Repository logo
 
Publication

Estratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Químicapt_PT
dc.contributor.advisorIsmael, Maria Isabel Guerreiro da Costa
dc.contributor.authorGil, Maria da Conceição Lopes Jorge
dc.date.accessioned2015-11-24T14:42:39Z
dc.date.available2015-11-24T14:42:39Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractUm mundo em mudança pressupõe, obrigatoriamente, uma nova abordagem da educação, na qual as novas tecnologias da informação e da comunicação, promovem novas formas de pensar, de aprender e de ensinar. A escola do século XXI não pode ficar indiferente ao mundo que a rodeia, devendo garantir uma educação relevante e com qualidade para todos os alunos. Para tal tem imperiosamente, que se adaptar às necessidades das sociedades que serve. O desenvolvimento das tecnologias multimédia veio, indubitavelmente, facilitar e melhorar a comunicação na sociedade actual, nomeadamente, entre o professor e os seus alunos. O presente trabalho centra-se no estudo das práticas lectivas - por serem aquelas que estão mais directamente relacionadas com os alunos -, nos recursos e estratégias que os professores utilizam nas salas de aula, os quais são fundamentais, na compreensão dos conhecimentos e sua aplicação. Dos vários recursos existentes explora-se a Escola Virtual da Porto Editora, o Manual Multimédia (11F e 11Q) da Texto Editora e Simuladores existentes em vários portais, com ligação à internet. Analisam-se alguns conteúdos contemplados nos programas, do ensino secundário, comparando a sua exploração nos recursos referidos. Este estudo permite tirar conclusões positivas, relativamente, à introdução das novas tecnologias da informação e da comunicação, no processo de ensino / aprendizagem, em particular na disciplina de Física e Química A. Para o sucesso do aluno, é importante o recurso às novas tecnologias da informação e da comunicação. No entanto, é fundamental manter alguns “padrões clássicos” de educação. A construção da sociedade do conhecimento exige uma mudança de mentalidade da comunidade educativa, mas, fundamentalmente, uma mobilização de todos, no sentido de dotar as escolas e os seus agentes das condições indispensáveis para um novo modelo de desenvolvimento de uma sociedade moderna e solidária.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3919
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFisica - Ensino Secundáriopt_PT
dc.subjectQuímica - Ensino Secundáriopt_PT
dc.subjectFísica e Química - Ensino Secundário - Relação professor-alunopt_PT
dc.subjectNovas Tecnologias da Informação e Comunicação - Ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectQuímica - Ensino-aprendizagem - Recursos multimédiapt_PT
dc.titleEstratégias para o sucesso na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundáriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
tesefinalpdf - Cópia.pdf
Size:
13.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: