Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Efeitos do treino concorrente nas aulas de Educação Física

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10673_25382.pdf11.74 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo de 2023/2024 e desenvolvido no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares em Castelo Branco. O estágio pedagógico teve um papel fundamental que originou novas aprendizagens e aquisições de conhecimentos essenciais à minha prática educativa como futura docente de educação física. Consequentemente, foram desenvolvidas e aprimoradas competências essenciais para a prática da Educação Física, visando tornar a instrução e a aquisição de conhecimentos pelos alunos mais eficaz. Ao longo do trabalho são apresentados elementos e particularidades essenciais que um ambiente escolar deve possuir, destacando o papel crucial do professor na promoção e desenvolvimento do sucesso da escola e dos seus alunos. O primeiro capítulo resume todo o trabalho realizado ao longo deste ano letivo, considerando também todas as dificuldades encontradas. Inclui-se a contextualização da escola, a apresentação do grupo de Educação Física, a planificação das aulas nos diferentes ciclos de ensino, as atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e várias considerações finais. No segundo capítulo deste relatório, está explanada a componente de investigação e inovação pedagógica do estágio, cujo objetivo é analisar o impacto do treino concorrente na condição física de alunos do 3ºCiclo do Ensino Básico.
The internship report was made regarding the master’s degree in Physical Education in Primary, Middle and High School. The internship was completed in the Academic Year 2023/2024, at Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, in Castelo Branco. The academic internship was crucial for acquiring new knowledge and teachings, all essential to my future profession as a Physical Education teacher. As so, fundamental skills to the practice of Physical Education were developed and improved, in order to enhance the knowledge acquisition by the students. Throughout the work, several elements and peculiarities imperative to a school environment are highlighted; it pays significant attention to the decisive role of the teacher in the promoting and development of the school’s and students’ success. The first chapter summarizes the work conducted throughout this Academic Year, taking into consideration all encountered hardships. It includes the contextualization of school, the introduction of the Physical Education group, the class planning in the different educational stages, the activities carried out, the Desporto Escolar and several other final considerations. In the second chapter of this report, the component of the research and pedagogical innovation of the internship is further developed. Its objective is to analyze the impact of concurrent training in the physical conditions of middle school (equivalent to Portuguese 3° Ciclo) students.

Description

Keywords

Adolescentes Aptidão Física Educação Física Fitescola Força Resistência Treino

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue