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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo teve como objectivo aferir em que medida a prática regular de um
programa de Dança em contexto de Desporto Escolar promovia melhorias significativas na
Aptidão Física de alunos do 2.º e 3.º Ciclos de Ensino Básico.
A amostra foi constituída por um total de 62 alunos que foram posteriormente
divididos em dois grupos: um grupo de controlo composto por 31 alunos que apenas
realizaram as aulas normais de Educação Física (GC - 11,94±0,250 anos); e um grupo
experimental, também composto por 31 alunos, que fizeram parte programa de
Dança/ARE (GE - 11,90±0,700 anos) do Desporto Escolar da Escola Básica 2,3 André de Resende.
A avaliação criterial da Aptidão Física foi realizada através do teste de impulsão
vertical e da bateria de testes do FITNESSGRAM® nas seguintes provas: teste da milha, teste dos abdominais, teste da extensão dos membros superiores e teste “senta e alcança”.
Os resultados finais puderam evidenciar que um programa de treino de Dança com
uma duração de 10 semanas permite melhorias na aptidão física dos seus praticantes, já
que em todas as capacidades motoras avaliadas perceberam-se incrementos significativos
em todas as variáveis mensuradas. Quando comparados os grupos, os resultados de maior
relevo foram observados na força média abdominal (GC - 35,71±3,085; GE -
49,10±2,741), na impulsão vertical (GC - 19,90±6,31; GE - 24,77±5,35) e na força do trem superior (GC - 9,26±1,093; GE - 18,52±1,664), pois foram nestas capacidades motoras que se encontraram diferenças estatisticamente significativas.
Description
Keywords
Aptidão física Actividade física
