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Estado da arte dos sistemas de deteção automática de alterações da condição da superfície das aeronaves

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Aeronáuticapor
dc.contributor.advisorSaúde, José Manuel Mota Lourenço da
dc.contributor.authorNóbrega, Marco Leonardo Abreu
dc.date.accessioned2024-11-29T16:15:50Z
dc.date.available2024-11-29T16:15:50Z
dc.date.issued2024-02-19
dc.date.submitted2024-01-20
dc.description.abstractA busca por eficiência na manutenção aeronáutica tem como objetivo melhorar a segurança, reduzir custos operacionais e minimizar o tempo de inatividade das aeronaves. A indústria aeronáutica procura constantemente elevados padrões de segurança e operacionalidade de uma forma rentável e flexível, integrando tecnologias avançadas e métodos inovadores. O uso de drones para inspeção proporciona acesso a áreas de difícil acesso, proporcionando imagens de alta resolução em tempo real, o que reduz significativamente o tempo de inspeção, aumenta a eficiência e contribui para a deteção precoce de danos, garantindo a segurança contínua das aeronaves e dos profissionais envolvidos. Através da revisão do estado da arte da digitalização de imagem com o foco na deteção de alterações nas estruturas da aeronave C-130H, analisando minuciosamente as vantagens, desvantagens e limitações de cada etapa do processo, o que permitiu uma compreensão aprofundada das técnicas existentes, fornecendo informações cruciais para o desenvolvimento e aprimoramento da metodologia de deteção de alterações com recurso à digitalização de imagem. A deteção de alterações na superfície da aeronave desempenha um papel vital na manutenção da aeronave, identificando potenciais problemas estruturais, desgaste ou danos que afetam a segurança e o desempenho. Essas alterações podem variar em cor, forma, geometria, tamanho e textura, indicando corrosão, erosão ou danos estruturais. O processamento de imagens para essa deteção envolve etapas como o pré-processamento para melhorar a qualidade das imagens e a seleção de itens de análise, como pixels individuais ou áreas de interesse. A escolha de técnicas de deteção de alterações, como a comparação de imagens ou a utilização de mapas de diferenças, é crucial para identificar alterações entre as imagens de referência e as captadas durante a inspeção. Essas etapas combinadas formam um processo estruturado que possibilita a deteção eficiente de alterações na superfície da aeronave, facilitando uma manutenção preventiva mais precisa. A combinação de técnicas como centralização, segmentação e redimensionamento durante o pré-processamento de imagem oferece vantagens cruciais, suavizando e reduzindo a distorção e o ruído para uma análise mais detalhada. Foi possível concluir que relativamente às técnicas de deteção de alterações, a utilização de métodos como a diferença de pixéis por subtração ou divisão, a sobreposição e diferença entre partes segmentadas se destacam pela sua capacidade de identificar alterações subtis e significativas entre imagens, destacando áreas críticas onde estas alterações possam ter ocorrido.por
dc.description.abstractThe search for efficiency in aeronautical maintenance aims to improve safety, reduce operating costs and minimize aircraft downtime. The aeronautical industry is constantly striving for high standards of safety and operability in a cost-effective and flexible manner by integrating advanced technologies and innovative methods. The use of drones for inspection provides access to hard-to-reach areas, providing high-resolution images in real time, which significantly reduces inspection time, increases efficiency and contributes to the early detection of damage, ensuring the continuous safety of aircraft and the professionals involved. Through the review of the state of the art of image scanning with a focus on detecting changes in the structures of the C-130H aircraft, thoroughly analyzing the advantages, disadvantages and limitations of each step of the process, which allowed an in-depth understanding of the existing techniques, providing crucial information for the development and improvement of the methodology for detecting changes using image scanning. Detecting changes to the aircraft surface plays a vital role in aircraft maintenance by identifying potential structural issues, wear or damage that affect safety and performance. These changes can vary in color, shape, geometry, size, and texture, indicating corrosion, erosion, or structural damage. Image processing for this detection involves steps such as pre-processing to improve the quality of the images and the selection of analysis items, such as individual pixels or areas of interest. The choice of change detection techniques, such as comparing images or using difference maps, is crucial for identifying changes between the reference images and those captured during the inspection. These combined steps form a structured process that enables efficient detection of changes to the aircraft surface, facilitating more accurate preventive maintenance. The combination of techniques such as centering, segmentation, and resizing during image preprocessing offers crucial advantages, smoothing and reducing distortion and noise for more detailed analysis. It was possible to conclude that regarding the alteration detection techniques, the use of methods such as the difference of pixels by subtraction or division, the overlap and the difference between segmented parts stand out for their ability to identify subtle and significant changes between images, highlighting critical areas where these changes may have occurred.eng
dc.identifier.tid203737253
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14843
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAlteração da Superfíciepor
dc.subjectDronepor
dc.subjectProcessamento de Imagem.por
dc.titleEstado da arte dos sistemas de deteção automática de alterações da condição da superfície das aeronavespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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