Repository logo
 
Publication

As expressões da memória: possibilidades e desafios da arquivística audiovisual

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Cinemapor
dc.contributor.advisorCunha, Paulo Manuel Ferreira da
dc.contributor.authorCampacci, Lucas
dc.date.accessioned2021-11-08T17:22:04Z
dc.date.available2021-11-08T17:22:04Z
dc.date.issued2020-12-11
dc.date.submitted2020-11-03
dc.description.abstractEsta pesquisa, realizada no âmbito do mestrado, busca apresentar um mapeamento e uma reflexão sobre a natureza dos arquivos e seu uso na sociedade contemporânea, desbravando possíveis rotas para compreensão dos documentos de arquivo enquanto promotores da constante reconfiguração da história social e da memória coletiva através do dispositivo audiovisual. Mais especificamente, buscamos analisar como o dispositivo audiovisual trouxe questões inéditas para o arquivamento, afinal, os valores de prova dos testemunhos escritos ganharam novas configurações quando se tornou possível registrar o tempo histórico pelas imagens e sons em movimento. Documentos imagéticos, com seus signos próprios, são reveladores de outras formas de enxergar o mundo, não apenas por serem capazes de revelar certas evidências sobre as condições sociais de determinado período, ao captar um dado imediato, como também por invadirem o imaginário social. Nosso intuito, ao analisarmos a necessidade da conservação das obras e dos documentos cinematográficos, também é mostrar de que forma os arquivos audiovisuais podem interagir com o passado, presente e futuro. Temos como objetivo principal apresentar como os registros audiovisuais, impulsionados pelos preceitos da história oral, criam imagens testemunhais que colaboram com a memória social e desafiam a preponderância dos documentos escritos ao incorporar a subjetividade do interlocutor e, consequentemente, as tensões ao criar e recriar, à sua maneira, o que denominamos de real. Por meio da confluência entre história oral e o cinema documental, a relação entre memória e ficcionalização traz para a historicidade novas profusões de passados a partir das noções de representação e autorrepresentação diante a câmera.por
dc.description.abstractThis research, carried out within the scope of a master's degree, seeks to present a mapping and a reflection on the nature of archives and their use in contemporary society, exploring possible routes for understanding archival documents as promoters of the constant reconfiguration of social history and collective memory through the audiovisual device. More specifically, we seek to analyze how the audiovisual device brought unprecedented issues to the procedures of filing, after all, the proof properties of the written testimonies gained new configurations when it became possible to record historical time with moving images and sounds. Visual documents, with their own signs, reveal other ways of seeing the world, not only because they are able to reveal certain evidences about the social conditions of a given period, when capturing an immediate aspect of the world, but also because they break into the social imaginary. When analyzing the need to preserve cinematographic documents and works, our aim is also to show how audiovisual archives can interact with the past, present and future. Our main objective is to present how audiovisual records, driven by the precepts of oral history, create testimonial images that collaborate with social memory and challenge the preponderance of written documents by incorporating the subjectivity of the interlocutor and, consequently, the tensions when creating and recreating, in its own way, what we call real. Through the confluence between oral history and documentary cinema, the relationship between memory and fictionalization brings to historicity new profusions of the past through the concepts of representation and self-representation before the camera.eng
dc.identifier.tid202773728
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11251
dc.language.isoporpor
dc.subjectArquivos Audiovisuaispor
dc.subjectCinema Documentalpor
dc.subjectHistória Oralpor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectTestemunhopor
dc.titleAs expressões da memória: possibilidades e desafios da arquivística audiovisualpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Cinemapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8006_17172.pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format