marketing.
Desenvolvido em duas partes capitais, Relatório de Estágio mais Dissertação Teórica, o
presente trabalho tem como propósito essencial demonstrar a importância e o contributo do
profissional de relações públicas (RP) nas instituições hospitalares.
O relatório a seguir apresentado reflecte as actividades desenvolvidas durante o período de
aprendizagem, no Gabinete de Marketing, Comunicação e Imagem do Centro Hospitalar
Cova da Beira, com início a 1 de Março de 2007 e término a 31 de Março de 2008. Neste
sentido, analisa a eficiência das relações públicas nas instituições de cuidados de saúde, em
particular no Centro Hospitalar Cova da Beira. Em primeiro lugar, vai desenvolver uma
organizada e pormenorizada descrição das actividades do estágio. Em segundo lugar, vai
justificar a importância e o papel dos profissionais de relações públicas nas unidades de
saúde, sublinhando-se dois elementos principais que coordenam a eficiência destes
técnicos de comunicação, a saber: a manutenção da reputação da instituição prestadora de
cuidados de saúde e a gestão das relações com os diferentes públicos, internos e externos.
Assim, os factores que definem o bom desempenho das relações públicas são, na maioria
das vezes, analisados pela forma como se gerem e previnem as situações de crise e como
se administra a boa imagem da instituição de saúde.
Este trabalho aborda principalmente a relevância de estabelecer bons relacionamentos com
os parceiros, incluindo as acções que se devem providenciar com cada grupo, em particular
com os órgãos de comunicação social, que são dos públicos que requerem um cuidado e
tratamento especial. Finalmente, é de referir também que os métodos e instrumentos das
relações públicas são contextualizados nas acções em que devem ser utilizados, para
promover ou proteger a imagem institucional.
Description
Keywords
Relações públicas - Hospitais Relações públicas - Comunicação social Marketing - Saúde Marketing de serviços - Imagem - Hospitais Marketing de serviços - Comunicação - Hospitais Profissional de relações públicas
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior