Publication
O impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebol
dc.contributor.author | Mendes, Sérgio | |
dc.contributor.author | Travassos, Bruno | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ema | |
dc.date.accessioned | 2020-12-14T15:42:39Z | |
dc.date.available | 2020-12-14T15:42:39Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Objetivos: i) analisar as perceções de árbitros especialistas sobre a introdução de programas de formação de árbitros de futebol em Portugal; (ii) identificar diferenças nas classificações dos árbitros em função do estágio na Academia de Arbitragem (AA). Metodologia: foram realizados 2 estudos complementares. No primeiro foram entrevistados cinco especialistas da área. No segundo recolheram-se as classificações dos árbitros entre 2009-2019 (N=243) e constituíram-se 3 grupos conforme a sua formação: Grupo 1 (n=81) promovidos após estágio na AA; Grupo 2 (n=85) promovidos diretamente; Grupo 3 (n=76) nunca promovidos. Os resultados revelaram: i) uma mudança na estruturação da formação dos árbitros; ii) a sinalização de lacunas no processo formativo e classificativo; iii) a existência de uma cultura de individualismo e exigência no setor; iv) diferenças significativas no ranking médio entre o G3 e G1. Conclusão: são percecionadas melhorias no processo de formação, embora não se tenham verificado melhorias significativas no desempenho classificativo. | pt_PT |
dc.description.abstract | Objetivos: i) analizar las percepciones de árbitros expertos sobre la introducción de programas de formación de árbitros de fútbol en Portugal; ii) identificar diferencias en las calificaciones de los árbitros, teniendo en cuenta sus prácticas en la Academia de Arbitraje (AA). Metodología: se realizaron dos estudios alternativos. De primero encuestaron a cinco expertos del área. En un segundo momento reunieron las calificaciones de los árbitros entre 2009-2019 y se formaron tres grupos de acuerdo con su categoría: Grupo 1 (n=81) árbitros ascendidos tras las prácticas en la AA; Grupo 2 ascendidos directamente; Grupo 3 que nunca ascendieron. Los resultados demostraron: - un cambio en la estructura formativa de los árbitros; la existencia de puntos débiles en el proceso formativo y calificativo; - existencia de una cultura de individualismo y exigencia en el sector; - diferencias considerables en el ranking medio entre el G3 y G1. Conclusión: Se comprueban mejores resultados en el proceso formativo, aunque lo mismo no ocurra respecto al desempeño calificativo. | pt_PT |
dc.description.abstract | Objectives: i) analyze the perceptions of expert referees on the introduction of football referee training programs in Portugal; (ii) identify differences in the referees' ratings due to the internship at the Academia de Arbitragem (AA). Methodology: 2 Several complementary studies were carried out. In the First Study, five experts in the field were interviewed. In the second, the referees' classifications were collected between 2009-2019 (N = 243) and 3 groups were formed according to their formation: Group 1 (n = 81) promoted after an internship in AA; Group 2 (n = 85) promoted directly; Group 3 (n = 76) never promoted. The results revealed: i) a change in the structure of the training of referees; ii) signaling gaps in the formative and classifying process; iii) the existence of an individualistic culture and demand in the sector; iv) significant differences in the average ranking between the G3 and G1. Conclusion: There are improvements perceived in the training process, although there have been no significant improvements in the classification performance. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Mendes, S., Travassos, B.; Oliveira, E. P. (2021). O impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebol. Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(1), 43-59 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1989-5879 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/10692 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Servicio de Publicaciones de la Universidad de Murcia | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Árbitros de futebol | pt_PT |
dc.subject | Carreira | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Educação formal | pt_PT |
dc.subject | Excelência | pt_PT |
dc.title | O impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebol | pt_PT |
dc.title.alternative | El impacto de la capacitación en el desempeño del arbitraje en fútbol | pt_PT |
dc.title.alternative | The impact of training on football refereeing performance | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 59 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 21 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 43 | pt_PT |
oaire.citation.title | Cuadernos de Psicología del Deporte | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Mendes | |
person.familyName | Travassos | |
person.familyName | Oliveira | |
person.givenName | Sérgio | |
person.givenName | Bruno | |
person.givenName | Ema Patrícia de Lima | |
person.identifier.ciencia-id | 5F1A-5DFD-8FBE | |
person.identifier.ciencia-id | 0910-B8EE-A6F6 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2049-109X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-2165-2687 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3341-1757 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36490697400 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6cb7cb43-fddf-4c4a-b311-a81b91fa4119 | |
relation.isAuthorOfPublication | 44921471-78bc-4cb3-997f-920fdc726c8d | |
relation.isAuthorOfPublication | b380b9d9-6d31-48e7-8750-5ddc091ef68c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6cb7cb43-fddf-4c4a-b311-a81b91fa4119 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- MendesTravassosOliveira2021_O impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebol_Cuadernos.pdf
- Size:
- 461.5 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format