Repository logo
 
Publication

No mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantil

dc.contributor.authorLopes, Olga Maria Ramos Nuno
dc.date.accessioned2014-07-28T16:08:33Z
dc.date.available2014-07-28T16:08:33Z
dc.date.issued2008-06
dc.description.abstractA narrativa, pela forma como se encontra estruturada, é indiscutivelmente o texto ideal para que os alunos consigam hierarquizar o discurso na mente. Sendo hoje a leitura vista como um construir de significados, o texto narrativo apresenta, desde logo, as valências necessárias para a construção da compreensão leitora. “O segredo do Rio”, de Miguel de Sousa Tavares, para além de desenvolver a fantasia e a imaginação, sustenta uma estrutura que ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio, os mecanismos de compreensão e, em simultâneo, motiva e desenvolve competência em leitura. Através do estudo da obra supracitada, numa perspectiva multidisciplinar mas também transdisciplinar, levado a cabo na escola onde exercemos a nossa docência, foi-nos permitido testar a importância da activação do conhecimento no âmbito da pré-leitura como preparação para a motivação, aprofundamento e desenvolvimento de competências várias.por
dc.description.abstractThe narrative by the way it is built is certainly the ideal text for the students to hierarchize their speech in their mind. Being the reading (lecture) seen as the way of building meanings, the narrative gives itself the necessary valencies to the construction of reading/comprehension. “O Segredo do Rio” (The Mistery of the River), by Miguel Sousa Tavares, develops not only the fantasy but also the imagination, and at the same time sustains a structure that helps improve the memory, the intelligence, the techniques of the comprehension and at the same time motivates and develops the reading skill. The analysis of the book “The Mistery of the River” in a multi and transdisciplinary way, in our school, the place where we work, gave us the opportunity to test the importance of knowledge in the pre-reading as a way to prepare for the motivation, deeper approach and development of multiple abilities/skills.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2125
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.titleNo mundo da leitura: dos manuais escolares aos livros de literatura infantilpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE OLGA.pdf
Size:
20.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: