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- Trama Relatório de ProjectoPublication . Soares, Luísa das Neves Ferreira; Diogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado CrespoO presente relatório destina-se a acompanhar e a contextualizar todo o processo de criação e produção do filme TRAMA. Este filme acontece como culminar de um processo de trabalho longo, de exploração não só de uma determinada realidade, como também de uma espécie de viagem interior que procurou não só conhecer um mundo específico, como de igual modo dar a conhecer perspectivas pessoais e inquietações próprias. É um filme enquadrado no género documental, mas que se constrói através de uma perspectiva necessariamente pessoal, onde há espaço para a experimentação, para a encenação e para a reflexão. Sendo o documentário um género em que a questão de autoria e da escolha são definidores, poderemos dizer que todo o documentário é pessoal, pois parte sempre do seu autor, das suas interrogações, formas de pensar e de olhar o mundo. Essa perspectiva pessoal estará sempre inerente ao filme. No meu caso, enquanto pessoa com formação e trabalho realizado no campo das Artes Visuais, a ligação entre estas e o filme seria inevitável. Assim, neste filme, a experimentação assume um papel importante, ao nível conceptual mas também de forma real e física. A experimentação das imagens e a sua construção, desconstrução ou sobreposição estão presentes, não apenas na montagem, como também na escolha de determinados formas de olhar o espaço ou as pessoas e de os mostrar aos outros. A experimentação física também existiu, a ligação dos materiais ao gesto e à acção, o interesse pelo contacto real e sensorial com elementos que depois são transpostos para a imagem fílmica. O objecto fílmico surge aqui enquanto encontro de perspectivas, numa procura que condensa a vontade de interligar linguagens que remetem para as artes visuais, para a fotografia, e para linguagens artísticas que trabalham o corpo e com o corpo como a performance, o happening ou a dança. Interessa-me assim pensar este filme como um objecto de criação num sentido mais lato, não tendo a necessidade de o categorizar ou rotular em determinado género, linguagem ou disciplina. Ele acontece enquanto reflexo da abordagem do seu autor, eu, a uma realidade, e da assunção plena de uma perspectiva pessoal dessa abordagem, com base na mistura de possibilidades e de linguagens artísticas que povoam o meu imaginário. Existe a escolha assumida de um ponto de vista, de uma forma de olhar para determinada realidade, de a pensar, estruturar e mostrar aos outros. Interessou-me abordar uma realidade, o da vida dos trabalhadores da indústria de lanifícios de uma região, através do olhar e das vivências das mulheres que fizeram parte de uma realidade que praticamente já não existe. Esta escolha surge em mim de forma natural, não apenas pelo facto de me identificar com elas enquanto género, e enquanto mulher olhar a realidade também por esse prisma, mas devido a outro factor que para mim é bastante relevante, o facto de pensar a relação maquinal e industrial pelo lado feminino. A relação a que se costuma dar o nome de homem-máquina, aqui transposta para a relação mulher-máquina, num sentido mais complexo do que apenas a ligação maquinal imediata do dia a dia de uma função, mas num percorrer de rotinas e memórias, como uma forma de abordar a história de uma região. A memória e o arquivo são também questões que importa referir, pois percorrem todo o filme, são fulcrais na estrutura e na abordagem. O filme é o resultado de um cruzamento de diferentes memórias: as memórias dos lugares, dos espaços, as memórias das pessoas que estiveram nesses lugares durante muito tempo das suas vidas, e as minhas memórias, que percorro e me interesso por estes locais, conhecendo-os e explorando-os há já bastante tempo. E é neste cruzar e nesta mistura, a que se junta um arquivo físico de fichas de trabalhadores, que se começa a produzir o filme, numa analogia à produção de um tecido ou malha, e daí o nome do filme, Trama. Ao pensar e defender este filme enquanto objecto de criação que é em tudo semelhante à criação de qualquer objecto artístico, faço uma interpretação da ideia de fruição, aqui aplicada ao objecto cinematográfico. Se a fruição existe no objecto artístico ela também terá de existir no objecto fílmico, e um pensar da arte, das suas relações, da estética e do posicionamento teórico em relação a ela são importantes. Importará também pensar de que forma a questão da fruição artística foi sendo pensada por diferentes filósofos ou pensadores. Assim como também importa pensar nos elementos formais e técnicos que dão corpo visível à obra, como se organizam, qual a importância que têm e de que forma influenciam a percepção e consequente fruição de uma obra. Poder-se-ão assim acompanhar de seguida nestas páginas todas as reflexões, sobre não apenas o tema tratado, como também sobre as ligações conceptuais e formais do cinema à prática artística e à noção de fruição, qual a importância dada a estas questões, a ligação à fotografia e à composição visual e de que forma todo o filme foi pensado e estruturado.
- A Saltar em MartePublication . Brás, Andreia Filipa Esteves; Penafria, Manuela Maria FernandesO filme documentário é o género cinematográfico do real, trabalha com imagens que procuram retratar o mundo como ele é. Estas imagens têm sempre a intervenção, em maior ou menor grau e de diferentes formas, do autor do filme e é esta intervenção que confere ao documentário o estatuto de arte. Robert Flaherty, Dziga Vertov e John Grierson são três ícones incontornáveis na história do filme documental, com contribuições diferentes, mas todas elas determinantes para o desenvolvimento e afirmação do género documental. A ideia de real que irremediavelmente está ligada ao documentário aumenta a responsabilidade deste género de filme, uma vez que as imagens e as ideias que transmite são facilmente tomadas como um retrato fiel da realidade. De facto, muitos documentários debruçam-se sobre a realidade do “outro” e é crucial perceber que se trata, sempre, de um determinado olhar sobre algo ou alguém. A pretensão de dar a voz ao “outro” que não a tem é uma questão igualmente delicada, pois esta tentativa de empoderamento do outro pode muito facilmente reiterar o ciclo de poder que pretende quebrar. O filme A Saltar em Marte foi a minha primeira experiência enquanto documentarista. Ao longo deste processo foram-me reveladas as dificuldades e os prazeres de realizar um filme, nomeadamente documental. O produto final não foi o mais desejado, mas os erros cometidos constituem-se hoje como aprendizagens que permitirão uma melhor abordagem a projectos cinematográficos futuros.
- Organização do Setor de Ambulatório dos Serviços Farmacêuticos HospitalaresPublication . Nogueira, Tânia Margarida Moreira; Morgado, Manuel Augusto Nunes Vicente Passos; Morgado, Sandra Cristina Guardado Antunes Rolo PassosO presente trabalho encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo diz respeito à investigação realizada no âmbito da farmácia hospitalar, nomeadamente no setor de ambulatório, que envolveu a realização de um questionário a vários hospitais portugueses e o desenvolvimento de um manual do setor de ambulatório dos serviços farmacêuticos (SF) hospitalares. Os resultados obtidos no questionário aplicado aos 34 hospitais portugueses que representavam, em maio de 2013, um peso relativo da despesa total de medicamentos, a nível do Serviço Nacional de Saúde (SNS), maior ou igual a 5%, revelam a existência de várias oportunidades de melhoria. Apesar do crescente acesso dos farmacêuticos a toda a informação/legislação referentes ao setor de ambulatório, 72% dos SF que responderam ao inquérito (de um total de 18 respondentes) referiram sentir dificuldade na pesquisa dessa mesma informação, uma vez que esta se encontra demasiado dispersa, tornando este processo relativamente moroso. Dos 18 SF que responderam ao inquérito, apenas 10 possuíam procedimentos internos referentes ao funcionamento do setor de ambulatório. Quando questionados acerca da pertinência do desenvolvimento de um manual do setor de ambulatório dos SF, 13 responderam positivamente. Apenas 12 SF afirmaram possuir indicadores de qualidade referentes à atividade desenvolvida pelo setor de ambulatório. O inquérito realizado permitiu detectar diversas oportunidades de melhoria e conduziu à elaboração de um manual do setor de ambulatório dos SF hospitalares, com vista a contribuir para a correção das diversas falhas detetadas. O manual elaborado contém toda a legislação referente ao setor de ambulatório dos SF hospitalares, bem como outra informação muito útil para os farmacêuticos hospitalares que exercem a sua atividade neste setor, nomeadamente procedimentos de dispensa e indicadores de qualidade que podem contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado. O documento elaborado constitui, desta forma, uma compilação de diversa informação que se encontra amplamente dispersa, apresentando, ainda, a particularidade de ser de consulta fácil e rápida, respondendo, assim, às necessidades previamente identificadas. O segundo capítulo relata as atividades que desenvolvi e acompanhei ao longo das 8 semanas do meu estágio na farmácia hospitalar do Hospital Sousa Martins (de 3 de fevereiro a 28 de março de 2014). O período de estágio permitiu-me aperceber da importância do farmacêutico hospitalar no domínio dos cuidados de saúde e do medicamento e ainda seguir as atividades realizadas na farmacotecnia, na distribuição, no ambulatório e na logística e armazenamento. Por fim, o terceiro capítulo espelha o meu estágio em farmácia comunitária durante 12 semanas (de 31 de março a 20 de junho) na Farmácia Central. O farmacêutico comunitário encontra-se à cabeceira do doente e estabelece uma forte ligação entre este e o medicamento, sendo que o estágio me permitiu sentir a importância da farmácia comunitária no acesso aos cuidados básicos de saúde.
- Caracterização das abordagens farmacológicas usadas no tratamento das demências – análise de casos do CHCBPublication . Silva, Juliana Alves da; Alvarez Pérez, Francisco José; Baltazar, Graça Maria FernandesO Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas permite a integração em diferentes áreas, preparando o futuro farmacêutico para o mercado de trabalho, através da unidade curricular Estágio. O aluno tem então a oportunidade de experienciar uma componente de investigação e uma componente profissional. A componente de investigação é composta pelo estudo das abordagens farmacológicas utilizadas nas demências diagnosticadas no Centro Hospitalar da Cova da Beira. Através da recolha de informação dos processos dos doentes diagnosticados com demências, procurou-se caracterizar a amostra com parâmetros demográficos, clínicos e farmacológicos. A maioria da amostra era do género feminino, e encontrava-se na faixa etária compreendida entre os 70 e 89 anos. A doença de Alzheimer foi a demência mais diagnosticada. Os antidemenciais, antipsicóticos, antidepressivos e ansiolíticos foram bastante utilizados no tratamento das demências, nem sempre refletindo o indicado na literatura. As comorbilidades mais encontradas foram as afeções cardiovasculares, como era esperado. A componente profissional englobou o estágio curricular em farmácia comunitária e em farmácia hospitalar. De 3 de fevereiro a 25 de abril, estagiei na farmácia Parente, e de 28 de abril a 20 de junho estagiei no Centro Hospitalar da Cova da Beira. Ambos os estágios possibilitaram a aquisição e aplicação de conhecimentos nestas duas possíveis saídas profissionais.
- Relatório de Estágio na SOIR JAA – Sociedade Operária de Instrução e Recreio – Joaquim António de AguiarPublication . Orvalho, Pedro Manuel Martins Eleutério Pastor; Diogo, Vasco Gabriel Bordalo Machado CrespoHistoricamente a cidade de Évora, sempre foi uma cidade muito ligada à cultura, nas suas diferentes expressões (teatro, cinema, escultura, artes performativas, música, etc.). E sempre existiu um vínculo muito forte com a expressão criativa, que se difundiu com positiva receptividade junto aos espectadores: exposições, embora pequenas, de uma rotatividade frequente; concertos na rua, para o público em geral de acesso livre; teatro, produzido pelas imensas companhias de teatro que existem, entre outras atividades. E apraz-me concluir, tendo em conta esta tradição de cultura, desde a sua produção, até à sua recepção pelo público local, que Évora, nos seus moldes históricos, sociais e culturais é um local bem-amado para a prática da criação artística e da sua difusão, pelo menos historicamente. O elevado número de associações existentes, algumas delas centenárias, desempenham um importante papel cultural, na dinamização e disseminação das várias práticas artísticas e culturais, na medida em que são responsáveis pelo desenvolvimento de muitos dos projetos e atividades de cariz cultural e social que acontecem. O cinema, no entanto, é algo que subsiste a muito custo. A cidade perdeu há vários anos a empresa (Lusomundo) que fazia a gestão e exibição de cinema comercial, e mesmo quando estava em funcionamento apenas oferecia um cinema de entretenimento, muito aquém do interesse de um público educado que pretende assistir a um cinema mais consciente e de “bom gosto”. E, desde então, a sua presença pela região tem vindo a diminuir, perdendo-se dos hábitos culturais da população direta e indiretamente. É neste contexto mais reservado e acanhado, que o cinema encontra as suas maiores dificuldades, possivelmente, por não ter como, no caso do teatro, por exemplo, parceiros que possam oferecer uma formação e plataformas específicas e maduras de desenvolvimento; falo por exemplo, no caso do teatro que tem inúmeras associações agregadas, de formação e produção, e também uma licenciatura no ramo na Universidade de Évora. Sem essas plataformas e apoios mútuos de cooperação, o cinema encontra dificuldades no seu desenvolvimento, e neste ponto especifico existe de uma forma mais pioneira. No entanto conjuntamente com o Cineclube da Universidade de Évora a SOIR tem um núcleo designado PÁTIO DO CINEMA, que vem gerindo a última sala de cinema da região, o Auditório Soror Mariana. Uma sala de média dimensão, onde a programação é vocacionada para o cinema independente e de autor. A SOIR é também a entidade que produz o único festival de cinema da região, o FIKE, que se realiza anualmente e conta até agora com 11 edições, estando para acontecer a 12ª este ano. Ao longo dos meus vários anos de formação, já por algumas vezes colaborei com o festival. Primeiro fazendo parte da equipa de visionamentos para a seleção oficial em competição, e da segunda vez, no apoio direto no decorrer do festival, como assistente de produção, nomeadamente, no acompanhamento de uma equipa canadiana que veio fazer a cobertura do festival, para o integrar numa série televisiva. Estas colaborações com o festival permitiram-me criar uma base de confiança, e que recentemente, fosse convidado para integrar a equipa operacional da Associação, que organiza o festival, dando-me a possibilidade de realizar o estagio objecto deste relatório. O FIKE e a parceria desenvolvida entre a SOIR e o Cineclube da Universidade de Évora, tem como principal objectivo a divulgação do cinema como veículo de manifestação artística, conhecimento de culturas e formas de expressão, propondo-se a ser um espaço de cultura e acesso a obras menos conhecidas dentro do circuito cinematográfico; divulgando o melhor da arte cinematográfica, contribuindo para a formação cinéfila de quem lá vai, e ajudando Évora, enquanto região e cidade, no seu desenvolvimento cultural cinematográfico. Para além do FIKE é importante também reafirmar o papel dos cineclubes. Estes fazem-nos retornar às origens da exibição de cinema, pois deslocarmo-nos a uma sala é partilhar de um ato social e crítico. Servem para ser um espaço de difusão de obras que com mais dificuldade teríamos acesso e de valorização da multiculturalidade cinematográfica, permitindo estimular o espectador a mais tarde procurar essa multiculturalidade fora desse ambiente seguro. São também espaços que procuram promover o contacto do público em geral com os participantes diretos no cinema; refiro-me a realizadores, críticos, atores e produtores, com os quais dificilmente poderíamos ter este contacto privilegiado, o que faz com que o cinema se torne muito mais próximo de nós, mais humano. No caso do FIKE, tal como noutros festivais, estas "ações culturais" oferecem masterclasses ou conversas com os próprios criadores das curtas, o que por si só deixa de ser um espaço para apenas a visualização de cinema, mas passa a ser um local de aprendizagem e de estruturação de conhecimento.
- A Invenção do AmorPublication . Costa, Marta Henriques da; Lopes, Frederico Nuno VicenteO presente relatório enumera as fases criativas que culminaram na realização da curtametragem “A Invenção do Amor”. As decisões tomadas são acompanhadas, sempre que possível, de conteúdo teórico e referências fílmicas que foram exploradas aquando da elaboração deste projeto. Do ambiente recriado, do modo como o poema foi explorado, passando pelas decisões de realização e ao trabalho com os atores, este relatório faz ainda um pequeno balanço do período de rodagens do filme.
- Bisphenol A effects in transthyretin and barrier integrity markers in the choroid plexus: implications in amyloid beta catabolismPublication . Duarte, Ana Catarina Abreu; Lopes, Helena Tomás Marcelino; Santos, Cecília Reis Alves dosThe choroid plexus is a multifunctional tissue responsible for a wide range of homeostatic functions crucial to the central nervous system, including secretion of cerebrospinal fluid, synthesis and secretion of important peptides and regulation of the chemical substances exchange between the blood and the cerebrospinal fluid, through the blood-cerebrospinal fluid barrier. Transthyretin, a protein highly expressed and secreted by choroid plexus to the cerebrospinal fluid, is the major amyloid-beta scavenger protein, contributing to its clearance. Sex hormones, as estrogens, upregulate transthyretin expression in choroid plexus, and as a consequence its regulation may be disrupted by substances that interfere with various cellular pathways regulated by endogenous hormones, known as endocrine disruptors chemicals. The human population is exposed to many chemicals with such properties, such as bisphenol A. Therefore, the present study analysed the effects of the endocrine disruptor bisphenol A on transthyretin expression in newborn rats by Whole-Mount fluorescent staining and Western blot, and at the mRNA level by Real time RT-PCR. Moreover, the effects of beta-amyloid on transthyretin expression were also investigated using the same techniques in choroid explants of newborn and young rats. Blood-cerebrospinal fluid barrier plays an important role in the regulation of molecules movement between choroid plexus and cerebrospinal fluid, and it disruption can happen when choroid plexus functions are impaired. Thus, one purpose of this work was determine the effects of both compounds, beta-amyloid and bisphenol A, in bloodcerebrospinal fluid barrier integrity through the evaluation of some membrane protein levels present in this barrier, namely, occludin, E-cadherin, claudin-1 and zonula occludens-1. Beta-amyloid treatment in rat choroid plexus seems to trigger transthyretin upregulation, in a dose-response manner. Transthyretin mRNA levels in newborn rat choroid plexus explants increased much more than in young explants. Increased transthyretin expression levels were not correlated with secretion levels. Additionally, beta-amyloid at 1ug/mL increased reactive oxygen species production in choroid plexus. Low doses of bisphenol A affected transthyretin expression in rat choroid plexus in a non-monotonic dose response way, accordingly to data previously reported in other studies with bisphenol A. The same response profile was observed in transthyretin protein and mRNA levels measured, with higher transthyretin levels verified at 50nM of bisphenol A. As reported before with beta-amyloid treatment, also bisphenol A lead to an increase of transthyretin expression in choroid plexus cells, which was not altered with significance the secretion levels of this protein. Beta-amyloid and bisphenol A clearly influence transthyretin expression in rat choroid plexus, in a dose-response manner, and in a non-monotonic dose response, respectively. In accordance to previous reports, increasing beta-amyloid levels induced transthyretin upregulation. Increased transthyretin production by choroid plexus seems to be a protective mechanisms to avoid beta-amyloid fibrillization and consequent toxicity. Bisphenol A interfered with transthyretin expression, in both positive and negative ways. Therefore, bisphenol A levels might lead to up or down of transthyretin regulation, and consequently, leading to impairment of beta-amyloid levels in brain. Blood-cerebrospinal fluid barrier integrity might be compromised by beta-amyloid and bisphenol A injuries, which explains alteration in secretion rates of controls for treated choroid plexus explants. However, further investigation is required to analyse evolution of transthyretin expression by choroid plexus throughout life, and would be also important evaluate bisphenol A effects in blood-cerebrospinal fluid barrier protein levels, to better understand bisphenol A consequences in beta-amyloid clearance.
- Um caminho para (re)criar…Publication . Reboca, Ana Luisa Pedrosa; Schouten, Maria Johanna ChristinaO presente projeto consiste na reabilitação social de uma localidade piscatória, a Praia da Leirosa, pertencente à freguesia da Marinha das Ondas, concelho da Figueira da Foz. A localidade em estudo, a Praia da Leirosa, é uma localidade fechada a elementos externos, com alguns problemas sociais, nomeadamente o abandono escolar que origina outros problemas como a gravidez na adolescência, o desemprego, e precaridade do emprego. A execução do projeto divide –se em duas partes importantes. A primeira consiste de um diagnóstico social à localidade, com o objetivo de conhecer a realidade existente da Praia da Leirosa, incluídos os seus maiores problemas sociais. Nesta fase foram aplicados 50 inquéritos à população e 8 entrevistas também aplicadas aos mesmos. Também foram realizadas mais 4 entrevistas a profissionais que exercem a sua atividade profissional na localidade. A segunda parte deste mesmo projeto consiste na elaboração de planos visando a reabilitação social da localidade, tendo em consideração os seus maiores problemas sociais. A execução do presente projeto terá como principal objetivo inserir na localidade novas práticas, novos hábitos e novos costumes à comunidade, para que os habitantes se interessem mais pelos seus futuros e o tentem melhorar a sua vida. Todas as atividades e workshops propostos terão como principal função apelar para a continuação escolar, tentando explicar e ensinar, matérias comuns escolares, como história, geografia, matemática de uma forma mais indireta com pessoas comuns e conhecidas das crianças/jovens dando workshops sobre a pesca, papel, turismo, ao mesmo tempo que introduzem as diferentes matérias escolares.
- Produção de nanofibras de Pectina/PVA por electrospinning, utilizando L-Cisteína como agente antimicrobianoPublication . Silva, Ana Catarina Nascimento Matias da; Gouveia, Isabel Cristina Aguiar de Sousa e Silva; Nunes, Sílvia Cristina CláudioA pectina, é um polímero natural que apresenta vantagens como biodegradabilidade, solubilidade em água, baixa toxicidade e propriedades bioadesivas. Estas vantagens convertem-na numa forte candidata a ser utilizada em aplicações biomédicas. Deste modo, o objetivo deste trabalho teve por base a produção de fibras de Pectina através de electrospinning. No entanto, apesar da sua utilização ser vantajosa, a pectina apresentou uma fraca electrospinnability, que é provocada pelas cargas elétricas, nomeadamente pelas forças repulsivas existentes entre os polianiões. Desta forma, para inverter esta dificuldade adicionou-se um polímero sintético, o poli (vinil álcool) (PVA). A adição do PVA resultou numa mistura com as características desejáveis, uma vez que a interação entre o PVA e as cadeias poliméricas da Pectina reduziu as forças repulsivas existentes. Assim, aumentou substancialmente a electrospinnability da Pectina e consequentemente foram produzidas as nanofibras pretendidas. A morfologia das nanofibras de Pectina/PVA obtidas a partir do electrospinning foram, posteriormente, analisadas por microscopia eletrónica de varrimento (SEM). O resultado esperado verificou-se quando uma solução de 4% Pectina foi misturada com uma solução 10% de PVA numa proporção 30:70 (v/v), respetivamente. Nesta proporção observouse fibras uniformes e homogéneas com diâmetro de 287 nm. Posteriormente, a L-Cisteína foi adicionada à solução Pectina/PVA 30:70 (v/v). Esta adição teve como objetivo avaliar a bioactividade da L-Cisteína na mistura. Para estimar a quantidade de L-Cisteína a ser adicionada à mistura Pectina/PVA a sua concentração mínima inibitória (MIC) foi determinada, através do método de microdiluição em caldo. Os valores de MIC obtidos para a solução de Pectina/PVA 30:70 com L-Cisteína foram de 5 mg/ml para Staphyloccocus aureus e de 10 mg/ml para Klebsiella pneumoniae. Estes valores, confirmam que a L-Cisteína funciona como agente antimicrobiano, o que pode ser muito útil em aplicações biomédicas.
- Rede ZigBee de monitorização de cargas em quadros elétricos de baixa tensãoPublication . Caramelo, Tânia Filipa Gomes; Catalão, João Paulo da SilvaEsta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta para medição e grandezas físicas através de um microcontrolador, um sensor de temperatura, um sensor de corrente e um sensor de tensão. O sistema é projetado para aquisição de sinais em um sistema elétrico monofásico, tendo a capacidade de realizar a medição da corrente e tensão eficaz assim como a temperatura ambiente. É descrito a constituição do microcontrolador MSP430F5529 usado neste projeto assim como os sensores utilizados e os seus circuitos de aquisição. Ao longo da dissertação são também apresentados os algoritmos usados para o cálculo das grandezas físicas assim como o software utilizado.