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- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Estêvão, Marina Correia; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daCapítulo I – Intervenção pedagógica O presente estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, Covilhã, Portugal, no ano letivo de 2017/2018. O objetivo principal deste documento passa por descrever e analisar todo o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal e profissional na lecionação da educação física. O conteúdo refere-se ao acompanhamento de uma turma de 10º ano e a algumas intervenções pedagógicas em turmas de 5º,9º e 12ºanos. Para além da lecionação, este documento descreve sumariamente todo o trabalho, participação e contribuição para a interação com a escola e com a comunidade escolar. Capítulo II – Investigação e inovação pedagógica Objetivo: Analisar a relação entre o desempenho académico na disciplina de Educação Física com o desempenho académico em outras disciplinas presentes no plano curricular de estudantes Portugueses do ensino básico (2º e 3º ciclo) a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e local (Concelho da Covilhã). Método: Os dados foram obtidos junto da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), contendo as classificações médias de todas as escolas públicas do Ensino Básico regular de Portugal Continental nas seguintes disciplinas: Educação Física, Matemática, Português, Ciências da Natureza e Físico Química. Procedeu-se ao tratamento estatístico descritivo básico através de medidas de tendência central, de dispersão e de frequências relativas a nível nacional, distrital (Castelo Branco) e concelhio (Covilhã). Para os dados nacionais, aplicou-se uma regressão múltipla e uma análise fatorial. Resultados: A média da Educação Física é a mais elevada das disciplinas analisadas, e é também mais elevada do que a média nacional de todas as disciplinas do respetivo ano letivo. Os dados da análise fatorial dizem-nos que o Português e a Físico Química são as disciplinas que têm menos peso fatorial e que existe uma correlação forte positiva entre a Educação Física e as Ciências da Natureza, bem como entre a Educação Física e a Matemática. Conclusões: Existe uma relação entre a disciplina de Educação Física e as disciplinas de Matemática e de Ciências da Natureza. Neste estudo verificou-se também que a nota da disciplina de Educação Física contribuiu positivamente para a média nacional.
- Caracterização funcional e mecânica de um pavimento betuminoso permeável em troço experimentalPublication . Santos, Tiago da Silva; Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis deO crescimento da população em meio urbano leva a um aumento do número de habitações e, consequentemente, a uma ocupação excessiva dos solos. Esta ocupação faz com que aumentem as áreas impermeáveis levando ao aumento do escoamento superficial e respetiva diminuição da taxa de infiltração deste. Neste sentido, é necessário que o Homem crie soluções eficazes para resolver esta problemática podendo estas passar pela introdução de novas infraestruturas, os pavimentos permeáveis. Esta dissertação pretende viabilizar a utilização dos pavimentos permeáveis através de um estudo experimental realizado do ponto de vista funcional e mecânico e assim, caracterizar o comportamento dos pavimentos permeáveis com uma dupla camada de mistura betuminosa drenante. Nesta dissertação apresentam-se alguns trabalhos de outros autores sobre a capacidade de infiltração em pavimentos permeáveis, bem como sobre o tratamento de dados do ensaio do Defletómetro de Impacto em pavimentos convencionais. Neste estudo mostram-se ainda os resultados obtidos pelos três ensaios realizados num troço experimental desenvolvido no concelho da Covilhã. Os ensaios realizados permitem avaliar a macrotextura, o atrito e a capacidade de carga do pavimento e denominam-se, respetivamente, de ensaio da Mancha de Areia, Pêndulo Britânico e Defletómetro de Impacto. No que concerne aos ensaios de caracterização funcional, o ensaio da Mancha de Areia e do Pêndulo Britânico, os resultados obtidos são cumpridores dos valores mínimos exigidos pelo Caderno de Encargos Tipo Obra das Infraestruturas de Portugal, ex-Estradas de Portugal. Relativamente ao ensaio de caracterização mecânica realizado, o ensaio do Defletómetro de Impacto, concluiu-se após a retro-análise que os módulos de deformabilidade são inferiores aos dos pavimentos tradicionais.
- Estudo Comparativo na abordagem da dor entre um doente em tratamento de dor crónica não oncológica e um doente em tratamento de dor crónica oncológicaPublication . Máximo, João Carlos Oliveira; Aperta, Jorge Manuel Gonçalves; Diamantino, Pedro António de Encarnação RoqueA presente dissertação, desenvolvida no âmbito da Unidade Curricular Estágio, do Mestrado em Ciências Farmacêuticas inclui um primeiro capítulo ou estudo de caso centrado nas diferenças entre a dor crónica oncológica e a dor crónica não oncológica, do ponto de vista da abordagem terapêutica e enquadramento social/emocional, na sequência da utilização do medicamento, com o objectivo de explorar a existência de um nicho por explorar em matéria de aconselhamento farmacêutico que poderá contribuir para benefício, aos futuros utentes em cuidados paliativos. O segundo capítulo da dissertação consiste no relatório final ao estágio realizado em farmácia comunitária. O primeiro capítulo designa-se “Estudo comparativo na abordagem da dor entre um doente em tratamento de dor crónica não oncológica e um doente em tratamento de dor crónica oncológica”. A dor crónica, uma das condições globais mais comuns, associada a um tratamento ineficaz, diminui significativamente a saúde e qualidade de vida do doente (QOL). O envelhecimento da população e o aumento das patologias crónicas associadas à idade fazem prever um aumento da prevalência da dor crónica e do recurso a cuidados paliativos, a nível global. A dor definida por uma experiência desagradável de causas e características multifactoriais é um dos sintomas mais incómodos e prevalentes do cancro, a nível global, uma ameaça que duplicou nos últimos 30 anos do Século XX, esperando-se que duplique novamente até 2020 e triplique por volta de 2030. O controlo adequado da dor crónica depende de uma correcta classificação da intensidade da mesma, através de ferramentas de classificação validadas e correctamente aplicadas, pela percepção e promoção da comunicação entre o doente e os profissionais de saúde. Depende, ainda, da experiência do profissional de saúde responsável e da sua colaboração com os demais profissionais, da correcta aplicação das normas e recomendações, sendo os fármacos opióides, a escolha de eleição, tendo em conta o carácter individualizado do doente, para a abordagem terapêutica da dor crónica e, da correcta informação prestada ao doente aquando de todo o seu acompanhamento farmacoterapêutico. O tratamento farmacológico da dor crónica não oncológica e da dor crónica oncológica é uma experiência distinta e multidimensional que exige cada vez mais uma estreita colaboração entre o profissional de saúde, o doente e os seus familiares/cuidadores e uma abordagem holística, para tratar a pessoa e não apenas a doença, numa gestão integrativa da dor. Nesta gestão integrativa da dor são várias as competências farmacêuticas, por explorar, no contexto de farmácia hospitalar e comunitária, que concretizando-se, trarão benefícios inequívocos aos futuros utentes em cuidados paliativos, em Portugal. Pretende-se evidenciar a realidade do impacto e do papel do farmacêutico, numa unidade hospitalar portuguesa e, na comunidade a ela circunscrita, envolvendo um doente em tratamento de dor crónica oncológica e um doente em tratamento de dor crónica não oncológica. Pretende-se, também, lançar as bases para uma reforma nos cuidados da dor crónica oncológica e não oncológica, em Portugal e, para a redefinição do farmacêutico como parte integrante de equipas multidisciplinares de saúde, para o tratamento da dor. O segundo capítulo corresponde ao relatório de estágio em Farmácia Comunitária, onde procuro descrever a responsabilidade, a abrangência e os limites do papel do farmacêutico na promoção da qualidade dos cuidados de saúde do utente, numa análise e reflexão sobre todas as actividades em que participei e dos conhecimentos adquiridos, ao longo do meu estágio, de 800 horas, na Farmácia Holon Covilhã.
- Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e SecundárioPublication . Reis, Pedro Calado; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daO estágio curricular representa uma etapa fundamental na formação de um professor de Educação Física, uma vez que faz a ligação entre os conteúdos teóricos e aplicação dos mesmos na prática em contexto escolar. No presente trabalho são expostas e analisadas as atividades levadas a cabo durante o mesmo. O primeiro capítulo mostra como foi a experiência da realização do estágio curricular em Educação Física, levado a cabo na Escola Secundária Campos Melo. Este contou com uma intervenção no 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário. Neste capítulo são evidenciadas as dificuldades sentidas e as perceções dos erros cometidos, bem como as estratégias utilizadas para os colmatar. Para além disso, nesta primeira fase do relatório, é evidenciada a evolução do professor, bem como realizada uma reflexão crítica da intervenção no estágio e da relação com a comunidade escolar. No segundo capítulo é apresentado um trabalho de investigação realizado utilizando as notas do ano letivo 2014/2015. O objetivo deste estudo passou por verificar se existe uma relação entre as notas de Educação Física e as notas das restantes disciplinas. Para este efeito foram utilizadas as médias das escolas de todo o país, através das quais foi concluído que a disciplina de Educação Física tem uma influência positiva no desempenho escolar.
- Comportamentos de saúde e indicadores de saúde mental em estudantes universitáriosPublication . Poeta, Márcia Sofia Farias; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes daOs estudantes universitários (EU) apresentam uma prevalência elevada de comportamentos de risco e de perturbações mentais, pelo que esta população deve ser alvo de atenção acrescida. No entanto, em Portugal, os estudos sobre esta realidade ainda são escassos. Este estudo objetiva caraterizar os comportamentos de saúde e a saúde mental de EU, descrever estas variáveis em função de caraterísticas sociodemográficas e explorar a relação entre a saúde mental e os comportamentos de saúde. Para o efeito, foi utilizado um Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde (QACS) (Ribeiro, 2004) e o Inventário de Saúde Mental (ISM) (Ribeiro, 2011). A amostra incluiu 339 estudantes do primeiro ano de cursos do 1º ciclo e do primeiro ano de cursos do 2º ciclo da Universidade da Beira Interior (UBI). Os participantes eram na maioria do género feminino (61%), do primeiro ano do 1º ciclo (74%) e de Ciências Sociais e Humanas (53%), com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos (M=21 anos). Os resultados obtidos apontam para um elevado número de consumidores de álcool (78%) e de alunos fisicamente inativos (58%). Evidencia-se uma prevalência elevada de distresse psicológico (17%), ansiedade (22%) e depressão (14%). Os EU do género feminino adotam mais comportamentos de risco associados ao uso de drogas e similares e apresentam níveis superiores de distresse psicológico, ansiedade e depressão. Os EU de Ciências Sociais e Humanas adotam mais comportamentos de risco associados ao uso de drogas e similares e apresentam níveis superiores de depressão. Não se verificaram diferenças significativas entre o ano de ensino relativamente ao uso de drogas e similares, nem em relação ao distresse psicológico, ansiedade e depressão. Os principais resultados indicam que as dimensões de saúde mental estão negativamente correlacionadas com a capacidade para funcionar sem necessidade de substâncias químicas. Os resultados também demonstram uma correlação negativa entre a saúde mental e a prática de exercício físico. O modelo de regressão linear múltipla revelou que a ansiedade e a depressão são preditores de comportamentos de saúde associados ao menor uso de drogas e similares e à prática de exercício físico. Estes resultados salientam a necessidade de as instituições de ensino investirem na promoção da saúde mental e na implementação de estratégias que reduzam os comportamentos de risco.
- Desenvolvimento de Recursos HumanosPublication . Nascimento, Alícia Regina Santana do; Ferreira, João José de MatosHoje em dia, em tempos de crescente globalização e rápido avanço tecnológico, tornou-se claro que para ter sucesso as empresas devem evitar a perda de conhecimento. Se querem manter-se competitivas, devem reconhecer a importância dos recursos humanos como o principal ativo e explorar ao máximo o seu potencial de desenvolvimento através do investimento em formação contínua de forma a prover os seus funcionários de habilidades e conhecimentos adicionais. A literatura acerca das práticas de recursos humanos e desempenho das organizações sugere que existe uma associação positiva entre as duas variáveis. Contudo, embora haja muitos estudos conceituais acerca da relação existente entre as práticas de RH e o desempenho, poucos são os estudos empíricos que realmente testam essa relação de causalidade, especialmente no que diz respeito a formação. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o efeito potencial do desenvolvimento de recursos humanos, da aprendizagem organizacional e da formação profissional na melhoria do desempenho organizacional. De forma a alcançar esses objetivos, optou-se por uma abordagem qualitativa e quantitativa, através da condução de um questionário a 53 colaboradores das instituições bancárias são-tomenses e em paralelo, da realização de entrevistas semiestruturadas aos cinco responsáveis de RH das instituições em estudo. Os resultados revelam que a gestão eficiente de pessoas e o desenvolvimento de RH estão positiva e significativamente relacionadas com a melhoria do desempenho. No entanto, apesar de haver consciência de que a formação e a promoção da aprendizagem organizacional são bastante benéficas e possibilitam o aumento da qualidade do trabalho, ambas mostraram não ter um efeito estatisticamente significativo na melhoria do desempenho. Os resultados indicam ainda que, apesar das limitações orçamentais, é necessário investir cada vez mais em formação adequada às necessidades dos colaboradores em consonância com os objetivos estratégicos e melhorar os sistemas de aprendizagem organizacionais.
- Diferencial de transmissão para veículo de ultra baixo consumoPublication . Lelo, Dinis Mianga; Fael, Paulo Manuel OliveiraO presente trabalho visa abordar o dimensionamento de um diferencial de transmissão para o veículo de ultra baixo consumo específico de combustível do motor de combustão interna GX-160 que propulsiona o Eco Veículo 516 com o intuito de o tornar mais competitivo na participação das edições de 2018/2019 da Shell Eco Marathon. No enquadramento teórico são apresentadas as linhas gerais da estrutura e regulamento da Shell Eco Marathon na categoria onde se insere o Eco Veículo, e um histórico do veículo. Explica-se de forma detalhada os contornos e os procedimentos da realização dos cálculos de relações de transmissão. A análise dos parâmetros permite perceber o desempenho do motor, somando-se a experiência obtida nas edições anteriores, assim como o conhecimento mais pormenorizado de alguns componentes que, direta ou indiretamente, intervêm no motor e definem no entanto, a melhor estratégia de prova para melhorar a capacidade de intervenção imediata durante a competição, com o objetivo de minimizar o consumo e obter uma melhor classificação. Nesta linha de investigação, o grupo de docentes ligados ao sistema de órgãos mecânicos da Universidade da Beira Interior, têm desenvolvido há vários anos diversos trabalhos nesta temática.
- Relatório de EstágioPublication . Carvalho, Susana Raquel Quaresma; O’Hara, Kelly de Lemos Serrado; Belo, AntónioCapítulo 1 Neste capítulo encontra-se uma descrição e reflexão acerca de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2017/2018, no Agrupamento de Escolas do Fundão, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico, pertencente ao Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este estágio pedagógico foi orientado pelo Professor Coorientador António Belo e teve como principal objetivo proporcionar um contexto de prática real de trabalho, no âmbito do ensino, que potenciasse as aprendizagens adquiridas ao longo da nossa formação de forma a desenvolver competências com vista à obtenção do aperfeiçoamento profissional. No final do capítulo pode encontrar-se uma reflexão final acerca do ano de estágio ressaltando os aspetos positivos e menos positivos. Capítulo 2 Este estudo tem como objetivo avaliar a relação entre os níveis de escolaridade dos Pais e o nível socioeconómico com o índice de massa gorda dos jovens. Quarenta e nove jovens preencheram um questionário sobre o contexto socioeconómico familiar e utilizando o uma balança Tanita BC-731, foram recolhidos os dados referentes ao índice de massa gorda. Estatisticamente, não foi encontrada relação entre algumas variáveis (p-value>0.05), nomeadamente em relação à % Massa Gorda e Nível de Escolaridade dos Pais e Nível Socioeconómico. No entanto, através da análise da média e desvio-padrão, foi possível verificar que existe uma tendência, em que claramente os alunos com maior % Massa Gorda estão associados não só a um nível socioeconómico mais baixo, mas também a Pais cujo nível de a escolaridade é menor. A prevenção da obesidade passa por uma mudança de comportamento em relação aos estilos de vida adotados. A escola deve investir na divulgação dos benefícios da adoção de um estilo de vida saudável e dos riscos inerentes à inatividade física, envolvendo não apenas toda a comunidade escolar, mas também os pais de seus alunos.
- Influência da Adesividade Agregado/Betume no Desempenho de uma Mistura BetuminosaPublication . Maia, Maria Manuel Araújo Sá; Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis de; Martinho, Fernando da Conceição GonçalvesAs administrações de estradas em todo o mundo têm tomado consciência, ao longo das últimas décadas, da importância de alargar o ciclo de vida dos materiais constituintes das diferentes camadas dos pavimentos rodoviários. Um dos principais problemas verificados nos pavimentos rodoviários é a formação de cavados de rodeira, que surgem devido ao acentuado crescimento do volume de tráfego rodoviário e da sucessiva passagem de rodados de veículos pesados, em especial, em zonas com velocidades baixas. A existência de cavados de rodeira, agravam as condições de conforto e segurança dos utentes na circulação rodoviária, uma vez que favorecem a acumulação de água sobre a superfície do pavimento, reduzindo a aderência pneu/pavimento, podendo originar fenómenos de hidroplanagem. Esta dissertação tem como principal objetivo, o estudo de formulação de misturas betuminosas a aplicar em camadas de desgaste, com vista a melhorar a adesividade entre o agregado e o betume e, consequentemente, aumentar a resistência à deformação permanente. Estudaram-se quatro misturas diferentes, três delas misturas tradicionais que diferem no tipo de fíler e na curva granulométrica, e a quarta, uma mistura descontínua, com a adição de um promotor de adesividade, na forma de fibras celulósicas impregnadas com uma amina. No estudo de formulação de cada mistura, analisaram-se algumas propriedades, tais como baridade e porosidade. O ensaio Marshall realizou-se com o intuito de determinar o teor ótimo de betume para cada tipo de mistura. Posteriormente, realizou-se o ensaio de afinidade entre agregado e ligante, o ensaio de sensibilidade à água e, por último, o ensaio wheel tracking, para a avaliação da resistência à deformação permanente. Dos resultados obtidos, verificou-se no ensaio de afinidade entre agregado e ligante, que a adição do promotor de adesividade, sob a forma de fibras celulósicas impregnadas com uma amina, contribuiu para um aumento de 10 % da superfície de agregado coberta com betume, relativamente aos agregados sem a utilização deste promotor. No ensaio de sensibilidade à água, as misturas com fíler granítico apresentam o valor mais baixo de ITSR (70 %), sendo as misturas com fíler calcário as que apresentam o maior valor de ITSR (93 %). Quanto aos resultados do ensaio wheel tracking, verificou-se que a utilização do fíler calcário traduz uma melhoria no comportamento face à deformação permanente das misturas betuminosas. A mistura com promotor de adesividade revelou o melhor resultado médio na análise deste parâmetro.
- Influência das condições de extração na atividade biológica de lenhina isolada de resíduos de cerejeiraPublication . Tenreiro, Marta Filipa Caseiro; Duarte, Ana Paula Coelho; Amaral, Maria Emília da Costa CabralA lenhina é o segundo polímero natural mais abundante depois da celulose. Este constituinte das plantas é um componente subutilizado da biomassa vegetal renovável. A lenhina é um polímero multifuncional sintetizado por todas as plantas vasculares por acoplamento radical de grupos fenilhidroxipropanóides, rica em resíduos polifenólicos, possuindo potencial para ser usada como fonte natural de antioxidantes. Os resíduos da agricultura, como as podas dos pomares, sendo ricos em lenhina, representam uma importante matéria-prima para obtenção de antioxidantes. Assim, de modo a desenvolver um produto de valor acrescentado, os resíduos da poda de cerejeiras Prunus avium var. Burlat foram moídos e crivados para se obter um tamanho de partícula adequado. A amostra original foi analisada em termos da sua composição química geral e usando métodos diferentes de extração obtiveram-se várias amostras de lenhina. Estas foram analisadas em termos de rendimento de extração e caraterizadas espectroscopicamente por FTIR e RMN de 1H e 13C. As amostras mais promissoras foram analisadas quanto ao teor em fenóis totais e atividade antioxidante por diferentes técnicas. Para completar este trabalho foram efetuados estudos de viabilidade celular em linhas celulares de fibroblastos (NHDF) pelo teste do MTT e por doseamento da proteína através do método do ácido bicinconínico. Concluiu-se que o método de extração que apresentou maior rendimento foi o que usou ácido fórmico, assistida com micro-ondas, variando os rendimentos das extrações para os diferentes métodos entre 5 e 18%. As maiores concentrações de compostos fenólicos foram encontradas nas extrações ácidas (182,55 e 244,32 mg equivalentes de ácido gálico/ g de matéria seca (GAE/g)), enquanto que as extrações alcalinas apresentaram valores inferiores (130,0 e 68,19 mg GAE/g). As amostras apresentaram atividade antioxidante muito forte quando extraídas com processos ácidos e moderada quando extraídas com processos alcalinos. Os resultados da viabilidade celular foram positivos tendo em conta que, quando em concentrações mais elevadas, a lenhina não apresentou efeitos citotóxicos nem aumentou a proliferação celular, reduzindo assim a probabilidade de ocorrência de mutações, sendo este facto explicado pela ausência de morte celular.
