Publication
Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa | |
dc.contributor.author | Gil, Maria da Conceição Lopes Jorge | |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T14:42:39Z | |
dc.date.available | 2015-11-24T14:42:39Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Um mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos. O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação. Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos. Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação. A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3919 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Fisica - Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Química - Ensino Secundário | pt_PT |
dc.subject | Física e Química - Ensino Secundário - Relação professor-aluno | pt_PT |
dc.subject | Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Química - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédia | pt_PT |
dc.title | Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |