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Valor de Marca e Capital Intelectual

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.contributor.advisorLeitão, João Carlos Correia
dc.contributor.authorBaptista, João Paulo Amaral
dc.date.accessioned2018-09-05T14:08:35Z
dc.date.available2018-09-05T14:08:35Z
dc.date.issued2014-11-10
dc.date.submitted2014-10-7
dc.description.abstractO capital intelectual é o conhecimento, experiência aplicada, tecnologia organizacional, relações com os clientes e habilidades profissionais que orientadas para o mercado conferem capacidade competitiva ao clube de futebol. A presente investigação visa compreender em que medida o capital intelectual influencia o valor de marca. Com este propósito genérico, foram tidos em consideração diversos indicadores, representativos de cada uma das tipologias de capital, nomeadamente, o capital humano, o capital organizacional e o capital relacional, que integram o capital intelectual e influenciam o valor de marca. Os dados recolhidos são referentes a uma amostra de trinta e cinco clubes de futebol ingleses, que disputaram os principais campeonatos de futebol de Inglaterra, designadamente, Premier, First Division e Second Division, no período compreendido entre 1992 e 2010. Na presente investigação o valor de marca é representado pela proxy incompleta respeitante às receitas dos clubes. Os resultados obtidos permitem revelar que os ativos associados ao capital intelectual nos clubes de futebol são, de um modo geral, quando bem geridos, uma ferramenta geradora de valor para a marca do clube. Assim, a posição ocupada no campeonato, os salários dos recursos humanos e o lucro bruto dos clubes de futebol influenciam positivamente as receitas. Por seu turno, constata-se que o endividamento de longo prazo influencia negativamente a geração de receitas.por
dc.description.abstractIntellectual capital is knowledge, applied experience, organizational technology, customer relationships and professional skills that market-oriented confer competitive ability to the football club. This research aims to understand the extent to which intellectual capital influences the brand value. With this general purpose, various indicators, representative of each of the types of capital were taken into consideration, namely, human capital, organizational capital and relational capital, which form the intellectual capital and influence the brand value. The data collected are based on a sample of thirty-five clubs in English football, who played the major football leagues of England, notably, Premier, First Division and Second Division, in the period between 1992 and 2010. In this research the brand value is represented by incomplete proxy relating to revenue clubs. The results obtained reveal that the assets associated with the intellectual capital of football clubs are, in general, when properly managed, a generating tool for the brand value of the club. Thus, the position occupied in the league, salaries for human resources and gross profit of football clubs positively influence revenues. In turn, it appears that the long-term debt negatively influences the generation of revenue.eng
dc.identifier.tid201641038
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6187
dc.language.isoporpor
dc.subjectCapital Humanopor
dc.subjectCapital Intelectualpor
dc.subjectCapital Organizacionalpor
dc.subjectCapital Relacionalpor
dc.subjectClubes de Futebol Inglesespor
dc.subjectValor de Marcapor
dc.titleValor de Marca e Capital Intelectualpor
dc.title.alternativeUma Aplicação a Clubes de Futebol Inglesespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Marketingpor

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