Repository logo
 
Publication

Efeitos dos feedbacks motivacionais no desempenho dos testes FITescola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorVicente, António Manuel Neves
dc.contributor.authorLopes, Joana Raquel Borges
dc.date.accessioned2024-12-03T16:00:09Z
dc.date.available2024-12-03T16:00:09Z
dc.date.issued2024-07-23
dc.date.submitted2024-06-25
dc.description.abstractO atual relatório apresenta as aprendizagens obtidas ao longo do Estágio Pedagógico realizado no ano letivo de 2023/2024 na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP), na Covilhã. Este relatório retrata a minha intervenção pedagógica em três ciclos de ensino diferentes, intervenção no desporto escolar e demais atividades desenvolvidas, assim como o acompanhamento da Direção de Turma, e a integração na comunidade escolar. Numa segunda vertente do relatório expõe-se um projeto de investigação que visa compreender os efeitos dos feedbacks motivacionais no desempenho dos testes FITescola de modo a compreender a eventual a influência da motivação extrínseca e do feedback positivo nos resultados dos alunos. Neste estudo participaram trinta e oito estudantes do 11ºano da ESQP (16.39 ± 0.595), de duas turmas constituindo uma o grupo experimental onde se aplicaram feedbacks motivacionais durante a realização de testes FITescola e outra turma de controlo onde os mesmos testes foram aplicados sem qualquer intervenção. A ambos os grupos foi igualmente aplicado um questionário elaborado para o efeito visando conhecer a perceção dos participantes sobre a importância que atribuem à motivação extrínseca na disciplina de Educação Física. Os resultados evidenciaram que embora não exista uma correlação direta entre a perceção do feedback e o desempenho, observou-se uma melhoria assinável no grupo experimental. Ao analisar o questionário, foi observável uma unanimidade de respostas a favor do feedback. Estes resultados sugerem uma eficácia do feedback motivacional em contextos educacionais, mais especificamente nos testes FITescola, bem como eventualmente no desempenho durante as aulas de educação física. Para além disso, o questionário sugere que os alunos têm uma perceção positiva sobre o mesmo, podendo advir de experiências anteriores.por
dc.description.abstractThis report presents the lessons I learned during my teaching internship in the 2023/2024 school year at Quinta das Palmeiras Secondary School (ESQP) in Covilhã. This report portrays my pedagogical intervention in three different teaching cycles, intervention in school sports and other activities developed, as well as monitoring the Class Management, and integration into the school community. The second part of the report presents a research project aimed at understanding the effects of motivational feedback on performance in the FITescola tests, in order to understand the possible influence of extrinsic motivation and positive feedback on student results. Thirty-eight 11th grade ESQP students (16.39 ± 0.595) took part in this study, from two groups: one was the experimental group, where motivational feedback was applied during the FITescola tests, and the other was the control group, where the same tests were applied without any intervention. A questionnaire designed for this purpose was also administered to both groups in order to find out the participants' perceptions of the importance they attach to extrinsic motivation in Physical Education. The results showed that although there is no direct correlation between the perception of feedback and performance, there was a noticeable improvement in the experimental group. When analyzing the questionnaire, there was a unanimous response in favor of feedback. These results suggest the effectiveness of motivational feedback in educational contexts, more specifically in the FITescola tests, as well as possibly in performance during physical education classes. In addition, the questionnaire suggests that students have a positive perception of it, which may come from previous experiences.eng
dc.identifier.tid203737865
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14861
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectFitescolapor
dc.subjectLecionaçãopor
dc.subjectMotivação Extrínsecapor
dc.titleEfeitos dos feedbacks motivacionais no desempenho dos testes FITescolapor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógico Escolas Secundária Quinta das Palmeiraspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10631_24901.pdf
Size:
34.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format