Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Influência da Paixão Empreendedora e suas Origens no Contexto do Segmento Turístico Low Cost: Hostels

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6481_14291.pdf1.58 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Os avanços teóricos na área do empreendedorismo fazem surgir novos conceitos que sustentam o desempenho dos negócios e facilitam a análise do comportamento empreendedor. O estudo do afeto foi incorporado devido a sua influência positiva no processo empreendedor. Como consequência, a paixão é uma das experiências afetivas mais importantes e que compõe o processo empresarial. Apesar da paixão ter sido relacionada ao comportamento empreendedor desde Schumpeter, estudos mais recentes consideraram a paixão como uma poderosa força positiva que impulsiona os empreendedores. O objetivo deste trabalho consiste na análise da paixão empreendedora, através da identificação e análise das suas origens e perceber como esta paixão pode influenciar os resultados dos empreendedores do segmento turístico de hospedagem low cost, hostels. Como tal, utilizou-se o método de investigação de natureza exploratória, com uma abordagem qualitativa e o recurso a estudo de caso de dois dos melhores hostels do mundo, segundo o site especializado Hostelworld.com. Para o tratamento e análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, com a exploração de texto introduzido no software WebQDA. É possível concluir que há presença da paixão empreendedora em ambos os casos, entretanto esta característica foi demostrada em graus distintos entre os empreendedores. Assim, considera-se que este trabalho fornece um contributo prático relevante para a compreensão da interação entre a paixão empreendedora e a gestão em um segmento de negócio pouco investigado até o presente momento e de suma relevância no âmbito da economia internacional.
The theoretical advances in entrepreneurship area result in new concepts that support business performance and facilitate the analysis of entrepreneurial behavior. The study of affect was incorporated because of its positive influence in the entrepreneurial process. As consequence, passion is one of the most important affective experiences and that composes the business process. Although passion has been related to entrepreneurial behavior since Schumpeter, more recent studies have considered passion a powerful positive force that drives the entrepreneurs. This paper aims to analyze the entrepreneurial passion, through the identification and analysis of its origins and to understand how this passion can influence the results of the entrepreneurs of the tourist segment of low cost lodging, hostels. As such, the exploratory research method was applied, with a qualitative approach and the case study of two of the best hostels in the world, according to the specialized website Hostelworld.com. For data treatment and analysis, we used content analysis, with the text exploration introduced in the WebQDA software. It is possible to conclude that entrepreneurial passion is present in both cases, however this characteristic was demonstrated in different degrees among the entrepreneurs. Thus, it is considered that this paper provides a relevant practical contribution to the understanding of the interaction between entrepreneurial passion and management in a segment of business not much investigated until the present moment and of great relevance in the scope of international economy.

Description

Keywords

Comportamento Empreendedor Empreendedorismo Hostels Paixão Empreendedora

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue