Publication
Prática de ensino supervisionada : educação visual e tecnológica no 2º ciclo do Ensino Básico, 5º ano : Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo
dc.contributor.author | Alves, João Paulo Teles | |
dc.date.accessioned | 2014-01-28T11:17:54Z | |
dc.date.available | 2014-01-28T11:17:54Z | |
dc.date.issued | 2012-10 | |
dc.description.abstract | A Prática de Ensino Supervisionada em Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico é parte integrante do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica (EVT) no Ensino Básico, e decorreu, no ano letivo de 2011/2012, na Escola 2/3 de Tortosendo. Este estágio teve a supervisão do Doutor Helder Correia e da Professora Cooperante Cristina Rato, que assistiram às aulas lecionadas pelos professores estagiários, assim como supervisionaram algumas atividades curriculares e não curriculares incluídas no Plano Anual das Atividades programado para o referido ano letivo. A planificação das aulas teve por base o programa da disciplina de EVT para o 2º Ciclo do Ensino Básico, e o Plano Anual de Atividades, que incluía atividades como o Halloween, atividades de Natal, o Carnaval, a realização de um Peddy Paper, e as atividades encerramento de ano letivo. Nas aulas de Educação Visual e Tecnológica as unidades de trabalho abordadas foram: Método de Resolução de Problemas; Geometria; Estudo da Cor; A medida; Halloween; Carnaval. O relatório apresentado é composto por uma estrutura que inclui a introdução, três capítulos, a conclusão, a bibliografia e os anexos. No primeiro capítulo faz-se o enquadramento do trabalho realizado, justificando as aprendizagens didáticas e pedagógicas ao nível do 2º Ciclo do Ensino Básico, e da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. O segundo capítulo consiste na caraterização da escola e da comunidade educativa onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. O terceiro capítulo é dedicado à descrição das atividades desenvolvidas no estágio pedagógico, incluindo as aulas lecionadas, as aulas assistidas, a observação de aulas e outras atividades extracurriculares desenvolvidas. No quarto capítulo apresenta-se a conclusão de todo o trabalho desenvolvido, assim como uma reflexão crítica e a sugestação de eventuais propostas de melhoria por parte do autor do relatório estágio pedagógico. Perspetivou-se uma formação dos curricula com uma componente educativa edificante e com a aplicação de práticas pedagógicas e didáticas múltiplas, contribuindo assim para um ensino mais abrangente e unificador do ser humano. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/1570 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
dc.subject | Educação visual e tecnológica - Ensino básico | por |
dc.subject | Educação visual e tecnológica - Prática pedagógica | por |
dc.subject | Educação visual e tecnológica - Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação visual e tecnológica - Actividades desenvolvidas | por |
dc.title | Prática de ensino supervisionada : educação visual e tecnológica no 2º ciclo do Ensino Básico, 5º ano : Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Tortosendo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: