Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
17.17 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Em linhas gerais, um motor de relutância é uma máquina eléctrica na qual o binário, ou a força linear de tracção, são produzidos pela tendência que a sua parte móvel apresenta em deslocar-se para uma posição que maximize a energia armazenada no circuito magnético. O primeiro registo de uma máquina construída com base neste princípio data de 1838, e diz respeito a um motor de tracção construído para equipar uma locomotiva eléctrica no Reino Unido.
Devido ao facto do motor de relutância carecer de uma alimentação complexa,
foi apenas a partir dos anos setenta do século XX que o seu interesse foi retomado, sobretudo no que respeita aos motores rotativos, tendo-se verificado a partir dessa altura um aumento crescente de publicações científicas e de realizações industriais. Contudo, é bastante escassa a literatura relativa às máquinas de relutância lineares, não se conhecendo ainda a existência de quaisquer aplicações industriais.
Atendendo às elevadas potencialidades do motor linear de relutância variável
comutada para aplicações em tracção eléctrica ferroviária, desenvolve-se nesta
tese um sistema de accionamento para ser utilizado em material circulante motor
destinado a sistemas de tracção eléctrica ligeira, de baixa velocidade,
especialmente vocacionados para transporte urbano de passageiros. Este sistema
de accionamento é constituído por um conversor electrónico de potência, por
uma unidade de controlo que engloba o dispositivo de detecção da posição
relativa entre as saliências polares do primário e do secundário da máquina, e
pela máquina de tracção propriamente dita, que é um motor linear de relutância
variável comutado de fluxo transversal.
Como tarefas integrantes deste projecto, estabeleceu-se a estrutura mecânica e
electromagnética da máquina tendo em atenção as condicionantes do traçado da
via, a sua metodologia de cálculo optimizado, a escolha do conversor e do
sistema de posicionamento mais adequados, a construção do motor, e a
construção de um banco de ensaios estáticos e dinâmicos.
Description
Keywords
Motor Rotativo de Relutância Variável Comutado Motor Linear de Relutância Variável Comutado Conversor electrónico de potência Energia e Co-energia Magnéticas Tolerância a Falhas Tracção Eléctrica Força de Tracção Controlo PWM
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior