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Videojogos educativos vs. videojogos lúdicos: Uma análise comparativa
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Jogos Digitais | por |
dc.contributor.advisor | Silva, Frutuoso Gomes Mendes da | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ruben Sar | |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T14:30:24Z | |
dc.date.available | 2023-11-10T14:30:24Z | |
dc.date.issued | 2023-02-09 | |
dc.date.submitted | 2022-11-29 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, os videojogos têm gozado de um elevado grau de popularidade e reconhecimento, especialmente nos grupos etários mais jovens. Embora actualmente tanto existirem videojogos educativos como lúdicos(comerciais), este segundo grupo goza de uma disseminação e popularidade bem superiores em relação ao primeiro. Apesar do enorme entusiasmo inicial sentido nas comunidades educativas e académicas em relação à utilização de videojogos como possível veículo pedagógico revolucionário, a verdade é que estes nunca conseguiram ficar à altura das expectativas que muitos depositaram neles. Praticamente desde a popularização dos videojogos que a comunidade académica se tem debruçado sobre as razões que possam explicar por que razão os videojogos educativos não conseguiram atingir os seus objectivos pedagógicos, assim como a aceitação por parte do grande público. Este trabalho surge na sequência dessa demanda, tentando encontrar razões para o insucesso comercial e pedagógico destes videojogos, através de uma análise comparativa com os seus análogos de maior sucesso: os videojogos lúdicos. Por outro lado, também será analisada a percepção que a população tem sobre este tipo de videojogos e de que forma isso poderá influenciar ou não o sucesso destes. De uma forma geral, esta investigação procura, acima de tudo, analisar as diferenças entre estes dois tipos de videojogos, procurando encontrar processos, metodologias, conteúdo, e características do mundo dos videojogos lúdicos que possam ser adaptadas ou usadas como modelo no planeamento e produção de videojogos educativos, para que estes possam melhorar o seu desempenho educativo e potencialmente comercial. Serão os videojogos educativos alguma vez capazes de estar à altura das expectativas pedagógicas originais? | por |
dc.identifier.tid | 203383133 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/13634 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Aaa | por |
dc.subject | Comercial | por |
dc.subject | Educativo | por |
dc.subject | Indie | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Ludoeducação | por |
dc.subject | Mecânicas | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Video- Jogo | por |
dc.title | Videojogos educativos vs. videojogos lúdicos: Uma análise comparativa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais | por |
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