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- Accionamento linear de relutância variável comutado para tracção eléctrica ligeiraPublication . Fonseca, Davide Sérgio Baptista da; Cabrita, Carlos Manuel Pereira; Calado, Maria do Rosário AlvesEm linhas gerais, um motor de relutância é uma máquina eléctrica na qual o binário, ou a força linear de tracção, são produzidos pela tendência que a sua parte móvel apresenta em deslocar-se para uma posição que maximize a energia armazenada no circuito magnético. O primeiro registo de uma máquina construída com base neste princípio data de 1838, e diz respeito a um motor de tracção construído para equipar uma locomotiva eléctrica no Reino Unido. Devido ao facto do motor de relutância carecer de uma alimentação complexa, foi apenas a partir dos anos setenta do século XX que o seu interesse foi retomado, sobretudo no que respeita aos motores rotativos, tendo-se verificado a partir dessa altura um aumento crescente de publicações científicas e de realizações industriais. Contudo, é bastante escassa a literatura relativa às máquinas de relutância lineares, não se conhecendo ainda a existência de quaisquer aplicações industriais. Atendendo às elevadas potencialidades do motor linear de relutância variável comutada para aplicações em tracção eléctrica ferroviária, desenvolve-se nesta tese um sistema de accionamento para ser utilizado em material circulante motor destinado a sistemas de tracção eléctrica ligeira, de baixa velocidade, especialmente vocacionados para transporte urbano de passageiros. Este sistema de accionamento é constituído por um conversor electrónico de potência, por uma unidade de controlo que engloba o dispositivo de detecção da posição relativa entre as saliências polares do primário e do secundário da máquina, e pela máquina de tracção propriamente dita, que é um motor linear de relutância variável comutado de fluxo transversal. Como tarefas integrantes deste projecto, estabeleceu-se a estrutura mecânica e electromagnética da máquina tendo em atenção as condicionantes do traçado da via, a sua metodologia de cálculo optimizado, a escolha do conversor e do sistema de posicionamento mais adequados, a construção do motor, e a construção de um banco de ensaios estáticos e dinâmicos.
- Modelling of a Line-Start Permanent Magnet Synchronous Motor, Using Empirical ParametersPublication . Fonseca, D.S.B.; Santos, Carlos M. C.; Cardoso, A. J. M.Line-started permanent magnet synchronous motors emerged in the market in response to strict efficiency goals. Despite being a synchronous motor, the rotor of a line-started permanent magnet synchronous motor contains a squirrel cage and, consequently, the behaviour under transient periods and/or faulty operation is not the same as for a conventional synchronous motor. In order to study this kind of electrical machine, it is proposed in this paper an equivalent circuit model and a set of experimental tests to extract the parameters of the equivalent circuit of a line-started permanent magnet synchronous motor. To validate the presented approach, a computer model of the machine, based on the obtained parameters, was developed, and the simulation results were compared with the experimental motor performance.