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Accionamento linear de relutância variável comutado para tracção eléctrica ligeira

dc.contributor.advisorCabrita, Carlos Manuel Pereira
dc.contributor.advisorCalado, Maria do Rosário Alves
dc.contributor.authorFonseca, Davide Sérgio Baptista da
dc.date.accessioned2011-10-24T10:08:13Z
dc.date.available2011-10-24T10:08:13Z
dc.date.issued2008
dc.description.abstractEm linhas gerais, um motor de relutância é uma máquina eléctrica na qual o binário, ou a força linear de tracção, são produzidos pela tendência que a sua parte móvel apresenta em deslocar-se para uma posição que maximize a energia armazenada no circuito magnético. O primeiro registo de uma máquina construída com base neste princípio data de 1838, e diz respeito a um motor de tracção construído para equipar uma locomotiva eléctrica no Reino Unido. Devido ao facto do motor de relutância carecer de uma alimentação complexa, foi apenas a partir dos anos setenta do século XX que o seu interesse foi retomado, sobretudo no que respeita aos motores rotativos, tendo-se verificado a partir dessa altura um aumento crescente de publicações científicas e de realizações industriais. Contudo, é bastante escassa a literatura relativa às máquinas de relutância lineares, não se conhecendo ainda a existência de quaisquer aplicações industriais. Atendendo às elevadas potencialidades do motor linear de relutância variável comutada para aplicações em tracção eléctrica ferroviária, desenvolve-se nesta tese um sistema de accionamento para ser utilizado em material circulante motor destinado a sistemas de tracção eléctrica ligeira, de baixa velocidade, especialmente vocacionados para transporte urbano de passageiros. Este sistema de accionamento é constituído por um conversor electrónico de potência, por uma unidade de controlo que engloba o dispositivo de detecção da posição relativa entre as saliências polares do primário e do secundário da máquina, e pela máquina de tracção propriamente dita, que é um motor linear de relutância variável comutado de fluxo transversal. Como tarefas integrantes deste projecto, estabeleceu-se a estrutura mecânica e electromagnética da máquina tendo em atenção as condicionantes do traçado da via, a sua metodologia de cálculo optimizado, a escolha do conversor e do sistema de posicionamento mais adequados, a construção do motor, e a construção de um banco de ensaios estáticos e dinâmicos.pt_PT
dc.identifier.tid101173741
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/676
dc.languagepor
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpt_PT
dc.subjectMotor Rotativo de Relutância Variável Comutadopt_PT
dc.subjectMotor Linear de Relutância Variável Comutadopt_PT
dc.subjectConversor electrónico de potênciapt_PT
dc.subjectEnergia e Co-energia Magnéticaspt_PT
dc.subjectTolerância a Falhaspt_PT
dc.subjectTracção Eléctricapt_PT
dc.subjectForça de Tracçãopt_PT
dc.subjectControlo PWMpt_PT
dc.titleAccionamento linear de relutância variável comutado para tracção eléctrica ligeirapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpt_PT
person.familyNameBAPTISTA DA FONSECA
person.givenNameDAVIDE SÉRGIO
person.identifier.ciencia-idC811-CC13-CD69
person.identifier.orcid0000-0003-2470-1867
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication6273093d-7439-44c3-b02a-4d7114b7889e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6273093d-7439-44c3-b02a-4d7114b7889e

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