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Abstract(s)
Nas últimas décadas, os videojogos têm gozado de um elevado grau de popularidade e
reconhecimento, especialmente nos grupos etários mais jovens. Embora actualmente tanto
existirem videojogos educativos como lúdicos(comerciais), este segundo grupo goza de
uma disseminação e popularidade bem superiores em relação ao primeiro. Apesar do
enorme entusiasmo inicial sentido nas comunidades educativas e académicas em relação
à utilização de videojogos como possível veículo pedagógico revolucionário, a verdade é
que estes nunca conseguiram ficar à altura das expectativas que muitos depositaram neles.
Praticamente desde a popularização dos videojogos que a comunidade académica se tem
debruçado sobre as razões que possam explicar por que razão os videojogos educativos
não conseguiram atingir os seus objectivos pedagógicos, assim como a aceitação por parte
do grande público. Este trabalho surge na sequência dessa demanda, tentando encontrar
razões para o insucesso comercial e pedagógico destes videojogos, através de uma análise
comparativa com os seus análogos de maior sucesso: os videojogos lúdicos. Por outro lado,
também será analisada a percepção que a população tem sobre este tipo de videojogos e
de que forma isso poderá influenciar ou não o sucesso destes. De uma forma geral, esta
investigação procura, acima de tudo, analisar as diferenças entre estes dois tipos de videojogos, procurando encontrar processos, metodologias, conteúdo, e características do mundo
dos videojogos lúdicos que possam ser adaptadas ou usadas como modelo no planeamento
e produção de videojogos educativos, para que estes possam melhorar o seu desempenho
educativo e potencialmente comercial. Serão os videojogos educativos alguma vez capazes
de estar à altura das expectativas pedagógicas originais?
Description
Keywords
Aaa Comercial Educativo Indie Lúdico Ludoeducação Mecânicas Pedagogia Video-
Jogo