Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Retórica e argumentação no ensino da filosofia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Retorica_argumentacao_no_ensino_da_Filosofia.pdf803.54 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este trabalho foca a problemática das relações estreitas entre Retórica e Argumentação, Filosofia e Ensino. O seu centro de interesse está, sobretudo, no modo como se estabeleceram ao longo da história ocidental os entrelaçamentos e resiliências necessários à sua própria sobrevivência e o processo pelo qual nos chegaram até aos dias de hoje. Sublinhar a importância da Retórica e da Argumentação é relevante pois na complexidade do mundo contemporâneo a capacidade de discernir níveis de discussão, linhas de argumentação, e finalmente, de lhes opor novos argumentos, é condição essencial para uma cidadania participativa e informada. Retórica e Argumentação no ensino da Filosofia pretende explorar o potencial e benefícios do treino retórico – ainda que incipiente – junto dos estudantes do ensino secundário, a partir da abertura para estas matérias deixada pelos programas de filosofia em vigor. A ligação entre retórica e democracia (Fidalgo, 2008), retórica e ação responsável, retórica e cidadania, e retórica como arma contra a propaganda, mas também o populismo e a demagogia, é algo que pretendo explorar neste trabalho, enfatizando a sua relação com os programas de Filosofia do Ensino Secundário, e a utilidade que pode o treino na disciplina e nas suas técnicas ter para os mais jovens. Ainda que de modo demasiado teorético e confinado às aulas de Filosofia, a dimensão discursiva da Argumentação e da Retórica ocupa já, é verdade, os afazeres de docentes e alunos portugueses. Ampliar esse horizonte que é o da prática atual, exercitando o debate e a vontade de persuadir o auditório será uma das experiências possíveis junto do público do secundário.

Description

Keywords

Retórica Argumentação Ensino de filosofia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License