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Caraterização do uso de psicoestimulantes na comunidade académica

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Abstract(s)

Este relatório é um dos objetos de avaliação da Unidade Curricular Estágio que, por sua vez, marca a última etapa do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade da Beira Interior. Esta unidade curricular possibilitou que colocasse em prática todo o conhecimento técnico e científico que fui adquirindo ao longo do curso, aproximando-me da realidade profissional que enfrentarei na qualidade de farmacêutico. Esta dissertação divide-se em dois capítulos: o primeiro consiste numa revisão bibliográfica referente a uma realidade atual que afeta transversalmente a comunidade académica de todo o mundo – o uso de estimulantes com fins académicos; o segundo descreve todas as tarefas que protagonizei durante o meu período de estágio em farmácia comunitária. Nos dias que correm, os estudantes universitários estão cada vez mais familiarizados com o uso de estimulantes que os auxiliem no seu percurso académico. Recorrem a estas substâncias para que sirvam como um meio que facilite a obtenção de melhores resultados pois acreditam que minimizam as dificuldades em estudar. Os estimulantes mais procurados pelos estudantes são as bebidas à base de cafeína, como o café, os refrigerantes e as bebidas energéticas e os medicamentos psicotrópicos indicados na perturbação de hiperatividade com défice de atenção. Tem sido uma prática crescente nas últimas décadas, atingindo dimensões surpreendentemente elevadas que geram uma preocupação cada vez maior. É um hábito mais patente em determinados quadrantes, relacionados com diferenças de sexo, idade, rendimento académico e várias condições psicológicas. O uso de estimulantes é também um indicador relevante na sua associação ao consumo de drogas leves, álcool, nicotina e estupefacientes. No entanto, embora os estimulantes aparentem ser inofensivos para a saúde, acarretam um vasto leque de efeitos secundários graves e muito graves. Posto isto, é um tema que merece a atenção e a intervenção de todos aqueles que têm poder de decisão, como as entidades de saúde, educação e governamentais, visto que poderá transformar-se num grande problema de saúde pública mundial. O estágio em farmácia comunitária decorreu na Farmácia Mendes (Vermoil - Pombal) entre os dias 26 de janeiro e 12 de junho de 2015, sob a orientação da diretora técnica da referida farmácia, a Drª Maria Fernanda Barbeiro Mendes. Este estágio permitiu-me contactar com a dinâmica operacional de uma farmácia comunitária e desenvolver competências específicas de um farmacêutico comunitário, nomeadamente o armazenamento e aprovisionamento de medicamentos e outros produtos de saúde, o atendimento ao público, a cedência de medicamentos e outros produtos de saúde, a preparação de medicamentos manipulados e a prestação de diversos serviços de saúde, entre outros.
This report is used as an evaluation tool following the clinical practice, which is the last step to achieve the Master Degree in Pharmaceutical Sciences in the University of Beira Interior. The clinical practice allowed me to apply in a practical setting all the knowledge acquired during the course, linking the theory with practice, making me aware of the challenges I will face as a pharmacist. This dissertation is divided into two main chapters: the first one is a scientific review of a current reality amongst worldwide college students – the use of stimulants with academic purposes; the second chapter describes all the tasks that I have performed during my internship in a community pharmacy. Nowadays, college students are increasingly familiarized with the use of stimulants as partners in their academic life. They use these substances to help them get better grades by reducing their difficulties in the study tasks. The stimulants more often consumed are caffeinated beverages, including coffee, soft drinks and energy drinks as well as prescription stimulants indicated on attention déficit and/or hyperactivity disorders. This practice has been rising in the last few decades, reaching great and concerning proportions. It is more related to certain sectors, differenced by sex, age, academic success and various psychological conditions. The use of stimulants is associated with the abuse of drugs, alcohol and nicotine. Although the use of stimulants appears to have no harm to health, they are associated to a large amount of side effects, some of them considered severe. This is a phenomenon that deserves special attention and consequent intervention programs from all sectors, especially from health, educational and governmental sectors before it becomes a public health problem. The clinical practice in a community pharmacy took place in Mendes Pharmacy (Vermoil – Pombal), between January 26th and June 12th of 2015, under the supervision of the technical director, Drª Maria Fernanda Barbeiro Mendes. This clinical practice allowed me to contact with the operational dynamics of a community pharmacy and to develop specific skills, including provision and storage of medicines, customer interaction, dispensing medicines and other health products, preparation of compounded medicines and provision of other health care, amongst others.

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Anfetaminas Bebidas Energéticas Cafeína Farmácia Comunitária Metilfenidato Perturbação de Hiperatividade Com Défice de Atenção Picoestimulantes Smart Drugs

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