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Accionamento linear de relutância variável comutado para tracção eléctrica ligeira
dc.contributor.advisor | Cabrita, Carlos Manuel Pereira | |
dc.contributor.advisor | Calado, Maria do Rosário Alves | |
dc.contributor.author | Fonseca, Davide Sérgio Baptista da | |
dc.date.accessioned | 2011-10-24T10:08:13Z | |
dc.date.available | 2011-10-24T10:08:13Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | Em linhas gerais, um motor de relutância é uma máquina eléctrica na qual o binário, ou a força linear de tracção, são produzidos pela tendência que a sua parte móvel apresenta em deslocar-se para uma posição que maximize a energia armazenada no circuito magnético. O primeiro registo de uma máquina construída com base neste princípio data de 1838, e diz respeito a um motor de tracção construído para equipar uma locomotiva eléctrica no Reino Unido. Devido ao facto do motor de relutância carecer de uma alimentação complexa, foi apenas a partir dos anos setenta do século XX que o seu interesse foi retomado, sobretudo no que respeita aos motores rotativos, tendo-se verificado a partir dessa altura um aumento crescente de publicações científicas e de realizações industriais. Contudo, é bastante escassa a literatura relativa às máquinas de relutância lineares, não se conhecendo ainda a existência de quaisquer aplicações industriais. Atendendo às elevadas potencialidades do motor linear de relutância variável comutada para aplicações em tracção eléctrica ferroviária, desenvolve-se nesta tese um sistema de accionamento para ser utilizado em material circulante motor destinado a sistemas de tracção eléctrica ligeira, de baixa velocidade, especialmente vocacionados para transporte urbano de passageiros. Este sistema de accionamento é constituído por um conversor electrónico de potência, por uma unidade de controlo que engloba o dispositivo de detecção da posição relativa entre as saliências polares do primário e do secundário da máquina, e pela máquina de tracção propriamente dita, que é um motor linear de relutância variável comutado de fluxo transversal. Como tarefas integrantes deste projecto, estabeleceu-se a estrutura mecânica e electromagnética da máquina tendo em atenção as condicionantes do traçado da via, a sua metodologia de cálculo optimizado, a escolha do conversor e do sistema de posicionamento mais adequados, a construção do motor, e a construção de um banco de ensaios estáticos e dinâmicos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101173741 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/676 | |
dc.language | por | |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior | pt_PT |
dc.subject | Motor Rotativo de Relutância Variável Comutado | pt_PT |
dc.subject | Motor Linear de Relutância Variável Comutado | pt_PT |
dc.subject | Conversor electrónico de potência | pt_PT |
dc.subject | Energia e Co-energia Magnéticas | pt_PT |
dc.subject | Tolerância a Falhas | pt_PT |
dc.subject | Tracção Eléctrica | pt_PT |
dc.subject | Força de Tracção | pt_PT |
dc.subject | Controlo PWM | pt_PT |
dc.title | Accionamento linear de relutância variável comutado para tracção eléctrica ligeira | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | pt_PT |
person.familyName | BAPTISTA DA FONSECA | |
person.givenName | DAVIDE SÉRGIO | |
person.identifier.ciencia-id | C811-CC13-CD69 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2470-1867 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6273093d-7439-44c3-b02a-4d7114b7889e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6273093d-7439-44c3-b02a-4d7114b7889e |