Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Perfeccionismo e sintomatologia psicopatológica e rendimento académico em estudantes do Ensino Superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3933_7650.pdf890.99 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O estudo desenvolvido nesta dissertação tem como principal objetivo analisar as relações entre o perfeccionismo, a sintomatologia psicopatológica e o rendimento académico em estudantes do 1º ciclo do Ensino Superior. Pretende-se, também, analisar eventuais diferenças ao nível do perfeccionismo e da sintomatologia psicopatológica em função do ano de curso. Por fim, pretende-se analisar, de forma qualitativa, os níveis de perfeccionismo e sintomatologia psicopatológica dos estudantes, tomando o género, universidade e habilitações académicas dos pais. Foram utilizados como instrumentos, a Escala Multidimensional de Perfeccionismo (Soares, Gomes, Macedo, Santos & Azevedo, 2003) e o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (Canavarro, 1995), junto de uma amostra de 126 estudantes, sendo 108 mulheres e 18 homens, do curso de psicologia do 1º ciclo da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Aveiro. A média de idades dos participantes foi de 21,39 anos, tendo oscilado entre os 18 e os 48 anos. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significativas quanto ao género no Perfeccionismo Auto-Orientado e Socialmente Precrito, sendo o género feminino a apresentar valores mais elevados nestas dimensões do perfeccionismo. Observaram-se também diferenças estatisticamente significativas quanto ao género em algumas subescalas e índices do BSI, sendo o género feminino a revelar valores mais elevados em todas as dimensões e índices do BSI. Verificou-se uma relação positiva estatisticamente significativa entre o Perfeccionismo Socialmente Prescrito e todas as subescalas e índices do BSI. Tal sugere que o género feminino apesar de apresentar maiores níveis de perfeccionismo nas dimensões consideradas como adaptativas, é o género masculino que apresenta menores níveis de psicopatologia.
The study developed in this dissertation aims to analyze the relations between perfectionism, psychopathological symptoms and academic performance in students of 1st cycle of higher education. It is intended also to analyze possible differences of perfectionism and psychopathological symptoms depending on the year level course. Finally, we intend to analyze, qualitatively, the levels of perfectionism and psychopathological symptoms of students, taking gender, university and educational qualifications of parents. Were used as instruments Multidimensional Perfectionism Scale (Soares Gomes Macedo, Santos & Azevedo, 2003) and Psychopathological Symptoms Inventory (Canavarro, 1995), with a sample of 126 college students (108 women and 18 men) of the the psychology course of the 1st cycle of the University of Beira Interior and the University of Aveiro. The average age of participants was 21.39 years, and ranged between 18 and 48 years. The results showed statistically significant differences in gender Perfectionism Self-Oriented and Socially Precrive, being the females to show higher values on these dimensions of perfectionism. There were also statistically significant differences with regard to gender in some subscales and the BSI index, being the feminine gender reveal higher values in all dimensions and indices of the BSI. There was a statistically significant positive relationship Socially Prescribed Perfectionism and all subscales and the BSI index. This suggests that female gender despite having higher levels of perfectionism in the dimensions considered as adaptive, is the male gender that has lower levels of psychopathology.

Description

Keywords

Ensino Superior Perfeccionismo Rendimento Académico Sintomas Psicopatológicos

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue