Publication
Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso
| dc.contributor.advisor | Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida | |
| dc.contributor.author | Santos, Maria Marta Tomaz Alves Cruz | |
| dc.date.accessioned | 2014-07-25T16:08:11Z | |
| dc.date.available | 2014-07-25T16:08:11Z | |
| dc.date.issued | 2008 | |
| dc.description.abstract | A pesquisa teve como objectivo investigar a influência da consciência fonológica, lexical e sintáctica, sobre o desenvolvimento da competência leitora. Esperávamos que as crianças com níveis académicos mais elevados apresentassem desempenho superior na competência da leitura. Participaram da pesquisa, no 1º CEB 19 alunos do 1º ano e 8 do 4º; no 2º CEB participaram 23 alunos do Agrupamento de Escolas “Terras do Xisto”. Os instrumentos utilizados foram aplicados no final do ano escolar. Estes instrumentos de avaliação visavam avaliar a velocidade de leitura por palavras isoladas (2º ano) e em leitura silenciosa de texto (4º e 6º anos), avaliar a compreensão leitora (4º e 6º anos). A análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre a competência de leitura e o desempenho académico final dos alunos no 1º e 4º anos e mostrou correlações positivas no 6º ano entre competência de leitura e os níveis da disciplina de Língua Portuguesa. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o desenvolvimento da leitura nos anos escolares iniciais. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2117 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Compreensão leitora | por |
| dc.subject | Dislexia | por |
| dc.title | Literacia e leitura, a proficiência da leitura como factor de sucesso | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
