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Modelos de negócios para o jornalismo regional: o caso Setúbal na Rede

dc.contributor.authorRamos, Giovanni
dc.contributor.authorCorreia, João Carlos
dc.date.accessioned2020-02-12T15:29:22Z
dc.date.available2020-02-12T15:29:22Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractEsta investigação foi desenvolvida como base da nossa tese doutoral1, que elegeu como objeto de estudo a análise da produção discursiva dos meios de comunicação sobre a universidade pública brasileira durante a greve de professores e funcionários, em 2015. O objetivo central foi o de analisar os discursos subjacentes aos textos publicados pela grande mídia sobre a universidade pública brasileira, a partir das notícias veiculadas durante os cinco meses da greve, com a finalidade de desvelar as estratégias de veiculação de pontos de vista sobre a universidade e o movimento paredista. Tais posições são representativas dos interesses de diferentes grupos sociais que constroem uma hegemonia discursiva no âmbito das disputas de sentidos produzidas no período estudado. Utilizamos alguns conceitos propostos por Pierre Bourdieu e recorremos também a produções do autor que discutem o jornalismo por produzir mecanismos de construção seletiva de opiniões e representações sobre a realidade social. Integraram a análise e interpretação dos dados alguns tópicos chaves das teorias da comunicação. Palavras-chave: Campo jornalístico, poder simbólico, grande mídia, análise crítica do discurso, universidadept_PT
dc.description.abstractPrint newspapers have been losing steam since the 1990s, when the internet was commercially exploited. In the United States, 25% of printouts closed between 1990 and 2014. In Portugal, from 2015 to 2016, the reduction in circulation of daily generalist newspapers was 5.38%. From 2016 to 2017, the fall was even greater: 8.7% (Durães, 2017). The crisis of print newspapers also affects the regional press. For Bastos (2015), cyberjournalism in Portugal has not yet encouraging results, especially in the interior, due to the conservatism of both companies and journalists. Among the difficulties of the regional press on the internet, a case must be highlighted and analyzed. Setúbal na Rede was the first Portuguese regional digital newspaper, launched in 1998, three years after the first news page on the country. Setúbal on the Network was online until 2016 (Coelho, 2017). This investigation is an intrinsic case study of Setúbal na Rede. It seeks to know the reasons for its closure in 2016, what was the company's business model and what characteristics of this project can serve for discussions about the future of local digital journalism. An in-depth interview with its founder and a bibliographic research on regional journalism, cyberjournalism and business models were conducted to analyze the case, where media literacy programs, events and the reader's provider were found in the business model. approach to the public, and the absence of new strategies to obtain financial revenues, with an exclusive focus on advertising.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2182-7044
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9245
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.revistaej.sopcom.pt/ficheiros/20200101-ej10_2019.pdf?fbclid=IwAR0hAUfxrXYjDbqiIFGVcDEH3gRcX40OqH10wpftAl5WjMbIfJzMsi1P-6Ept_PT
dc.subjectCampo jornalísticopt_PT
dc.subjectPoder simbólicopt_PT
dc.subjectGrande mídiapt_PT
dc.titleModelos de negócios para o jornalismo regional: o caso Setúbal na Redept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage63pt_PT
oaire.citation.issue10pt_PT
oaire.citation.startPage50pt_PT
oaire.citation.titleEstudos de Jornalismopt_PT
person.familyNameRamos
person.familyNameCorreia
person.givenNameGiovanni
person.givenNameJoão Carlos Ferreira
person.identifier2921651
person.identifier.ciencia-id181B-EAA4-ED33
person.identifier.ciencia-id371A-2BFD-2E6E
person.identifier.orcid0000-0001-5696-2987
person.identifier.orcid0000-0002-6317-9007
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4485fbb7-f3bf-4416-bf8c-d58e36d02827
relation.isAuthorOfPublication4ebfe487-ac5b-464c-a533-5d48b06930c2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4485fbb7-f3bf-4416-bf8c-d58e36d02827

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