Repository logo
 
Publication

Evolução do conhecimento da estrutura atómica

dc.contributor.advisorCiríaco, Maria de Lurdes Franco
dc.contributor.authorSilva, António Jorge Cabeças Tenda da
dc.date.accessioned2015-04-07T11:16:49Z
dc.date.available2015-04-07T11:16:49Z
dc.date.issued2013-06
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste relatório final de estágio pedagógico representa uma análise de toda a prática pedagógica desenvolvida em contexto escolar, durante todo o ano letivo, e uma revisão bibliográfica sobre um tema abordado numa aula supervisionada. É composto por uma introdução, pelo capítulo 1, referente à revisão bibliográfica, capítulo 2, atividades desenvolvidas e finaliza com as conclusões e anexos. Para a realização do capítulo 1, foi consultada diversa bibliografia de modo a recolher a necessária informação para o desenvolvimento da parte científica deste relatório. O capítulo 1 desenvolve dois subtemas lecionados no 10º ano de escolaridade, Espetros, Radiação e Energia, Átomo de Hidrogénio e Estrutura Atómica. Estes subtemas estão inserido na Unidade 1 “Das estrelas ao átomo” do programa de Física e Química A, do 10º ano, componente de Química. Apresenta uma introdução, descreve a evolução histórica dos modelos atómicos, os conteúdos teóricos e experimentais relativos aos espetros, radiação e energia, a importância do modelo de Bohr e suas limitações que levaram ao modelo quântico. O capítulo 2 apresenta uma breve introdução às atividades letivas, a caraterização da escola, Agrupamento de Escolas do Fundão, fazendo referência à sua origem, localização, oferta educativa e população escolar. Refere e caracteriza as turmas onde decorreram as práticas de ensino supervisionado. Indica as aulas lecionadas desenvolvendo mais detalhadamente duas dessas aulas. Faz ainda alusão a algumas das atividades de complemento curricular desenvolvidas pelos núcleos de estágio. Nas conclusões finais salienta-se os aspetos mais relevantes de todo o trabalho.por
dc.description.abstractThis report attempts to summarize an analysis of the pedagogical practice developed in a school context during the last school year giving a literature review about the topic taught in a supervised lesson. The report is divided in several parts. Chapter one concerns the Literature review, chapter two refers the activities developed throughout the lessons, followed by the conclusion and annexes. For the writing of the first chapter we have studied the scientific literature in order to gather the basic information concerning the scientific area of our report. In chapter one, we developed two subtopics taught in the 10th grade (High School), Spectra, Radiation and Energy, Hydrogen Atom and Atomic Structure. These subtopics are set in the first Unit mainly concerning Chemistry of the course book “Das estrelas ao átomo” (From stars getting to the atom) of Chemistry and Physics school subject Level A of the 10th grade. The introduction describes the historical evolution of atomic models, the theoretical and experimental assumptions, radiation and energy and finally the importance and limitations of the Bohr Theory that led us to the quantum mechanical model. Chapter two gives a short introduction to the teaching activities, the school’s characterization, and the characterization of the schools group of Fundão referring their origins, localization, learning courses available and the school population. There is also a description of classes where the teaching practice took place and the lessons with more detailed observations made concerning two particular lessons. At last we refer to extracurricular activities developed by the teaching practice groups. Our conclusion aims the most relevant aspects of our whole study and teaching practice.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3197
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstrutura atómicapor
dc.subjectModelo de Bolirpor
dc.subjectRadiaçõespor
dc.subjectEspetrospor
dc.titleEvolução do conhecimento da estrutura atómicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final António Silva M4713.pdf
Size:
4.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: