Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Diagnóstico para aplicação da metodologia Lean em piscinas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Lean em Piscinas_Diva Cobra 2012.pdfDocumento principal1.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Lean Thinking é uma filosofia de gestão através da qual as organizações procuram desenvolver competências no sentido de uma gradual eliminação do desperdício e consequente reforço da criação de valor. O objeto principal deste estudo é uma infraestrutura desportiva de elevada relevância em Portugal - as piscinas municipais – cuja construção e manutenção tem representado avultados investimentos e despesa pública. A aplicação de Lean na gestão de piscinas permitiu-nos identificar os principais desperdícios na gestão através da análise de diversas variáveis de cinco piscinas de quatro concelhos da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Identificámos processos e os principais custos associados tendo por base a análise da informação recolhida nas instalações estudadas assim como os principais desperdícios na gestão de piscinas. Com esta informação foi-nos possível apresentar soluções adequadas que foram então adaptadas de forma a criar mecanismos de melhoria na gestão destes serviços. Pretendemos que as conclusões deste estudo nos permitam contribuir no terreno para uma atitude promotora da redução de custos e da melhoria da eficiência e, constituir um benchmark para uma política nacional deste tipo de infraestrutura desportiva.
Lean Thinking is a management philosophy for organizations which seeks to develop the skills that are necessary for a gradual elimination of waste enhancing value creation. The main object of our study is a highly relevant sports infrastructure in Portugal - the municipal pool – which construction and maintenance has produced major investments and important public spending. Applying Lean principles in pool management has allowed us to identify major waste in the management process by analyzing several variables in five pools of four municipalities in Lisbon and Tagus Valley area. Based on the analysis of the information gathered in those facilities we identified key processes and its associated costs and also the main waste in the pools’ management processes. With this information we were able to provide appropriate solutions and adapted them in order to create mechanisms, which will improve the management of these services. We expect that our conclusions will contribute to an attitude change on the field, promoting cost reduction and better efficiency and will provide a benchmark for a national policy on sports infrastructure of this kind.

Description

Keywords

Gestão do desporto Lean thinking - Criação de valor Lean services Autarquias locais - Piscinas - Metodologia Lean

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue