Repository logo
 
Publication

O papel de aplicações interativas e de gaming na formação profissional e na facilitação da comunicação interna numa empresa de retalho de moda

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
dc.contributor.advisorGonçalves, Gisela Marques Pereira
dc.contributor.authorVenda, Inês Gomes da
dc.date.accessioned2025-10-30T15:46:36Z
dc.date.available2025-10-30T15:46:36Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.date.submitted2024-11-20
dc.description.abstractEste estudo investiga a implementação da gamificação na formação profissional dos colaboradores de uma empresa de retalho de moda internacional, a Springfield, utilizando a sua aplicação Be!Player como ferramenta de análise. O principal objetivo é compreender qual o impacto da gamificação na comunicação interna e, em seguida, o sucesso deste método em relação à aprendizagem, segundo a perspetiva dos colaboradores. No desenvolvimento do estudo foi realizada uma revisão de literatura sobre a conjuntura de comunicação interna empresarial e sobre os contextos de gamificação. O método de pesquisa consistiu exclusivamente na aplicação de um questionário, que incluía perguntas de sim ou não, questões com escala de Likert e perguntas de resposta aberta. Este questionário teve como objetivo explorar perceções sobre a relevância e utilidade da formação gamificada, bem como identificar fatores que possam influenciar a adoção desta estratégia. Adicionalmente, foi analisado o papel da aplicação na disseminação dos valores corporativos e no fortalecimento da coesão interna. A gamificação tem sido frequentemente empregue em contextos laborais, especialmente na esfera da formação de adultos, onde o interesse tem vindo a crescer. No entanto, a experiência com este tipo de formação ainda é limitada e, por isso, são poucos os estudos que abordam o uso da gamificação neste contexto. Os resultados obtidos demonstram que a gamificação é percebida como uma estratégia inteligente e útil para promover o envolvimento e a motivação dos colaboradores, pois concede aprendizagens dinâmicas e interativas. Além disso, a aplicação Be!Player demonstrou potencial para melhorar a comunicação interna da empresa, ao facilitar a troca de informações e o alinhamento entre os funcionários e a empresa. Contudo, foram identificados desafios relacionados à acessibilidade, assim como apor
dc.description.abstractThis study investigates the implementation of gamification in the professional training of employees at Springfield, an international fashion retail company, using its app Be!Player as an analytical tool. The main objective is to understand the impact of gamification on internal communication and, subsequently, the success of this method in fostering learning, from the perspective of the employees. To develop the study, a literature review was conducted on the state of internal corporate communication and the contexts of gamification. The research method relied exclusively on the application of a questionnaire, which included yes-or-no questions, Likert scale items, and open-ended questions. The purpose of this questionnaire was to explore perceptions regarding the relevance and usefulness of gamified training, as well as to identify factors that could influence the adoption of this strategy. Additionally, the role of the app in disseminating corporate values and strengthening internal cohesion was analyzed. Gamification has often been employed in workplace contexts, particularly in adult training, where interest in its use has been growing. However, experience with this type of training remains limited, and therefore, few studies address the use of gamification in this context. The results indicate that gamification is perceived as an intelligent and effective strategy for promoting employee engagement and motivation, as it provides dynamic and interactive learning experiences. Furthermore, the Be!Player app showed potential for improving the company’s internal communication by facilitating information exchange and alignment between employees and the organization. Nevertheless, challenges related to accessibility were identified, along with the need for continuous evaluation of the app to maximize its benefitseng
dc.identifier.tid204026970
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19069
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectComunicação Internapor
dc.subjectCultura Organizacionalpor
dc.subjectFormação Profissionalpor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectTecnologias Educacionaispor
dc.titleO papel de aplicações interativas e de gaming na formação profissional e na facilitação da comunicação interna numa empresa de retalho de modapor
dc.title.alternativeEstudo de Caso: Be!Player e Springfieldpor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
10953_26469.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format