Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio Leitura: das Questões Teóricas aos Aspetos Práticos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4499_8713.pdf4.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Para a conclusão do Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, debrucei-me sobre um tema muito importante e pertinente, a Leitura. A Leitura está na base do conhecimento, ou seja, é a porta de entrada para o mundo que nos envolve. Neste sentido é de extrema importância motivar os alunos para a leitura. Desmistificar que a leitura, não é uma obrigação penosa, mas sim uma porta para o conhecimento, no que respeita a cada disciplina, e por outro lado, encarar como uma forma lúdica, de sonhar, imaginar, até viajar sem que para isso se tenha que deslocar. Assim, desta forma, aborda-se o tema da Leitura visto por vários autores, a forma como foi evoluindo os vários conceitos, possíveis estratégias para promover uma leitura prazerosa. Posteriormente, veremos a forma de como este domínio está presente nos Manuais adotados pela escola e nos Programas do Português e Espanhol. Por último, refletiremos sobre a nossa prática pedagógica realizada na Escola Básica Serra da Gardunha no ano letivo 2014/2015, acrescentando as aulas lecionadas enquanto professoras estagiárias de Português/Espanhol e também as atividades que desenvolvemos e participamos ao longo do ano letivo.
Para la conclusión de las prácticas en el Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário me incline sobre un tema muy importante y pertinente que es la lectura. La Lectura está en la base del conocimiento, o sea, es la puerta de entrada para el mundo que nos rodea. En este sentido es de extrema importancia motivar a los alumnos para la práctica de la lectura. Desengañar que la lectura, no es una obligación penosa, pero si una puerta para el conocimiento, en lo que respecta a cada asignatura y, por otro lado, encarar como una manera, lúdica, de soñar, imaginar, incluso viajar sin que para eso se tenga que desplazar. Así de esta forma, abordase el tema de la lectura visto por varios autores, la manera como fue evolucionando los distintos conceptos, posibles estrategias para la promoción de una lectura placentera. Posteriormente veremos la forma como este dominio está presente en los Manuales adoptados por el instituto y en los Programas del Portugués y Español. Por último, reflexionaremos sobre las prácticas realizada en el instituto Escola Básica Serra da Gardunha – Fundão en el año lectivo 2014/2015, añadiendo las clases enseñadas en cuanto profesoras en prácticas de Portugués/Español y también las actividades que desarrollemos e participamos a lo largo del año lectivo.

Description

Keywords

Atividades Escola Estágio Pedagógico Estratégias Leitura Ler Manuais Programas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue