Repository logo
 
Publication

A formação da criança n’As Aventuras de Ngunga, de Pepetela

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
dc.contributor.authorFernando, Boaventura Feuerbach Jorge de Deus
dc.date.accessioned2022-01-14T17:16:52Z
dc.date.available2022-01-14T17:16:52Z
dc.date.issued2021-11-15
dc.date.submitted2021-08-27
dc.description.abstractO estudo reporta-nos para a desconstrução de conceitos presentes na literatura infantil, frequentemente considerada uma literatura menor, de pouca importância no panorama literário. A nossa escolha recai em Pepetela, autor consagrado em Angola e para além fronteiras, numa perspetiva de intervenção social, mais particularmente n’As Aventuras de Ngunga, cuja sinopse apresentamos e cuja temática analisamos numa perspetiva de construção da identidade angolana que urge preservar. Analisando lugares e personagens da obra supracitada, confrontamo-nos com aspectos culturais, multiculturais, prenhes de visões poéticas, éticas e mesmo políticas que ajudam a construir o cidadão, com novas visões do mundo, muitas vezes deturpadas por culturas impostas. Os objetivos elencados e as questões que apresentamos vão encontrando respostas, umas vezes mais explícitas, outras mais implícitas, à medida que decorre o nosso estudo.por
dc.description.abstractThe study transports us to the deconstruction of concepts present in children's literature, often considered a minor literature of little importance in the literary panorama. Our choice rests with Pepetela, an author consecrated in Angola and beyond, from a perspective of social intervention, more particularly in The Adventures of Ngunga, whose synopsis we present and whose theme we analyze from a perspective of building angolan identity that we need to preserve. Analyzing places and characters of the aforementioned work, we are confronted with cultural, multicultural aspects, precarious poetic, ethical and even political views that help build the citizen, with new visions of the world, often misrepresented by imposed cultures. The objectives listed and the questions we present are finding answers, sometimes more explicit, sometimes more implicit, as our study proceeds.eng
dc.identifier.tid202858537
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11834
dc.language.isoporpor
dc.subjectContospor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura Infantilpor
dc.subjectPepetelapor
dc.titleA formação da criança n’As Aventuras de Ngunga, de Pepetelapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Estudos Lusófonospor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
8560_18577.pdf
Size:
898.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
8560_18728.pdf
Size:
959.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format