Repository logo
 
Publication

Paradigma educativo: a metodologia projetual

dc.contributor.advisorCaiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
dc.contributor.advisorTrigueiros, João Paulo Forjaz Pacheco
dc.contributor.authorPignatelli, Francesco
dc.date.accessioned2013-10-29T17:07:49Z
dc.date.available2013-10-29T17:07:49Z
dc.date.issued2012-06
dc.description.abstractElaborado no âmbito do Mestrado de Ensino em Artes Visuais no 3º Ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório relata a experiencia de estágio e investiga um paradigma pedagógico, umas das temáticas fundamentais do ensino das Artes Visuais: a Metodologia Projetual. A principal referência de apoio para a sua elaboração é a Prática de Ensino Supervisionada (PES) decorrida no ano letivo de 2011/2012, na Escola Secundária/3 Quinta das Palmeiras (ESQP) da Covilhã. O professor estagiário, Francesco Pignatelli, autor deste relatório, lecionou 56 aulas na disciplina opcional da componente de Educação Artística: Arte e Design (AD). A partir dessa experiencia, das planificações das aulas, das observações e reflexões constantemente elaboradas, produziu-se a presente investigação. Nas aulas de AD abordaram-se principalmente temáticas relacionadas à Arte e ao Design, nas suas diferentes formas e aspetos. Em específico, foram desenvolvidos Unidades de Trabalho (UT) com temas de estética, estrutura, forma, arte contemporânea, Eco-Design e Poesia Visual. O principal desafio da PES foi a definição de problemas por parte do professor estagiário, e sucessiva procura, por parte dos alunos, de estratégias projetuais para a resolução dos mesmos. Dessa forma o objetivo foi procurar que os alunos desenvolvessem competências na área projeto, em geral. A metodologia e o percurso adotado para a elaboração do relatório foi a planificação detalhada das aulas, a observação direta, a definição de um tema, a pesquisa bibliográfica, a elaboração de investigação e sucessiva fase de composição de todos os elementos. O relatório divide-se em três capítulos: no Capítulo I, faz-se um enquadramento geral da prática de estágio, uma caracterização geral da universidade, da escola, do grupo de estágio, do Mestrado, da disciplina lecionada e da turma; O Capítulo II, coração deste relatório, enquadra teoricamente e conceptualmente a pedagogia e a didática à base da PES, principalmente expondo a investigação desenvolvida, em todo os seus aspetos, apresentando resultados e reflexões; O Capítulo III expõe a prática de ensino e as atividades desenvolvidas, os resultados obtidos, uma reflexão crítica e apresenta eventuais propostas de melhoria. Por fim os apêndices e anexos contêm fichas de trabalhos, documentos orientadores da escola, material didático pedagógico, e outros documentos relevantes elaborados pelo autor deste relatório, em formato digital.por
dc.description.abstractIn this thesis investigate an educational paradigm in teaching the Visual Arts, known as “the Project Methodology”. This investigation is based on a Supervised Teaching Practice (PES) which was done in the Escola 3/Quinta das Palmeiras (ESQP) in Covilhã, during the academic year 2011/2012. This program is based on studies during the teaching experiences by the trainee teacher, Francesco Pignatelli, during a teaching of 56 sessions of the optional lesson components in Art Education, namely “Art and Design (AD)”. The result is provided in terms of the initial lesson plans, the observations and reflections developed during the program. Different issues of Art and design was developed during these lessons from various perspectives such as in specific Work Units (WU), with themes of aesthetics, structure, contemporary art, eco-design and visual poetry. The main methodology of the PES in this project is defining some problems by the teacher, in the related issues of AD. Subsequently, solving those problems by demanding the students to use different strategies was the main goal herein, in order to develop their general skills in design. The method adopted for the report, was the detailed planning of lessons, the direct observation, the definition of a topic, the literature search, the investigation and the development of successive phase composition of all elements. The report is divided into three chapters: in Chapter I is a general framework for the practice stage, a characterization of the school, university, group stage, discipline and class; The second chapter, heart of this report, framed theoretically and conceptually pedagogy and of the discipline taught, and especially exposes its investigation; The third chapter explains the practice of teaching and the activities developed, the results obtained, and present proposals for improvement. Finally, the attachment contains school guide documents, teaching materials, and other relevant documents elaborated for the trainee teacher, in digital format.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1457
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectArtes visuais - Prática de ensino supervisionadapor
dc.subjectArtes visuais - Estágio pedagógicopor
dc.subjectArtes visuais - Metodologia projectualpor
dc.subjectArtes visuais - Aspectos didácticospor
dc.titleParadigma educativo: a metodologia projetualpor
dc.title.alternativePrática de ensino supervisionada, arte e design 8º ano
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 32
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio Estagio Francesco Pignatelli M4357.pdf
Size:
8.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Tese
No Thumbnail Available
Name:
Lista Anexos.pdf
Size:
78.22 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Lista de anexos
No Thumbnail Available
Name:
Anexo I - Programa Educação Visual e Tecnológica Volume I.pdf
Size:
265.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 1
No Thumbnail Available
Name:
Anexo II - Programa Educação Visual e Tecnológica Volume II.pdf
Size:
123.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 2
No Thumbnail Available
Name:
Anexo III - Decreto-Lei 43-2007 22.02.207.pdf
Size:
413.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Anexo 3
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: