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Abstract(s)
O contexto de adaptação ao ensino superior tem vindo a ser alvo de várias investigações onde se tem procurado identificar os fatores que contribuem para uma adaptação bem sucedida a esta nova realidade complexa e multidimensional.
A par do interesse pelo estudo desta temática, a valorização crescente do envolvimento extra curricular, como complemento da formação académica para desenvolvimento de competências, abriu caminho para outras investigações.
Com este estudo pretendemos avaliar o grau de adaptação de um grupo de estudantes finalistas de Medicina ao contexto universitário, procurando também verificar se o envolvimento em atividades extra curriculares influencia o seu rendimento académico.
Participaram neste estudo 78 alunos do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FCS/ UBI. A esta amostra, constituída maioritariamente por elementos do sexo feminino, foi aplicado o Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r), tendo sido também inquiridos sobre o seu envolvimento extra curricular e os resultados académicos obtidos até ao momento.
Os resultados obtidos não revelaram diferenças ao nível da adaptação ao contexto universitário da população em estudo, no que diz respeito ao género, à frequência de atividades extracurriculares e ao tempo semanal dedicado a essas atividades.
Description
Keywords
Actividades extra curriculares Ensino superior
