Repository logo
 
Publication

Pedagogia do conceito

dc.contributor.advisorDomingues, José António Duarte
dc.contributor.advisorRosa, José Maria da Silva
dc.contributor.authorMateus, Graciete da Cruz
dc.date.accessioned2014-01-28T09:56:20Z
dc.date.available2014-01-28T09:56:20Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a importância da aprendizagem filosófica no ensino secundário sob a perspetiva da pedagogia do conceito. Foi realizado um diálogo permanente com o pensamento de Deleuze e de Guattari sobre a criação dos conceitos. Num primeiro momento, de âmbito teórico, suscitámos uma reflexão, familiarização e exploração centrada no contexto escolar e no termo conceito. Recorre-se ao trabalho do docente e do discente com o objetivo de esclarecer o que é a conceptualização e a sua importância no trabalho filosófico. Num segundo momento, de âmbito mais prático, pretendemos perspetivar a prática pedagógica do conceito em contexto de sala de aula. Apresentámos o texto clássico de filosofia no ensino secundário como sendo o processo de transposição didática do conhecimento filosófico como sendo o ponto de partida mais adequado para a conceptualização, para criação de conceitos e para a atividade do filosofar. No final expomos um texto que pretende deixar o caminho aberto a novas questões sobre a importância da formação filosófica na sociedade civil.por
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of philosophical learning in secondary education under the perspective of the concept of pedagogy. We conducted a dialogue with the thought of Deleuze and Guattari's about creating concepts. At first, the theoretical framework, we have raised a reflection, exploration and familiarization centered in the school context and the term concept. We use the work of teachers and students in order to clarify what is the conceptualization and its importance in the philosophical work. Secondly, a more practical context, we intend to put in perspective the pedagogical practice of the concept in the context of classroom. We have presented the classic text of philosophy in secondary education as the process of didactic transposition of philosophical knowledge as being the most appropriate starting point for the conceptualization to create concepts, and to the activity of philosophizing. In the end, we want to expose a text that intends to leave the way open to new questions about the importance of philosophical training in civil society.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1564
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectEnsino da filosofia - Ensino secundáriopor
dc.subjectEnsino da filosofia - Ensino secundário - Aspectos pedagógicospor
dc.subjectEnsino da filosofia - Ensino secundário - Aspectos didácticospor
dc.titlePedagogia do conceitopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório.pdf
Size:
416.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: