| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.24 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
A pesquisa teve como objectivo investigar a influência da consciência fonológica,
lexical e sintáctica, sobre o desenvolvimento da competência leitora. Esperávamos que
as crianças com níveis académicos mais elevados apresentassem desempenho superior
na competência da leitura. Participaram da pesquisa, no 1º CEB 19 alunos do 1º ano e 8
do 4º; no 2º CEB participaram 23 alunos do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto”.
Os instrumentos utilizados foram aplicados no final do ano escolar. Estes instrumentos
de avaliação visavam avaliar a velocidade de leitura por palavras isoladas (2º ano) e em
leitura silenciosa de texto (4º e 6º anos), avaliar a compreensão leitora (4º e 6º anos). A
análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre a competência de
leitura e o desempenho académico final dos alunos no 1º e 4º anos e mostrou
correlações positivas no 6º ano entre competência de leitura e os níveis da disciplina de
Língua Portuguesa. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o
desenvolvimento da leitura nos anos escolares iniciais.
Description
Keywords
Compreensão leitora Dislexia
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade da Beira Interior
