Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Diferencial de transmissão para veículo de ultra baixo consumo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6634_14355.pdf1.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho visa abordar o dimensionamento de um diferencial de transmissão para o veículo de ultra baixo consumo específico de combustível do motor de combustão interna GX-160 que propulsiona o Eco Veículo 516 com o intuito de o tornar mais competitivo na participação das edições de 2018/2019 da Shell Eco Marathon. No enquadramento teórico são apresentadas as linhas gerais da estrutura e regulamento da Shell Eco Marathon na categoria onde se insere o Eco Veículo, e um histórico do veículo. Explica-se de forma detalhada os contornos e os procedimentos da realização dos cálculos de relações de transmissão. A análise dos parâmetros permite perceber o desempenho do motor, somando-se a experiência obtida nas edições anteriores, assim como o conhecimento mais pormenorizado de alguns componentes que, direta ou indiretamente, intervêm no motor e definem no entanto, a melhor estratégia de prova para melhorar a capacidade de intervenção imediata durante a competição, com o objetivo de minimizar o consumo e obter uma melhor classificação. Nesta linha de investigação, o grupo de docentes ligados ao sistema de órgãos mecânicos da Universidade da Beira Interior, têm desenvolvido há vários anos diversos trabalhos nesta temática.
One of the purposes of this work is to design a transmission differential for ultra-low fuel consumption vehicle with the internal combustion engine GX-160 that drives the Eco Vehicle 516 with the intention of making it more competitive in the participation of the editions of 2018 e 2019 of Shell Eco Marathon. As a framework, Shell Eco Marathon's structure and regulation are presented in the Eco Vehicle category. It explains in detail the contours and procedures for conducting transmission relation of calculations. The analysis of the parameters allows to understand the performance of the engine, adding to the experience obtained from the previous editions, as well as allowing a more detailed knowledge of some components that, directly or indirectly intervene in the engine and define however, the best test strategy to improve the ability to intervene immediately during the competition, with the goal of minimizing consumption and obtaining the best classification. In this way of researches, the group of teachers linked to the system of mechanical design of the University of Beira Interior have for several years presented various works developed in this theme.

Description

Keywords

Consumo Diferencial Dimensionamento Eco Marathon Shell Solidworks

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue