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Videojogos educativos vs. videojogos lúdicos: Uma análise comparativa

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Jogos Digitaispor
dc.contributor.advisorSilva, Frutuoso Gomes Mendes da
dc.contributor.authorTeixeira, Ruben Sar
dc.date.accessioned2023-11-10T14:30:24Z
dc.date.available2023-11-10T14:30:24Z
dc.date.issued2023-02-09
dc.date.submitted2022-11-29
dc.description.abstractNas últimas décadas, os videojogos têm gozado de um elevado grau de popularidade e reconhecimento, especialmente nos grupos etários mais jovens. Embora actualmente tanto existirem videojogos educativos como lúdicos(comerciais), este segundo grupo goza de uma disseminação e popularidade bem superiores em relação ao primeiro. Apesar do enorme entusiasmo inicial sentido nas comunidades educativas e académicas em relação à utilização de videojogos como possível veículo pedagógico revolucionário, a verdade é que estes nunca conseguiram ficar à altura das expectativas que muitos depositaram neles. Praticamente desde a popularização dos videojogos que a comunidade académica se tem debruçado sobre as razões que possam explicar por que razão os videojogos educativos não conseguiram atingir os seus objectivos pedagógicos, assim como a aceitação por parte do grande público. Este trabalho surge na sequência dessa demanda, tentando encontrar razões para o insucesso comercial e pedagógico destes videojogos, através de uma análise comparativa com os seus análogos de maior sucesso: os videojogos lúdicos. Por outro lado, também será analisada a percepção que a população tem sobre este tipo de videojogos e de que forma isso poderá influenciar ou não o sucesso destes. De uma forma geral, esta investigação procura, acima de tudo, analisar as diferenças entre estes dois tipos de videojogos, procurando encontrar processos, metodologias, conteúdo, e características do mundo dos videojogos lúdicos que possam ser adaptadas ou usadas como modelo no planeamento e produção de videojogos educativos, para que estes possam melhorar o seu desempenho educativo e potencialmente comercial. Serão os videojogos educativos alguma vez capazes de estar à altura das expectativas pedagógicas originais?por
dc.identifier.tid203383133
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13634
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAaapor
dc.subjectComercialpor
dc.subjectEducativopor
dc.subjectIndiepor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectLudoeducaçãopor
dc.subjectMecânicaspor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectVideo- Jogopor
dc.titleVideojogos educativos vs. videojogos lúdicos: Uma análise comparativapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitaispor

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