Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ekalo Liwa - "A Arte de trabalhar a terra": Projeto do Instituto de Artes e Ofícios no Huambo-Angola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
9090_19659.pdf12.23 MBAdobe PDF Download
9090_19660.pdf12.99 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A falta de infraestruturas adequadas à educação é ainda recorrente em muitas paragens nos dias atuais e isto afeta de forma bastante negativa toda a sociedade e, mais diretamente, os seus destinatários, a juventude. Em muitos países ao redor do mundo, o direito à educação, ao lazer e à habitação, são bens considerados essenciais para a qualidade de vida dos indivíduos. A presente dissertação consiste no desenvolvimento de uma proposta arquitetónica para construção de um Instituto de Formação, inserido no contexto periférico de Cambiote, Província do Huambo - Angola. O ponto de partida da proposta para o Instituto de Formação de Artes e Ofícios de Cambiote, (IAOCAM), surge através de conceitos arquitetónicos antigos, ainda bem presentes, e registados em aldeias africanas, cuja organização é baseada especificamente em geometria fractal. A articulação de preceitos modernistas, como a pureza arquitetónica, com a preciosa tradição da arquitetura vernacular, almeja exibir e valorizar o material construtivo, a terra, visto que essa se constitui como um material de características únicas e com uma variante de perspetivas criativas. Tal matéria-prima traz à arquitetura a própria identidade e materialidade do local, além de evidenciar as suas propriedades físico-estruturais, as quais só entram plenamente em jogo quando esta se apresenta sem revestimento. Neste projeto, o Instituto será constituído por espaços agrícolas, de educação, de habitação, de cultura e lazer, sendo uma base educacional que possa servir também como equipamento de apoio à comunidade. Em vista das condições existentes no contexto regional, o local será destinado a estudantes de famílias carentes, com baixos recursos económicos. Para isto, a instituição estará equipada com alojamentos para discentes e docentes, facultando um suporte que permita maximizar as condições da população, de modo a garantir educação de qualidade e uma oportunidade para um ensino mais abrangente e completo.
The lack of infrastructure concerning education is recurrent nowadays, and this directly affects the users themselves. All over the world, the right to education, leisure and housing are considered essential for the quality of life of human beings. The present dissertation consists in the development of an architectural proposal for the construction of an Arts and Crafts Training Institute, inserted in the peripheral context of Cambiote, Province of Huambo – Angola. The starting point of the proposal for the Cambiote Arts and Crafts Training Institute,(CACI), arises through ancient architectural concepts, still present, registered in African villages, which organization is specifically based on fractal geometry. An architecture of modernist precepts such as architectural purity and the precious tradition of the vernacular, aims to show and valuing the constructive material, the land, since it is constituted as a material with characteristics and with a variant of creative perspective. Such raw material brings to the architecture the identity and materiality of the place, in addition to highlighting its physical-structural properties, which are only completed in play when it is uncoated, “naked”. In this project, the Institute will consist of agricultural spaces, education, housing, culture and leisure spaces, being an educational base that can serve as a community support. In view of the existing conditions in the regional and context, it will be aimed at students from needy families, with low economic resources. For this, an institution will have accommodation for students and teachers, providing support that maximizes the conditions of the population, in order to ensure quality education and an opportunity for a more comprehensive and complete education.

Description

Keywords

Arquitetura Africana Arquitetura Vernacular Instituto de Artes e Ofícios Sustentabilidade

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue