Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-14"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Duarte, Maria Maura Preto; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente relatório de estágio expõe as aprendizagens recebidas ao longo do ano letivo 2017/2018, através da lecionação realizada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP), bem como no Conservatório de Música da Covilhã, ambas localizadas na Covilhã. Aqui, é elaborada uma descrição e contextualização do que foi feito em ambas as instituições, nomeadamente os problemas que foram enfrentados ao longo do ano e as estratégias para colmatar os mesmos, no que diz respeito à parte da lecionação. É também exposto o que foi feito com a escola e a comunidade, as atividades que foram desenvolvidas, bem como o que foi realizado no Desporto Escolar. Na segunda parte do relatório, encontra-se a investigação que foi realizada em conjunto com as minhas colegas de estágio, tendo como objetivo estudar a força dos membros superiores e inferiores, tendo como base um circuito já estudado. Esta investigação foi constituída por duas turmas de 12º ano, com 44 alunos, sendo que uma turma era o grupo experimental, enquanto outra era o grupo de controlo. O estudo foi realizado durante 8 semanas, durante o 2º período do ano letivo.
- Riscos naturais, tecnológicos e mistos no concelho da CovilhãPublication . Pinto, Manuel José Oliveira Moura; Carvalho, Paulo Eduardo Maia deO crescente aumento demográfico e a pressão das atividades humanas sobre o território atingem níveis sem precedentes. Tal facto contribui para um maior número de ocorrências de catástrofes e de maior exposição a todos os riscos. Agir ao nível da prevenção é fulcral, por forma a reduzir perdas e prejuízos, humanos, ambientais e económicos. Contudo, para se intervir com o propósito de mitigar e prevenir, é necessário iniciar todo um processo de aquisição de conhecimento abrangente e pluridisciplinar, integrante de distintas áreas do saber. O presente estudo caracteriza o território do concelho da Covilhã, desde os atributos físicos aos socioeconómicos; percorre e descreve especificidades que contribuem para a definição da vulnerabilidade social, compreendendo a sua dimensão e a distribuição que assume pelas freguesias do concelho. Identifica ainda e avalia os riscos existentes com expressão através da aplicação de metodologias, hierarquizando-os consoante o grau de risco que representam. Consiste assim num documento que, após descrever a realidade do concelho da Covilhã e proporcionar dados concretos sobre os riscos com maior expressão no concelho, culmina com a apresentação de medidas preventivas e ações de mitigação específicas, não obstante de possibilitar a criação de outras políticas e estratégias eficazes, capazes de fomentar a cultura de risco na sociedade.
- O efeito do Treino Funcional na Aptidão FísicaPublication . Marques, Luís Filipe dos Santos; Marinho, Daniel Almeida; Neiva, Henrique PereiraO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, na cidade de Évora, procurando cumprir os requisitos para a obtenção da habilitação profissional para a docência da disciplina de Educação Física (grupos de recrutamento 260 e 620). Neste sentido, foi desenvolvido um estudo com o objetivo de verificar os efeitos de um programa de Treino Funcional, com a utilização de novos materiais, durante 8 semanas sobre os valores da aptidão física. Para isso, foram avaliados 105 alunos divididos em dois grupos, o grupo experimental (n=42), com 11.50 ±0.80 anos de idade, e o grupo controlo (n=63), com 11.65 ±0.63 anos de idade. Estes alunos, pertencentes às turmas do 6º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em Évora, realizaram os testes de aptidão física no início do 3º período do ano letivo 2017/2018, e no final do 3º período. O estudo incidiu no trabalho realizado pelos grupos durante as 8 semanas de duração do 3º período, em que o grupo experimental realizou o programa curricular programado na disciplina de Educação Física e em complemento um programa de Treino Funcional, com metodologia HICT (high intensity interval training), com 10 exercícios distintos, e orientados para a melhoria da performance nos testes de aptidão física. O grupo controlo realizou o mesmo programa curricular programado na disciplina de Educação Física no mesmo intervalo de tempo. Verificamos uma melhoria significativa nos valores da composição corporal em ambos os grupos, do 1º momento (pré treino) para o 2º momento (pós treino), à exceção dos valores do perímetro abdominal. O mesmo se verifica na aptidão cardiorrespiratória, em que ambos os grupos obtiveram diferenças significativas do 1º momento (pré treino) para o 2º momento (pós treino). Em relação à aptidão muscular, verificamos diferenças significativas no GE nos valores da força superior, abdominais e impulsão vertical. Podemos assim sugerir que um programa de Treino Funcional complementar às aulas de Educação Física, em comparação à rotina normal das aulas de Educação Física, não produz diferenças significativas na composição corporal e na aptidão cardiorrespiratória, mas parece eficaz na melhoria da força superior, abdominais e impulsão vertical.
- A Influência da Paixão Empreendedora e suas Origens no Contexto do Segmento Turístico Low Cost: HostelsPublication . Gama, Rudson Nogueira; Madeira, Maria José AguilarOs avanços teóricos na área do empreendedorismo fazem surgir novos conceitos que sustentam o desempenho dos negócios e facilitam a análise do comportamento empreendedor. O estudo do afeto foi incorporado devido a sua influência positiva no processo empreendedor. Como consequência, a paixão é uma das experiências afetivas mais importantes e que compõe o processo empresarial. Apesar da paixão ter sido relacionada ao comportamento empreendedor desde Schumpeter, estudos mais recentes consideraram a paixão como uma poderosa força positiva que impulsiona os empreendedores. O objetivo deste trabalho consiste na análise da paixão empreendedora, através da identificação e análise das suas origens e perceber como esta paixão pode influenciar os resultados dos empreendedores do segmento turístico de hospedagem low cost, hostels. Como tal, utilizou-se o método de investigação de natureza exploratória, com uma abordagem qualitativa e o recurso a estudo de caso de dois dos melhores hostels do mundo, segundo o site especializado Hostelworld.com. Para o tratamento e análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo, com a exploração de texto introduzido no software WebQDA. É possível concluir que há presença da paixão empreendedora em ambos os casos, entretanto esta característica foi demostrada em graus distintos entre os empreendedores. Assim, considera-se que este trabalho fornece um contributo prático relevante para a compreensão da interação entre a paixão empreendedora e a gestão em um segmento de negócio pouco investigado até o presente momento e de suma relevância no âmbito da economia internacional.
- Rotulagem de Champôs: Um desafio ou um problema à luz da legislação atual?Publication . Diogo, Marta Luísa de Melo; Oliveira, Rita Manuela Palmeira de; Oliveira, Ana Cristina Palmeira deEste documento centraliza-se na minha experiencia profissionalizante para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas através de três vertentes: investigação, Farmácia Hospitalar e Farmácia Comunitária. No Capitulo I é descrito o projeto de investigação que teve como objetivo analisar se os champôs comercializados em Farmácia Comunitária cumpriam as normas de rotulagem especificadas no Regulamento CE nº 1223/2009 em 8 campos diferentes, e ainda, se as alegações presentes nas embalagens dos produtos estavam devidamente formuladas ao abrigo do Regulamento CE nº 655/2013 e dos critérios comuns. No conjunto de champôs analisados, 82% apresentavam irregularidades ao abrigo da legislação quanto ao conteúdo das alegações mencionadas. Tendo em conta o uso generalizado dos champôs e as exigências de um mercado cada vez mais competitivo e inovador, os resultados apresentados permitiram concluir que urge a criação de linhas orientadoras e uma maior harmonização quanto à natureza dos testes e métodos usados para fundamentar as alegações, tendo em conta não só o seu poder de marketing e influência no consumidor, mas também devido ao facto de o aumento dos testes in vitro disponíveis permitirem uma seleção de ingredientes mais adaptada e screening dos produtos finais. O Capitulo II comporta o relatório de estágio em Farmácia Hospitalar realizado na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco – Hospital Amato Lusitano, ilustrando as competências adquiridas no mesmo, bem como, o seu funcionamento e o papel do farmacêutico nesta saída profissional. Por fim, o Capitulo III explora a área mais tradicional de Ciências Farmacêuticas, a Farmácia Comunitária. Neste relatório de estágio abordo a minha experiência na Farmácia Avenida localizada na cidade do Fundão, tendo em conta todos os conhecimentos consolidados durante o curso e outros novos adquiridos durante o estágio, passando desde o funcionamento da farmácia até às áreas de atuação do farmacêutico nesta área.
- Caecilia: Criação de um Brand CulturalPublication . Catanzaro, Cecilia; Lobo, Maria Theresa Figueiredo Beco deO projeto aqui apresentado visa sublinhar o valor semântico do produto de moda, através a criação duma marca de moda feminina de segmento premium e slow fashion, baseada nos conceitos de integração cultural, sociologia e Genius Loci. A inspiração do projeto está na análise sociológica da sociedade contemporânea de Zygmunt Bauman. Inicialmente, foi conduzida uma pesquisa, baseada no conceito de cross fertilization. Neste contesto foi feita uma revisão da bibliografia sobre temáticas e autores que estudaram os conceitos relacionados ao projeto, ou seja a sociologia, a historia da moda, o estudo de tendencias, o branding, o marketing, o emocional design. Estão também analisados casos de estudos de marcas que tem uma bordagem cultural ao desenvolvimento das coleções e que tem uma narrativa baseada no envolvimento emocional do consumidor. Na segunda fase foi utilizada uma metodologia intervencionista, na qual vem criado o projeto. Neste contesto é desenvolvida a marca em questão, e posteriormente é desenvolvida a coleção Outono/Inverno 2020, baseados na primaria cultura tomada em consideração, ou seja a cultura Portuguesa.
- NRF2 polimorfismo rs35652124, como identificar os três genótipos? Identificação e otimização do métodoPublication . Preto, Ana Isabel Esteves; Granadeiro, Luiza Augusta Tereza Gil Breitenfeld; Almeida, Micaela Carina PereiraO seguinte trabalho é constituído por três capítulos relativos, respetivamente, à experiência profissionalizante realizada nas áreas de Investigação, Farmácia Comunitária e Farmácia Hospitalar, para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas. No Capítulo 1, destinado à componente de Investigação, é abordado o papel antioxidante do Nuclear factor-erythroid 2 - related factor 2 (Nrf2) e a influência que os polimorfismos genéticos associados a este fator de transcrição poderão representar na carcinogénese. Atualmente, o ser humano encontra-se cada vez mais exposto ao Stress Oxidativo (SO) que, por sua vez, se pode correlacionar com a etiologia de várias doenças, nas quais se inclui o cancro. Porém, existem vários mecanismos de proteção contra o SO. Têm sido realizados vários estudos que refletem a importância do Nrf2 no SO, uma vez que intervém neste processo mediante a ativação da transcrição de genes que codificam enzimas antioxidantes de fase II e proteínas que participam no transporte de xenobióticos, prevenindo alterações na cromatina provocadas pelo SO, o que lhe confere um papel antioxidante. O Nrf2 encontra-se no citoplasma, acoplado à proteína Kelch-like ECH-associated protein 1 (Keap1), o seu regulador negativo. Mutações somáticas que influenciem a perda desta regulação negativa ou a presença de Single Nucleotide Polymorphism(s) (SNPs) na região promotora do gene Nrf2 podem estar associadas a alterações na expressão deste fator de transcrição. As diferenças observadas entre indivíduos relativamente à expressão de genes envolvidos na via oxidativa e no metabolismo carcinogénico poderão estar relacionadas com estes polimorfismos genéticos. O cancro da mama é uma das doenças na qual as vias envolvidas no SO representam um fator de risco para o seu desenvolvimento. Sendo o cancro da mama o mais frequente entre mulheres, com maior percentagem de morbilidade e mortalidade a nível mundial e o segundo tipo de cancro com maior mortalidade que afeta maioritariamente mulheres, os SNPs na região promotora do gene, anteriormente associados a outras patologias, consideram-se um potencial alvo de investigação no cancro da mama. Têm sido identificados vários SNPs no gene Nrf2, nomeadamente o SNP rs35652124 (A?G) na região promotora do mesmo. Contudo, o impacto deste polimorfismo no cancro da mama não se encontra atualmente suficientemente explorado. Assim, pretendeu-se verificar em doentes do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) a presença do polimorfismo rs35652124 na região promotora do Nrf2, tendo este estudo laboratorial como objetivo identificar e otimizar o método mais adequado para distinguir os três genótipos do polimorfismo rs35652124 do Nrf2. Como objetivos específicos, o presente estudo pretendeu determinar os genótipos pelo método de Polymerase Chain Reaction (PCR) with Confronting Two-Pair Primers (PCR-CTPP) e pelo método de PCR with Restriction Fragment Length Polymorphism (PCR-RFLP), analisando os resultados de modo a escolher qual o melhor método a utilizar. A população do estudo consistiu em amostras de sangue periférico de 45 doentes do Departamento de Saúde da Mulher e da Criança, do CHCB, Covilhã – Portugal, que realizaram biópsia para despiste histopatológico de cancro da mama. Procedeu-se à extração de Ácido Desoxirribonucleico (ADN) a partir das amostras recolhidas. O método de PCR-CTPP foi executado para identificação do genótipo das amostras. No entanto, o método não pareceu ser fidedigno e como tal, por PCR convencional amplificamos a região de interesse que foi posteriormente enviada para a empresa STABVIDA® que efetuou a sua sequenciação. Após a sequenciação foram identificados os três genótipos do polimorfismo rs35652124 do Nrf2, nomeadamente: 23 casos AA (Wild Type (WT)), 19 casos heterozigóticos (AG) e 3 casos homozigóticos (GG). Depois de efetuada a genotipagem do polimorfismo rs35652124 nas amostras selecionadas, procedeu-se à identificação do método de PCR mais adequado, nomeadamente PCR-CTPP e PCR-RFLP. Através da análise dos resultados demonstrámos que, de entre os métodos aplicados, o mais fidedigno para a genotipagem das amostras foi o método de PCR-RFLP. Estudos prévios demonstram que SNPs do Nrf2 estão relacionados com o risco de vir a desenvolver cancro da mama e com o prognóstico da doença. Uma vez confirmado como estando associado o polimorfismo rs35652124 ao desenvolvimento e prognóstico do cancro da mama, a genotipagem do mesmo poderá definir o Nrf2 como biomarcador do prognóstico tumoral. O Capítulo 2 refere-se ao estágio curricular efetuado de 22 de Janeiro a 6 de Abril de 2018 na Farmácia Bem Saúde, em Bragança, com a supervisão da Dr.ª Eugénia Baptista. A realização deste estágio funcionou como elo de ligação entre o conhecimento teórico previamente adquirido e a sua aplicação prática. Pretende-se portanto, neste capítulo, descrever as atividades executadas ao longo deste período, enumerando as competências adquiridas durante o mesmo. O Capítulo 3 descreve o estágio realizado no Hospital Distrital de Bragança durante o período de 9 Abril a 1 de Junho de 2018 sob a supervisão da Dr.ª Ângela Aragão. O estágio teve como objetivo consolidar conhecimentos relativos à vertente Hospitalar da área das Ciências Farmacêuticas. Com este capítulo pretende-se relatar as atividades realizadas ao longo deste estágio que possibilitaram a integração de conhecimentos teóricos com a realidade profissional em contexto hospitalar.
- Fatores determinantes da prova de 100m no AtletismoPublication . Gameiro, Alexandre Gomes; Marinho, Daniel Almeida; Neiva, Henrique PereiraDe forma geral, tanto os treinadores como os investigadores procuram compreender todo o processo de treino. E como tal, existe uma tentativa de caracterizar o atleta e de associar certos comportamentos/componentes a ele, ou seja, metodologicamente descrever/explicar um determinado objeto de estudo. Portanto, este estudo tem como objetivo resumir e analisar os dados obtidos pela investigação relativamente aos fatores determinantes da prova de 100 metros do atletismo. Para tal, procedeu-se a uma pesquisa de artigos científicos recorrendo às bases de dados Web of Knowledge; pubmed, Sciencedirect, Scorpus e Ebsco, totalizando cerca de 426 documentos. Depois de retirar os duplicados e excluir os que não cumpriam os critérios de inclusão, a pesquisa resultou num total de 28 artigos, sendo 14 de variáveis biomecânicos, 4 de variáveis fisiológicas e os restantes 10 relacionados com aspetos do rendimento. Parecem existir bastantes limitações na metodologia de recolha dos fatores influenciadores do rendimento na prova de 100 m, dificultando as comparações entre os estudos e formulação de evidências claras. No entanto, com os resultados obtidos pudemos verificar que um velocista de 100m é habitualmente caracterizado por uma baixa capacidade de Vo2max e baixa tolerância ao lactato. Diferentes metodologias de recolha de dados são utilizados para a cinética e cinemática das fases das corridas, e por essa mesma razão a comparação entre artigos é pouco consistente. Existe controvérsia de qual é o membro inferior mais importante no rendimento da partida de blocos e limitações metodológicas na investigação da fase de aceleração. No entanto, parece existir o pressuposto de que o desempenho da prova de 100m está relacionado com uma frequência universalmente pouco variada entre atletas de classe mundial enquanto o comprimento determina assim o número de passos até 100m. Também é evidenciado que a tarefa de correr tem de ser realizada de forma coordenada, para evitar movimento desviantes. A utilização de o método combinado de subida e descida não altera o desempenho, bem como uma pré-tensão voluntária nos blocos de partida. A utilização de treino de pliometria evidencia tempos de contacto mais curtos. Tanto os testes de saltos como o teste de 1 repetição máxima de agachamento relaciona-se mais com os tempos iniciais da corrida de 100m (0-60m) enquanto que dos 60-100m, o índice de força reativa e tempos parciais de distâncias iniciais, assumem maior importância. O teste do RAST também pode ser um indicador de performance.
- Relatório de EstágioPublication . Martins, Bárbara Marina Pereira; Martins, Júlio Manuel CardosoO presente relatório de estágio pedagógico apresenta resumidamente as experiências vivenciadas ao longo do ano letivo 2017/2018, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e no Conservatório de Música da Covilhã. Ao longo do mesmo encontra-se uma contextualização e objetivos do Agrupamento, as várias dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as combater, bem como a perceção dos erros e a evolução na operacionalização desses mesmos. Houve também a colaboração com a direção de turma e com o desporto escolar (Badminton e Multiatividades ao Ar Livre). Paralelamente ao descrito anteriormente, foi realizado um trabalho de investigação, juntamente com as minhas colegas de estágio, tendo sido aplicado às duas turmas do 12º ano que nos foram atribuídas, onde visava comparar os valores obtidos no pré e pós teste do grupo de controlo e experimental, bem como a melhoria da força dos membros superiores e inferiores em ambos os grupos, através da implementação de um programa de treino de força ao longo de 8 semanas.
- Relatório de Estágio: CrossFundão, FundãoPublication . Mendonça, Francisco Carneiro da Rita Gouveia; Martins, Júlio Manuel Cardoso; Neiva, Henrique PereiraO presente trabalho aborda as atividades que integraram o estágio realizado para obtenção do Grau de Mestre em Mestrado em Ciências do Desporto – Exercício e Saúde, ao longo do ano letivo, como professor/treinador da modalidade de crossfit, no CrossFundão, e a iniciação à investigação tendo como objeto de estudo um programa de treino de força (método conjugado). A realização do estágio teve como intuito o aumento do conhecimento sobre a modalidade de crossfit numa aplicação prática em contexto real, procurando desenvolver as competências como treinador/professor da modalidade. Para isso, procedeu-se ao acompanhamento, lecionação e supervisão tanto das aulas como do bom funcionamento da entidade acolhedora, assim como a realização de uma formação (CrossTrainnig) e um workshop (Competição/Skill/Estratégia/Nutrição/Descanso). Desenvolveu-se, também, um trabalho com um jovem com Síndrome de X-Frágil e foi realizada uma aula para alunos de mestrado em Exercício e Saúde da UBI. Decorrente do processo de estágio, procurou-se desenvolver um estudo com o objetivo de verificar a influência da aplicação do método de treino conjugado na melhoria da força muscular. Para isso, aplicou-se um programa de treino da força respeitando este método proposto e utilizado no local de estágio, pelo período de 8 semanas com duas avaliações, uma antes e outra após o treino. As avaliações foram compostas por três testes de força máxima (1RM) nos exercícios de agachamento, peso morto e supino. O grupo foi composto por 8 indivíduos de ambos os sexos (média ± desvio padrão: 29.12 ± 6.79 anos de idade, 1.71 ± 0.11 m de altura; 23.97 ± 3.92 kg/m2 de índice de massa corporal), que voluntariamente participaram no estudo. Os resultados demonstraram que houve uma melhoria de 6.8% (p = 0.000) no supino, de 9.7% (p = 0.001) no agachamento e de 8.6% (p = 0.001) no peso morto, entre a primeira e a segunda avaliação. Pode-se assim sugerir, que um treino de força de 8 semanas com base no método conjugado The Westside, provoca alterações significativas na força máxima específica dos membros superiores e inferiores. Este trabalho de iniciação à investigação revelou-se fundamental para sustentar a prática que se revelou usual no local onde foi realizado o estágio, contribuindo para complementar a formação e atividades desenvolvidas, de encontro ao cumprimento do objetivo geral para este período de estágio.