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ANEPC e atores políticos na gestão de crise: As cheias em dezembro de 2022

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas
dc.contributor.advisorGonçalves, Gisela Marques Pereira
dc.contributor.authorCarrapiço, Mariana Marchão
dc.date.accessioned2025-10-30T15:46:38Z
dc.date.available2025-10-30T15:46:38Z
dc.date.issued2025-03-18
dc.date.submitted2025-01-31
dc.description.abstractEm dezembro de 2022, todo Portugal continental foi abalado por episódios de precipitação, sendo a região de Lisboa a mais afetada, resultando em grandes prejuízos económicos, ambientais e sociais. Diante essa situação, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e atores políticos, como o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o então Primeiro-Ministro, António Costa, desempenharam papéis fundamentais na comunicação com a população. O objetivo desta investigação é perceber se as estratégias de comunicação adotadas pela ANEPC e por atores políticos durante as cheias de dezembro 2022 foram uniformes e consistentes com os princípios guia da comunicação de crise e risco. Essas comunicações foram analisadas à luz do modelo Comunicação de Crise no Setor Público de Olsson (2014). Foi possível evidenciar que enquanto a ANEPC priorizou mensagens técnicas e orientadas para a resiliência da população, os atores políticos enfatizaram discursos políticos e de gestão da sua própria reputação.por
dc.description.abstractIn December 2022, mainland Portugal was heavily affected by episodes of intense rainfall, with the Lisbon region being the most impacted, resulting in significant economic, environmental, and social damage. In response to this situation, the National Authority for Emergency and Civil Protection (ANEPC) and political figures, such as President Marcelo Rebelo de Sousa and then-Prime Minister, António Costa, played crucial roles in communicating with the population. The aim of this investigation is to determine whether the communication strategies adopted by the ANEPC and political figures during the December 2022 floods were uniform and consistent with the guiding principles of crisis and risk communication. These communications were analysed through the lens of Olsson’s (2014) Crisis Communication in Public Organizations Model. The findings revealed that while the ANEPC prioritized technical and resilience-oriented messages, political actors emphasized political discourse and reputation management strategies.eng
dc.identifier.tid204027004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19072
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAnepcpor
dc.subjectAtores Políticospor
dc.subjectCheiaspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCrisepor
dc.titleANEPC e atores políticos na gestão de crise: As cheias em dezembro de 2022por
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

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