Repository logo
 
Publication

Plano de Negócios para Empresa de Programas de Enoturismo “Com Sentidos”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresaspor
dc.contributor.advisorMadeira, Maria José Aguilar
dc.contributor.authorFernandes, Márcia Maria Santos
dc.date.accessioned2023-11-15T11:42:55Z
dc.date.available2023-11-15T11:42:55Z
dc.date.issued2023-05-25
dc.date.submitted2023-04-27
dc.description.abstractPortugal é um país com forte desenvolvimento turístico e a tendência deste é continuar a crescer e desenvolver-se. Neste projeto o foco é concretamente o Enoturismo, sendo que esta é uma modalidade de turismo relacionada com o vinho e, cada vez com maior destaque no nosso país. Esta crescente procura de programas de Enoturismo pode transformar-se em uma oportunidade para a empresa “Com Sentidos”. A realização deste projeto é avaliar a viabilidade económica e financeira da criação de uma empresa que pretende disponibilizar programas de Enoturismo, mais concretamente, disponibilizar ao longo de Portugal cursos de aprendizagem de degustação de vinho, cerveja e azeite. Onde não só o cliente prova os excelentes e variados produtos portugueses como também tem a possibilidade de aprender a degustar e combiná-los com o melhor tipo de comidas, respondendo à lacuna existente no mercado de falta de programas de Enoturismo que relacionem o lazer com o conhecimento pessoal dos turistas. Foi realizado um plano de negócios, estando incluídas a análise setorial e análise de mercado. Foi elaborado um plano estratégico e de marketing e a realização da estrutura da empresa como os recursos humanos e o plano de operação. Finalmente, realizou-se um plano económico-financeiro que visa perceber qual a sua viabilidade, tornando-se considerável a implementação real do projeto.por
dc.description.abstractPortugal is a country with strong tourism development and the trend is to continue to grow and develop. In this project, the focus is concretely on Enotourism, as this is a type of tourism related to wine, which is becoming more and more prominent in our country. This growing demand for Enotourism programs can become an opportunity for company “Com Sentidos”. The realization of this project is to carry out and evaluate the economic and financial viability of creating a company that intends to provide Enotourism programs, more specifically, to provide learning courses in wine, beer and olive oil tasting throughout Portugal. Where not only the customer tastes the excellent and varied Portuguese products, but also has the opportunity to learn to taste and combine them with the best type of food, responding to the existing gap in the market of lack of Enotourism programs that relate leisure with the personal knowledge of tourists. A business plan was drawn up, including sector and market analysis. A strategic and marketing plan was drawn up and the structure of the company, such as human resources and the operation plan, was carried out. Finally, an economic-financial plan was carried out in order to understand its viability, making the actual implementation of the project considerable.eng
dc.identifier.tid203386493
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13675
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectDegustaçãopor
dc.subjectEnoturismopor
dc.subjectMotivaçõespor
dc.subjectTendênciapor
dc.subjectTuristaspor
dc.titlePlano de Negócios para Empresa de Programas de Enoturismo “Com Sentidos”por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Empreendedorismo e Criação de Empresaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9664_21460.pdf
Size:
1.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format