dc.contributor.author | Rosa, José Maria Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T08:31:33Z | |
dc.date.available | 2022-05-16T08:31:33Z | |
dc.date.issued | 2021-09 | |
dc.description.abstract | No Prefácio a uma das suas obras mais importantes, a «Expositio in Apocalypsim» (Venetti, 1527), 0 abade calabrês Joaquim de Fiore revela-nos a experiência de uma súbita iluminação do espírito quanto ao sentido do «Livro do Apocalipse« e a revelação completa sobre a concórdia entre 0 Antigo e 0 Novo Testamentos: «[ ... ] subito mihi meditandi, aliqua quadam mentis oculis intelligentiae claritate percepta, de plenitudine scientiae libri hujus et de tota percepta veteris et novi testamenti concordia revelatio facta est». Conhecemos outros relatos de episódios semelhantes quanto a inesperada luz interior na resolução de uma questão. Basta recordar Santo Anselmo e a dádiva / inteleção, um dia, quando rezava no coro, da fórmula que, em seu entender, lhe permitira demonstrar racionalmente a existência de Deus. Ou, mais radicalmente ainda, lembrar a pretensão de Manés, o fundador do maniqueísmo, de ser a encarnação do próprio Espirito Santo prometido por Jesus aos discípulos, a fim de lhes revelar toda a verdade (Jo 16, 13). Bern longe dos excessos gnósticos, Joaquim de Fiore jamais pretendeu ser 0 Paráclito em pessoa. o seu modo de compreender a relação entre 0 Espírito Santo e a Historia, apesar das aparências, vai ate no sentido oposto ao das antigas tendências gnósticas e maniqueias, as quais também dividiam a historia em três etapas: Tempo do Principio, Tempo do Meio e Tempo do Fim, embora a ‘gnôsis’ condenasse a ilusão do tempo (saeculum) e procurasse escapar para 0 reino do Pai celeste e para a pátria da luz eterna. Joaquim de Fiore, ao invés, procura ver a presença do Espírito no tempo, realizando-se sucessivamente nas três idades do Pai, do Filho e do Espírito Santo, fazendo rasgado elogio desta última como era de paz e fraternidade universais (ideia que, como se sabe, multo influenciaria certas representações da portugalidade, como 0 Quinto Imperio). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | ROSA, José Maria Silva, «A Idade do Espírito e o advento da Secularização», In: José Eduardo FRANCO, A.M. Ribeiro REBELO, Utopia global do Espírito Santo. Cultura, Cultos e Inspirações Utópicas, Vol. I, Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2021, pp. 139-156. | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14195/978-989-26-2171-5 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-898-26-2170-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/12225 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.uc.pt/imprensa_uc/article?key=a-864cc69237 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Secularização | pt_PT |
dc.subject | Joaquim de Fiore | pt_PT |
dc.subject | Espírito Santo | pt_PT |
dc.subject | Fim da História | pt_PT |
dc.subject | Idade do Pai | pt_PT |
dc.subject | Idade do Filho | pt_PT |
dc.title | A Idade do Espírito e o advento da Secularização | pt_PT |
dc.title.alternative | The Age of the Spirit and the advent of secularization | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 156 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 139 | pt_PT |
oaire.citation.title | Utopia Global do Espírito Santo: Cultura, Cultos e Inspirações Utópicas | pt_PT |
oaire.citation.volume | Volume I | pt_PT |
person.familyName | Rosa | |
person.givenName | José Maria da Silva | |
person.identifier.ciencia-id | 4E1D-CEFA-C1F9 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6282-8063 | |
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relation.isAuthorOfPublication | fd08c643-c47e-4f35-bb6c-313ae00dd7c9 | |
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- José M.S. Rosa, A Idade do Espírito e o Advento da Seculariazação.pdf
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