Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
13.01 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Um mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve.
O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos.
O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação.
Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos.
Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação.
A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária.
Description
Keywords
Fisica - Ensino Secundário Química - Ensino Secundário Física e Química - Ensino Secundário - Relação professor-aluno Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagem Química - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédia