Repository logo
 
Publication

Partilha do conhecimento em professores universitários: a importância do comprometimento organizacional

dc.contributor.advisorMonteiro, Samuel José Fonseca
dc.contributor.authorCosta, Vítor Manuel Valente da
dc.date.accessioned2014-11-17T14:43:38Z
dc.date.available2014-11-17T14:43:38Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractConhecer os fatores que promovem a partilha do conhecimento nas organizações é um importante tópico de investigação. Estudos anteriores estabeleceram uma relação entre o comprometimento organizacional e a partilha do conhecimento, tendo destacado a importância do comprometimento organizacional afetivo como um antecedente do comportamento de partilha do conhecimento. No contexto português são no entanto inexistentes os estudos que procurem estabelecer uma relação entre o comprometimento organizacional e a partilha do conhecimento, bem como instrumentos capazes de medir a partilha do conhecimento. A presente dissertação procura assim examinar a relação entre o comprometimento organizacional – utilizando o modelo das três componentes de Meyer e Allen (1997) – e a partilha do conhecimento, tal como esta é definida por van den Hooff e de Rider (2006), cuja conceptualização distingue a partilha do conhecimento em dois processos distintos de transmissão e recolha do conhecimento. Especificamente, e de acordo com a revisão da literatura apresentada, hipotetizamos que o comprometimento afetivo influencia positivamente a partilha do conhecimento e que não existe uma relação positiva ou negativa entre o comprometimento normativo e calculativo e a partilha do conhecimento. Seguindo uma abordagem quantitativa e utilizando 162 inquéritos preenchidos por professores universitários de Gestão, Psicologia e Economia das Universidades Públicas Portuguesas, foi aplicada uma análise fatorial exploratória para validar a escala de partilha do conhecimento para a nossa amostra. A análise fatorial confirmatória foi utilizada para o modelo das três componentes e, de modo a testar o modelo de investigação, foi utilizado um modelo de equações estruturais. Os resultados demonstram que os itens utilizados para medir a recolha e transmissão do conhecimento são melhor representados numa escala unidimensional de partilha do conhecimento. No entanto, um item foi eliminado, pela sua fraca associação com a escala de partilha do conhecimento na nossa amostra. O modelo das três componentes de comprometimento foi também aceite, mas quatro itens (dois da subescala de comprometimento calculativo e dois da subescala de comprometimento normativo) foram eliminados até possuirmos níveis aceitáveis de ajustamento do modelo. Tal como hipotetizado, verificou-se uma relação forte entre o comprometimento afetivo e a partilha do conhecimento, sendo esta positiva e estatisticamente significativa. Investigações futuras deverão confirmar a estrutura fatorial da escala de partilha do conhecimento noutras amostras de maior dimensão. O modelo das três componentes necessita igualmente de revalidação e sugerem-se reformulações em alguns dos itens. A influência das práticas de gestão de recursos humanos no comprometimento organizacional e na partilha do conhecimento é também alvo de discussão.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2651
dc.language.isoporpor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectProfessor universitáriopor
dc.titlePartilha do conhecimento em professores universitários: a importância do comprometimento organizacionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCosta
person.givenNameVítor
person.identifier.ciencia-id1C1C-9764-7A17
person.identifier.orcid0000-0002-9209-5064
person.identifier.ridJ-3350-2014
person.identifier.scopus-author-id57200330139
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication4fea2296-cfce-47ed-a88a-e9c5efae8233
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4fea2296-cfce-47ed-a88a-e9c5efae8233
thesis.degree.disciplinePsicologiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 4 of 4
No Thumbnail Available
Name:
01_Tese.pdf
Size:
1.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
02_Anexos.pdf
Size:
289.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo 2_parte 1.xps
Size:
229.18 KB
Format:
Unknown data format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Anexo 2_parte 2.xps
Size:
300.93 KB
Format:
Unknown data format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: