Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
dc.contributor.advisor | Martins, Júlio Manuel Cardoso | |
dc.contributor.advisor | O'Hara, Kelly de Lemos Serrano | |
dc.contributor.author | Martins, Igor Paulo Gomes | |
dc.date.accessioned | 2018-08-31T16:08:13Z | |
dc.date.available | 2018-08-31T16:08:13Z | |
dc.date.issued | 2015-11-10 | |
dc.date.submitted | 2015-10-2 | |
dc.description.abstract | Capítulo 1 O presente relatório pretende descrever e analisar a função de professor de Educação Física exercida, ao longo do ano letivo 2014/2015, no âmbito da unidade curricular de estágio pedagógico que é parte integrante do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola Básica de São Miguel, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins. Inicialmente, como fundamentação da minha análise, descrevi, a vários níveis, a escola se desenrolou o estágio. Ao longo do ano exerci a função de professor na sua plenitude pois tive de planear, em conjunto com os meus colegas de estágio, para a turma que nos foi incumbida (6ºA), tanto o desenrolar anual (planeamento anual) como os vários planos de aulas das diversas modalidades que lecionámos. Tivemos, também, a responsabilidade de organizar os vários eventos desportivos ocorridos na escola, casos dos inter-turmas e corta mato. No desporto escolar, realizámos um acompanhamento das várias modalidades existentes na escola presencialmente nos treinos e competições. Por fim, penso ter contribuído para a formação dos alunos com quem contatei, possibilitando transformações positivas nos mesmos, adquirindo assim, novas competências para exercer a função de docente e agente de ensino. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos. | por |
dc.description.abstract | Abstract 1 This report aims to describe and analyze the role of teacher of Physical Education exercised over the school year 2014/2015, within the course of teaching practice which is an integral part of the course leading to the degree of Master of Education Teaching physics in Primary and Secondary Schools. The stage took place in the primary school São Miguel, exercising training supervisor function Professor José Coelho and as master's advisor, University of Beira Interior, Professor Júlio Martins. Initially, as the basis of my analysis, I described at various levels, the school took place the stage. Throughout the year I held the role of teacher in full because I had to plan, together with my internship colleagues, to the class that was responsible in (6ºA), both the annual progress (annual planning) as the various plans lessons of various types that we teach. We also had the responsibility to organize various sporting events in school, inter-class cases and cross country. In school sports, carried out a monitoring of the various existing arrangements in the school in person in training and competitions. Finally, I have contributed to the education of students with whom I contacted, enabling positive changes in them, and thereby made, new skills to practice the teaching function and teaching agent. Abstract 2 The Physical Literacy is defined as a set of movements or physical abilities that let you perform properly physical activity everyday. This LF is meant as a kind of literacy as it happens with "reading and writing" in ages training Adult future and serves as an important basis not only for practicing various sports but also for proper physical education in individual, allowing you to perform correctly the various physical movements with which it will discuss this in your day to day, throughout their life. This research seeks to understand if there are statistically significant differences between students practicing only Physical Education and practicing Physical Education and Sports School together. Participate in this study 201 students of 2nd and 3rd cycle of Basic School São Miguel to which the test "BOT 2" Bruininks will be administered. After exploratory data analysis there were statistically significant differences in terms of physical literacy practitioners students of Physical Education and Sports School and the students only practice physical activity in physical education classes (p = 0.004). It was also possible to see that within the DE practitioners were practitioners of collective mode (Futsal) those who were better in terms of LF. Thus, we consider that those responsible for education and teachers should continue to foster the DE so that everyone has the possibility to integrate and take advantage of its benefits at the level of LF or other more benefits already commonly known. | eng |
dc.identifier.tid | 201645360 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/5990 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Desporto Escolar | por |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Estágio Pedagógico | por |
dc.subject | Literacia Física | por |
dc.subject | Planeamento | por |
dc.title | Relatório de Estágio | por |
dc.title.alternative | Escola Básica de São Miguel | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundário | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1