Publication
Partilha do conhecimento em professores universitários: a importância do comprometimento organizacional
dc.contributor.advisor | Monteiro, Samuel José Fonseca | |
dc.contributor.author | Costa, Vítor Manuel Valente da | |
dc.date.accessioned | 2014-11-17T14:43:38Z | |
dc.date.available | 2014-11-17T14:43:38Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | Conhecer os fatores que promovem a partilha do conhecimento nas organizações é um importante tópico de investigação. Estudos anteriores estabeleceram uma relação entre o comprometimento organizacional e a partilha do conhecimento, tendo destacado a importância do comprometimento organizacional afetivo como um antecedente do comportamento de partilha do conhecimento. No contexto português são no entanto inexistentes os estudos que procurem estabelecer uma relação entre o comprometimento organizacional e a partilha do conhecimento, bem como instrumentos capazes de medir a partilha do conhecimento. A presente dissertação procura assim examinar a relação entre o comprometimento organizacional – utilizando o modelo das três componentes de Meyer e Allen (1997) – e a partilha do conhecimento, tal como esta é definida por van den Hooff e de Rider (2006), cuja conceptualização distingue a partilha do conhecimento em dois processos distintos de transmissão e recolha do conhecimento. Especificamente, e de acordo com a revisão da literatura apresentada, hipotetizamos que o comprometimento afetivo influencia positivamente a partilha do conhecimento e que não existe uma relação positiva ou negativa entre o comprometimento normativo e calculativo e a partilha do conhecimento. Seguindo uma abordagem quantitativa e utilizando 162 inquéritos preenchidos por professores universitários de Gestão, Psicologia e Economia das Universidades Públicas Portuguesas, foi aplicada uma análise fatorial exploratória para validar a escala de partilha do conhecimento para a nossa amostra. A análise fatorial confirmatória foi utilizada para o modelo das três componentes e, de modo a testar o modelo de investigação, foi utilizado um modelo de equações estruturais. Os resultados demonstram que os itens utilizados para medir a recolha e transmissão do conhecimento são melhor representados numa escala unidimensional de partilha do conhecimento. No entanto, um item foi eliminado, pela sua fraca associação com a escala de partilha do conhecimento na nossa amostra. O modelo das três componentes de comprometimento foi também aceite, mas quatro itens (dois da subescala de comprometimento calculativo e dois da subescala de comprometimento normativo) foram eliminados até possuirmos níveis aceitáveis de ajustamento do modelo. Tal como hipotetizado, verificou-se uma relação forte entre o comprometimento afetivo e a partilha do conhecimento, sendo esta positiva e estatisticamente significativa. Investigações futuras deverão confirmar a estrutura fatorial da escala de partilha do conhecimento noutras amostras de maior dimensão. O modelo das três componentes necessita igualmente de revalidação e sugerem-se reformulações em alguns dos itens. A influência das práticas de gestão de recursos humanos no comprometimento organizacional e na partilha do conhecimento é também alvo de discussão. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2651 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Gestão do conhecimento | por |
dc.subject | Professor universitário | por |
dc.title | Partilha do conhecimento em professores universitários: a importância do comprometimento organizacional | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Costa | |
person.givenName | Vítor | |
person.identifier.ciencia-id | 1C1C-9764-7A17 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9209-5064 | |
person.identifier.rid | J-3350-2014 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57200330139 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
relation.isAuthorOfPublication | 4fea2296-cfce-47ed-a88a-e9c5efae8233 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4fea2296-cfce-47ed-a88a-e9c5efae8233 | |
thesis.degree.discipline | Psicologia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologia | por |
Files
Original bundle
1 - 4 of 4
No Thumbnail Available
- Name:
- 01_Tese.pdf
- Size:
- 1.02 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
No Thumbnail Available
- Name:
- 02_Anexos.pdf
- Size:
- 289.01 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
No Thumbnail Available
- Name:
- Anexo 2_parte 1.xps
- Size:
- 229.18 KB
- Format:
- Unknown data format
- Description:
No Thumbnail Available
- Name:
- Anexo 2_parte 2.xps
- Size:
- 300.93 KB
- Format:
- Unknown data format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: