Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Saúde Mental dos Estudantes do 6º ano de Medicina da UBI em preparação para a Prova Nacional de Seriação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3358_6736.pdf1.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O principal objectivo deste estudo foi investigar a relação entre os níveis de saúde mental dos estudantes do 6º ano de Medicina da Universidade da Beira Interior, tendo em conta as variáveis ansiedade, depressão e bem-estar psicológicos, com os factores sociodemográficos, familiares e académicos, estratégias de coping e ideação de desistir do curso. Para o efeito foi construído um questionário on-line, anónimo, constituído por cinco secções: Dados sociodemográficos, familiares e académicos; Inventário de Sintomas Psicopatológicos; Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico; Estratégias de Coping (estratégias individuais, consumo de substâncias para aumentar o rendimento escolar, apoio psicológico profissional); Ideação de desistir do curso. Este questionário esteve disponível no período entre 24 Junho 2013 e 21 de Novembro de 2013. No total 48 (59.3%) alunos responderam ao inquérito, 35 do sexo feminino. Verificou-se significância estatística na relação entre o estado civil e o domínio de equilíbrio e entre o estado civil dos pais e a situação profissional da mãe com a depressão. Não houve relação estatística entre a saúde mental e as estratégias de coping. Em relação à ideação de desistir do curso constatou-se significância estatística na relação com a saúde mental, particularmente com os domínios depressão, felicidade e bem-estar total. Este estudo aponta para a necessidade de promover o bem-estar psicológico dos estudantes durante a formação médica e de equipá-los com estratégias que lhes permitam reconhecer e lidar com os sintomas de distress.
The main objective of the present study was to investigate the relations between levels of mental health of medical students in the 6th grade of Universidade da Beira Interior, taking into account the variables anxiety, depression and psychological well-being, with sociodemographic factors, family and academics, coping strategies and ideation drop the course . For this purpose an anonymous online questionnaire was created, constituted of five sections: sociodemographic, family and academics data; Brief Symptom Inventory; Well-Being Manifestation Measure Scale; Coping Strategies (individual strategies, substance use in order to increase academic achievement, professional psychological support); Ideation to withdraw from the course. This questionnaire was available in the period between June 24, 2013 and November 21, 2013 . A total of 48 (59.3 %) students answered to the questionnaire, of wich 35 were female. There was statistical significance between the marital status and the mastery of balance and between the parents' marital status and the working status of mother with depression. There was no statistical relationship between mental health and coping strategies. Regarding ideation of dropping the course found statistical significance with mental health, particularly with the domains of depression, happiness and total well-being. This study points to the need to promote the psychological well-being of students during medical education and equip them with strategies that enable them to recognize and deal with the symptoms of distress.

Description

Keywords

Apoio Psicológico Consumo de Substâncias Estratégias de Coping Estudantes de Medicina Ideação de Desistir do Curso Saúde Mental

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue