Publication
Impacto da gestão flexível do currículo no meio escolar: A voz dos participantes
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | |
dc.contributor.advisor | Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da | |
dc.contributor.advisor | Loureiro, Manuel Joaquim da Silva | |
dc.contributor.author | Silva, Gonçalo Pedro Azevedo da | |
dc.date.accessioned | 2025-06-24T16:10:10Z | |
dc.date.available | 2025-06-24T16:10:10Z | |
dc.date.issued | 2025-05-02 | |
dc.description.abstract | Com o objetivo de acompanhar as mudanças e evolução que o mundo experiencia, o Ministério da Educação decidiu dar às escolas mais autonomia. De entre as várias medidas, a flexibilização do currículo está no cerne da questão; pois, segundo a DireçãoGeral da Educação, o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo. As escolas foram convidadas a aderir ao plano de autonomia e flexibilização curricular a partir de 2017/2018 com o intuito de garantir que todos os alunos, independentemente da oferta educativa e formativa que frequentam, alcançam as competências definidas nas aprendizagens essenciais no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho). Este nosso estudo pretende aferir qual o impacto que a gestão flexível do currículo teve no meio escolar a partir da perceção dos seus participantes. Optámos por uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa. Consistiu num questionário realizado a 80 professores, em que teriam de responder a 42 questões de âmbito pessoal e profissional, de forma a podermos obter respostas no que respeita às questões de investigação e, em duas entrevistas, a dois membros de direção de dois agrupamentos. Os questionários foram enviados através de correio eletrónico (Google Forms) e realizados a distância. As entrevistas foram realizadas presencialmente e gravadas, sendo, posteriormente transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Entre os principais resultados foi possível verificar que os respondentes, apesar de assinalarem que conhecem a gestão flexível do currículo, não identificam muitos aspetos positivos e não registaram alterações na escola ou sala de aula. Foi assim possível concluir que ainda que a maior parte dos docentes tenha registado a implementação da gestão flexível do currículo nas escolas, não houve uma relação direta de impacto entre a gestão, o trabalho docente e o sucesso escolar. | por |
dc.description.abstract | To keep up with the changes and evolution that the world experiences, the Ministry of Education decided to give schools more autonomy. Among the various measures, flexibility of the curriculum is at the heart of the issue; because, according to the General Management for Education, the effective exercise of autonomy in education is only fully guaranteed if the object of this autonomy is the curriculum. Schools have been invited to join the curriculum autonomy and flexibility plan initiated in 2017/2018 in order to ensure that all students, regardless of the educational and training offer they attended, achieve the skills defined in the Essential Learning contents in the students' profile at the end of mandatory education (Dispatch 5908/2017). This study aims to determine the impact that the flexible management of the curriculum had on the school environment from the perception of its participants. The methodology consisted of a survey of 80 teachers, in which they would have to answer 42 questions of personal and professional scope, in order to be able to find the answers that interest us for the research questions and in 2 interviews to two school members of the board. The questionnaires were sent through a link that would automatically retrieve the answers to an Excel document (Google Forms); regarding the interviews, they were conducted in person and recorded, being later transcribed and attached to the thesis. The aim was to get the largest number of participants and for this all secondary schools in the District of Castelo Branco were contacted by telephone and by email. The questionnaires were treated through the SPSS program; a qualitative and quantitative evaluation was carried out. The results are not intended to determine whether teachers and schools work well or poorly, but rather to shed light on what opinion school participants have of curricular flexibility and what impact it has had on them, on the school and on students leaving compulsory education. Amongst all the results, it was possible to determine that the respondents, though they assume knowing what flexible curriculum is, do not identify many positive aspects and do not register changes at school or inside the classroom. Therefore, we may conclude that even though the majority of the teachers may have implemented the flexible curriculum measures, there wasn´t a direct correlation between the measures, the professor work and school success. | por |
dc.identifier.tid | 101634439 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/18865 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Educação | |
dc.subject | Autonomia | |
dc.subject | Flexibilidade Curricular | |
dc.subject | Perfil do Aluno | |
dc.subject | Aprendizagens Essenciais | |
dc.subject | Student Profile | |
dc.subject | Essential Learning | |
dc.title | Impacto da gestão flexível do currículo no meio escolar: A voz dos participantes | por |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Educação |